domingo, 18 de agosto de 2013

Com rivais tentando quebrar a hegemonia do Tupapa Maraerenga, Campeonato Cookiano começa nesta quarta-feira

  Por Rodrigo Augusto

  No próximo dia 21, começará um dos campeonatos mais emocionantes e alternativos do continente oceânico: o Campeonato de Futebol das Ilhas Cook! Dentro de campo, sete equipes lutarão pelo título, que atualmente é ostentado pelo Tupapa Maraerenga.


O Tupapa Maraerenga (foto) é o atual tricampeão do Campeonato Cookiano. Foto: CIFA

  O “CIFA Championship”, nome oficial do certame, contará com a presença dos seguintes participantes: Tupapa Marerenga, Nikao Sokattak, Titikaveka, Takuvaine, Matavera, Avatiu e Puaikura. Apesar da fragilidade da seleção cookiana à nível internacional, o campeonato, que se estende deste mês até meados de Dezembro, é encarado com total seriedade por todos os participantes. A principal motivação para as equipes é garantir um posto na Fase Preliminar da OFC Champions League 2014/15, na qual o campeão enfrentará rivais de Tonga, Samoa e Samoa Americana.


Grover Harmon (foto) é um dos destaques do meio-campo do Tupapa Maraerenga. Foto: CIFA

  Atual tricampeão do Campeonato Cookiano, o Tupapa Maraerenga utilizará a disputa como preparação para a disputa de sua terceira OFC Champions League. O grande destaque da equipe é Campbell Best, atacante da seleção cookiana. Ao lado de Geoffrey Strickland e Eugenie Tatuava, ele promete fazer parte do trio ofensivo que conquistará o 11º título do campeonato nacional para os alvinegros.


Campbell Best (preto) é a grande esperança de gols do Tupapa Maraerenga. Foto: Cook Islands News

  Única equipe cookiana a representar o país em competições da OFC, o Tupapa disputará no próximo mês mais uma edição da Fase Preliminar da OFC Champions League, em Pago-Pago. Com o novo formato do certame, o vencedor deste quadrangular estará automaticamente classificado à fase de grupos, o que deixa os jogadores da equipe de Avarua esperançosos. A meta é repetir o feito de 2000/01, quando a equipe esteve no Grupo B da Oceania Club Championship, conquistando uma vitória em quatro jogos (sobre o PanSa East FC, de Samoa Americana, por 2-0).


O Nikao Sokattak (amarelo) é o grande candidato a quebrar a hegemonia do Tupapa Maraerenga no Campeonato Cookiano; acima, lance da partida entre a equipe e o Arorangi (vermelho). Foto: Cook Islands News

  O principal rival do Tupapa na luta pelo título cookiano é o Nikao Sokattak. Terceiro maior vencedor do certame, com seis conquistas, os auriazuis têm a seu favor uma hegemonia de três temporadas como campeões da Copa das Ilhas Cook. Tentando retomar seus dias de glória, o Titikaveka, maior vencedor do Campeonato Nacional com 14 conquistas, mostra-se disposto a tentar retomar a posse da taça, algo que não ocorre desde 1984.


Lance da partida entre o Titikaveka (azul e branco), maior campeão nacional com 14 conquistas, e o Avatiu (azul e amarelo). Foto: Cook Islands News


  O presidente da Cook Islands Football Federation, Mii Piri, destacou a expectativa para o início do campeonato: “Estamos ansioso para mais um ano agitado. A abertura do campeonato corresponde à abertura da nossa temporada”. Assim como o presidente, os amantes do futebol da Oceania estão ansiosos para o início de mais um campeonato nacional oceânico, cujos principais momentos terão cobertura exclusiva da “Equipe Do outro lado da Bola”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário