quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Começou a Batalha dos Gigantes 2013 em Fiji!

  Por João Victor Gonçalves

  Começou no último final de semana a edição 2013 da Batalha dos Gigantes, uma das competições mais tradicionais do futebol fijiano. A "Battle of the Giants" é disputada desde 1978, tendo, a exemplo da Liga Nacional, o Ba como o maior campeão, com 15 taças. Além disso, os "Homens de Preto" ostentam o título de atual campeão do certame, conquistado numa emocionante disputa de pênaltis contra o Labasa em Lautoka no ano passado.


Jogadores do Ba (preto) celebram ao lado de torcedores a conquista da Batalha dos Gigantes 2012, obtida numa emocionante disputa de pênaltis contra o Labasa. Foto: Fiji Times

  A disputa deste ano apresenta algumas novidades: as partidas terão 90 minutos, ao contrário dos tradicionais 60 minutos das edições anteriores; além disso, não teremos uma sede fixa: as duas primeiras rodadas foram disputadas no Subrail Park, em Labasa; já a 3ª Rodada e a fase final está marcada para o Govind Park, em Ba, e será realizada no próximo final de semana.


Osea Vakatalesau (foto) fez um dos dois gols do Ba na vitória sobre o Nadroga na abertura da Batalha dos Gigantes 2013

  Na abertura da competição, em duelo válido pelo Grupo A, o atual campeão teve pela frente os "Cavalos Negros" do Nadroga. Com um início de jogo arrasador, a equipe de Govind Park abriu 2-0 no placar com Tuimasi Manuca e Osea Vakatalesau. O time de Nadroga, que se reforçou com Ronald Lawrence, Joseph Elder e Leone Vurukania na janela de transferências, chegou a descontar na etapa complementar com Lawrence, mas o tento não foi o suficiente para evitar que os "alazões" saíssem de campo derrotados.


Nelson Odaiji (foto) é a esperança de gols do Lautoka nesta Batalha dos Gigantes 2013. Foto: Fiji Village

  No segundo jogo da chave, Nadi e Suva se enfrentaram no duelo que colocou frente a frente o vice-campeão e o 3º colocado da Liga Nacional 2013. Porém, o destino foi diferente para o quadro capitalino: após perder a vaga na OFC Champions League 2014/15 para os "Jetsetters", os alvinegros de Suva conseguiram sua revanche com um gol solitário de Esava Naqeleca.


Jogadores do Labasa (foto), conhecidos como "Babasiga Lions", fizeram valer o "fator casa" e venceram os dois primeiros encontros disputados no Subrail Park. Foto: FijiLive

  Nos confrontos válidos pela 1ª Rodada do Grupo B, dois gols foram suficientes para definir os vencedores: o Labasa bateu o Navua por 1-0, tento de Joseph Misra no primeiro minuto da etapa complementar; na outra partida, o Rewa bateu o Lautoka pelo mesmo placar, graças ao gol solitário de Iosefo Verevou.


Atual tetracampeão da Liga Nacional e campeão da Batalha dos Gigantes, o time do Ba (foto) é o grande favorito para ficar com o título da BOG 2013. Foto: Fiji FA

  Na abertura da 2ª Rodada, Nadroga e Nadi fizeram o duelo dos derrotados ainda sonhando com uma improvável classificação no Grupo A. Porém, a ausência do atacante Uraia Loki, expulso na partida anterior, foi sentida pelos "Jetsetters", que não conseguiram marcar. A falta de entrosamento também foi decisiva para os "Cavalos Negros", que não chegaram à meta. Com isso, o placar de 0-0 garantiu às duas equipes o primeiro ponto no certame, mas deixou ambas mais distantes da vaga nas semifinais.


Samuela Drudru (14, branco, centro) tenta levar o Suva ao ataque no clássico contra o Ba. Foto: Fiji Times

  No jogo de fundo da chave, o poderoso Ba comprovou sua hegemonia no futebol fijiano ao bater o Suva, na partida que se configurou como o grande clássico nacional nas últimas duas temporadas. Tuimasi Manuca e Maveliko Nakama fizeram os tentos dos "Homens de Preto", que chegaram aos seis pontos e garantiram seu posto nas semifinais com antecipação.


O vanuatuano Jean Kaltak (foto) é o grande reforço do Lautoka para a disputa da Batalha dos Gigantes 2013. Foto: Vanuafoot

  Pelo Grupo B, o Lautoka conseguiu manter-se vivo na luta pela classificação ao bater o modesto Navua por 2-0. O vanuatuano Jean Kaltak e Nelson Odaiji fizeram para os "Blues". No complemento da jornada, os alvirrubros do Labasa fizeram valer o "fator casa" e derrotaram o Rewa pelo mesmo placar. Pita Bolaitoga e Koriak Upaiga fizeram os tentos que deixaram os "Babasiga Lions" próximos da classificação; com a derrota, os "Tigres do Delta" jogarão sua sorte na última jornada contra o quase eliminado Navua.


Jogadores do Rewa (foto) treinam visando a partida decisiva contra o Navua. Foto: Fiji Times

  Outros três jogos completam a 3ª Rodada da Fase Inicial da Batalha dos Gigantes 2013: Ba x Nadi, Suva x Nadroga e Labasa x Lautoka. Todos os duelos serão disputados na próxima sexta-feira, no Govind Park, em Ba.

  Confira a classificação da Batalha dos Gigantes 2013:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário