domingo, 25 de agosto de 2013

Ba confirma favoritismo e conquista "Batalha dos Gigantes" pela 16ª vez em sua história!

  Por João Victor Gonçalves

  O ano de 2013 dificilmente será esquecido pelos torcedores do Ba. Confirmando seu favoritismo, o clube alvinegro conquistou a 35ª Edição da "Battle of Giants"  ao vencer o Lautoka numa emocionante final disputada no último domingo, no Govind Park, em Ba.


O bom time do Ba (foto) conquistou em 2013 o 16º título da Batalha dos Gigantes, confirmando sua hegemonia no futebol fijiano

  O caminho das duas equipes para chegar à grande decisão foi semelhante, sendo encontradas muitas dificuldades na fase semifinal. No primeiro duelo da última sexta-feira, o anfitrião Ba recebeu o Labasa na abertura da noite futebolística no Govind Park. Buscando repetir a façanha de 2002, quando conquistou a BOG, os “Babasiga Lions” estavam dispostos a impedir o 16º título dos “Homens de Preto” e demonstraram isso durante os 90 minutos.



Na 1ª Fase, o embalado Labasa bateu o Rewa por 2-0. Confira os melhores momentos acima

  Porém, prevaleceu a melhor qualidade técnica dos comandados de Yogendra Dutt: mostrando sua eficiência, o ataque do Ba chegou à vitória graças ao tento solitário de Tuimasi Manuca, aos 29 minutos da etapa complementar. Porém, os méritos do triunfo não devem ser restritos ao artilheiro da noite: numa atuação segura, o arqueiro Jone Ralulu evitou que as ofensivas alvirrubras fossem convertidas em gols, sendo o grande destaque da equipe anfitriã na jornada.



Assista aos melhores momentos do triunfo do Ba sobre o Nadroga ainda na 1ª Fase

  No outro duelo semifinal, o público que compareceu ao Govind Park foi premiado com uma das partidas mais emocionantes da temporada do futebol fijiano. Frente a frente, Lautoka e Nadroga faziam um duelo de “azarões”: enquanto os “Blues” desbancaram o bom time do Rewa na Fase de Grupos, os “Cavalos Aurinegros” de Sigatoka conseguiram uma surpreendente classificação no Grupo A, eliminando os favoritos Suva e Nadi.



Na primeira fase da BOG 2013, o Lautoka acabou batido pelo Rewa, que posteriormente seria eliminado do certame

  Porém, o valente Nadroga acabou surpreendido logo no início da partida: aos 4 minutos, Dave Radrigai abriu o placar para os “Blues”. Disposto a administrar a vantagem, o Lautoka mostrou uma postura ofensiva, atraindo os “aurinegros” para seu campo defensivo. Como castigo para o quadro de Sigatoka chegou ao empate aos 25 minutos da etapa complementar, com John Rounds. A igualdade prevaleceu até o término do tempo regulamentar, e nem os 30 minutos de prorrogação foram suficientes para que uma das equipes balançasse as redes, com a vaga na Final sendo decidida nas grandes penalidades.


Os "Baby Blues" (foto) tentavam trazer pela segunda vez na história o título da Batalha dos Gigantes para Lautoka

  Na disputa de tiros da marca de cal, os “Baby Blues” tiveram melhor sorte: 5-4 e o Lautoka garantiu-se na decisão da Batalha dos Gigantes pela sétima vez na história, com Krishneel Dutt convertendo a penalidade decisiva. Com isso, estava decidida a decisão que colocaria frente a frente o Ba, que queria quebrar um jejum de cinco anos sem levantar um título no gramado do Govind Park, e o Lautoka, que desejava voltar a ser campeão (o último título dos “Blues” foi a Liga Nacional de 2009).


Osea Vakatalesau (foto) foi o grande nome do Ba na conquista da Batalha dos Gigantes

  Com as arquibancadas do Govind Park lotadas, o Ba viu o fantasma de mais um vice-campeonato em seu território, a exemplo do que ocorreu nas últimas decisões do Interdistrital e da Vodafone Fiji FACT, quando, logo aos 12 minutos, Alvin Avinesh acertou um belo chute de fora da área e abriu o placar para os visitantes. Porém, no último minuto da etapa inicial, Roneel Kumar recebeu um passe açucarado de Osea Vakatalesau e tirou a bola do alcance do arqueiro Jone Sorolo com um toque sutil, igualando a contagem.



Assista aos melhores momentos do triunfo que garantiu ao Ba o 16º título da "Batalha dos Gigantes"

  Na segunda etapa, o Ba demonstrou toda sua superioridade e chegou à vitória sem maiores sobressaltos, para alegria de sua fanática torcida. Logo aos 10 minutos, Avinesh Swamy virou a partida para os “Homens de Preto”; aos 36, como prêmio por sua belíssima atuação, Osea Vakatalesau fez o terceiro tento dos anfitriões, determinando o placar final que garantiu ao Ba o 16º título da Batalha dos Gigantes.


Jogadores, torcedores e dirigentes do Ba (foto) comemoram a conquista da BOG 2013 com o troféu e o cheque de premiação do certame


  Após a partida, o treinador Yogendra Dutt comentou a alegria de seus comandados em celebrar o título da BOG 2013 em casa: “Este é um momento muito especial para a cidade de Ba. A última vez que ganhamos um título aqui foi há cinco anos. Os jogadores mereciam esta vitória. Quero agradecer a todos aqueles que estavam nos apoiando”. Com isso, os “Homens de Preto” conquistam seu segundo título no ano (já haviam faturado a Liga Nacional). Na outra competição da temporada, o Nadi ficou com a FA Cup Tournament (FACT) ao derrotar o Ba na grande decisão por 3-1.

  Fonte das Imagens: OFC e Fiji FA

Nenhum comentário:

Postar um comentário