sábado, 10 de agosto de 2013

Visando aperfeiçoamento do futebol de base em seu país, treinadores taitianos vão à França

  Por João Victor Gonçalves

  Após a participação do Taiti na Copa das Confederações, o futebol mundial passou a olhar de maneira mais atenta aos jogadores e profissionais envolvidos com a modalidade no pequeno país insular. Prova disso é o estabelecimento de intercâmbios com entidades internacionais que visam aperfeiçoar a prática futebolística na Polinésia.


A participação do Taiti na Copa das Confederações (foto) fez com que o futebol do arquipélago fosse visto com "outros olhos" no cenário mundial. Foto: Globo Esporte.com

  Um bom exemplo é o convênio estabelecido entre o Tefana, vice-campeão da OFC Champions League em 2011/12, e o Saint-Etienne, maior vencedor do futebol francês com 10 títulos da Liga Nacional, seis da Copa da França e dois vice-campeonatos da Copa dos Campeões da Europa.


Laurent Heinis, treinador do Tefana (azul), posa para foto ao lado de Gerald Hernandez (esquerda) e Roland Romeyer (direita), diretores do Saint-Etienne. Foto: OFC

  Entre 12 e 25 de Agosto, Laurent Heinis, ex-goleiro da seleção taitiana e, atualmente, treinador da equipe profissional do Tefana, e Tetiamana Marmouyet, treinador da equipe Sub-17 de "Les Jaunes", estarão em Saint-Etienne para a realização de debates e sessões de treinamento com treinadores de "Les Verts", num processo de aprendizagem que será proveitoso para a formação de futuros talentos em solo taitiano.


O time do AS Tefana (foto) fez história ao conquistar o vice-campeonato da OFC Champions League em 2012

  Segundo Heinis, os debates com os profissionais franceses a respeito da formação de atletas estarão nas pautas diárias da comitiva taitiana. Além disso, o ex-arqueiro dos "To'a Aito" destaca: "Será interessante ver o nível dos jogadores de um grande centro em comparação com o de nossos jogadores". A coroação da parceria deve ocorrer em Junho de 2014, quando o Tefana, clube de maior destaque na revelação de atletas no futebol taitiano, deverá mandar suas equipes Sub-11 e Sub-13 para a disputa de um torneio na França.


Treinador da equipe profissional do Tefana, Laurent Heinis (foto) fez questão de destacar a importância da formação educacional para os jovens atletas taitianos. Foto: La Dépêche

  Porém, Laurent destaca que a participação no torneio exigirá uma maior preparação por parte dos polinésios: "Vamos trabalhar com nossos jogadores para ajudá-los a progredir antes de enviá-los para a França. Nossos jovens precisam não somente ter as habilidades de um bom jogador de futebol, mas também de uma sólida formação educacional para serem bem sucedidos", completou o competente treinador. A Equipe "Do outro lado da Bola" fica na torcida para que eventos como este permitam não só a evolução do futebol taitiano, mas o aperfeiçoamento da modalidade em todo o continente oceânico.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário