sábado, 31 de agosto de 2013

Tuvalu na Holanda #1: derrotas e sorrisos marcam os primeiros desafios dos tuvaluanos nos gramados europeus

  Por Gustavo Curvelo

  Nosso Blog está acompanhando o momento mais importante da história da Seleção Tuvaluana de Futebol: sua viagem à Europa para partidas amistosas em território holandês. Todos os detalhes da saga destes "Guerreiros do Pacífico" serão detalhados em uma pequena série de matérias que mostrarão os resultados dos duelos e as peculiaridades dos tuvaluanos nesta jornada memorável.

A alegria e satisfação por atuar em território europeu é visível no semblante dos atletas tuvaluanos (foto)

  Recentemente, a Seleção Tuvaluana de Futebol realizou mudanças em sua administração dentro das quatro linhas, alterando o comandante técnico e planejando uma excursão à Holanda. Em terras europeias, os comandados de Leen Looijen já realizaram 3 amistosos, sendo derrotado em todos, mas ganhando como prêmio a oportunidade de mostrar seu talento no cenário internacional.


Jogadores tuvaluanos (azul) posam para foto ao lado do treinador Leen Looijen (quarto na fileira central) e de seu auxiliar Andre van der Leij (terceiro, fileira central)

  Tudo começou com a chegada de Leen Looijen ao comando técnico tuvaluano. Substituindo Foppe de Haan, o holandês já traçava, juntamente com a federação local, a excursão para terras europeias, com a finalidade de a seleção adquirir experiência e evoluir.


Jogadores tuvaluanos (azul) viraram atração de TV pouco tempo depois de desembarcar em território holandês

  Ficou definido então que a excursão aconteceria de Agosto à Outubro deste ano, contando com a realização de 21 amistosos diante de clubes neerlandeses de divisões menores.



Tuvaluanos exibem suas danças típicas durante o encontro entre Heerenveen e Heracles Almelo, válido pela 1ª Divisão Holandesa

  Na primeira partida, em 22 de Agosto, a seleção oceânica conseguiu um considerável resultado. Embora derrotada, a contagem por 3-2 diante do VV Nieuweschoot, um clube da província da Frísia, ao norte dos Países Baixos, foi dada como uma boa atuação, visto que se tratava do primeiro amistoso em terras europeias aliada à inexperiência da equipe. No embate, o selecionado tuvaluano inicial foi: Selau; Alefaio, Timuani, Lekaio e Nokisi; Valoa, Tuia e Ionatana; Tealofi, Petoa e Tiute.

Tuvalu foi a campo com essa escalação no seu primeiro amistoso em território holandês, contra o VV Nieuweschoot

  O início do encontro foi tranquilo, com o primeiro tempo terminando sem gols. Já na etapa complementar, Idzenga abriu o placar para os holandeses aos 21 minutos, mas Tuvalu buscou o empate e conseguiu o mesmo através de Petoa, na marca dos 34 minutos. Contudo, Kattouw e tem Hoeve deixaram o time local na frente novamente, com gols aos 39 e 40 minutos, respectivamente. Aos 44, Tiute ainda descontou para Tuvalu, fechando o placar em 3-2 para o VV Nieuweschoot.

Jogadores da Seleção de Tuvalu (azul) posam para foto ao lado de atletas do VV Wilhelmus (amarelo e preto)

  No dia 25 de Agosto, a seleção entrou em campo novamente, desta vez para medir forças diante do VV Wilhelmus em Voorburg, cidade considerada a mais antiga da Holanda. Mesmo com a presença do embaixador de Tuvalu na Europa no estádio, o selecionado não conseguiu repetir a bela atuação da estreia, sendo derrotada por 10-1. Na oportunidade, Leen Looijen mandou a campo a seguinte escalação: Selau; Alefaio, Timuani, Lepaio e Willie; Tealofi, Valoa e Ionatana; Tiute, Petoa e Filialofa. Petoa marcou o tento tuvaluano.

Confira a matéria especial feita durante o amistoso entre o centenário VV Wilhelmus e a Seleção Vanuatuana

  A terceira e última partida realizada até o momento pelos oceânicos foi diante do SV Panningen, em evento ocorrido no último dia 29 e com público de cerca de 400 pessoas no estádio. Após 90 minutos de muita disputa, os holandeses triunfaram pela contagem de 4-2. Os gols tuvaluanos foram anotados por Panapa e Leiatu. Leen Looijen escalou os “celestes” da seguinte maneira: Selau; Ale, Lepaio, Alefaio e Maleko; Ionatana, Tealofi e Willie; Tiute, Musika e Filialofa.

Outdoor anuncia o amistoso da Seleção Tuvaluana contra o Stiens, a ser disputado no próximo dia 4 de Setembro


  Agora, o escrete oceânico concentra seu foco nos próximos embates, buscando conseguir uma história vitória em território europeu.

  Confira abaixo os demais jogos que serão disputados pelos oceânicos:

  SC Stiens x Tuvalu (4 de Setembro)
  VV Brederodes x Tuvalu (7 de Setembro)
  RKVV Tongelre x Tuvalu (11 de Setembro)
  VV Akkrum x Tuvalu (13 de Setembro)
  SC Buitenboys x Tuvalu (14 de Setembro)
  JVC Julianadorp x Tuvalu (17 de Setembro)
  RKSC FCV Venlo x Tuvalu (21 de Setembro)
  Asser Boys x Tuvalu (29 de Setembro)
  VV Baarlo x Tuvalu (5 de Outubro)
  GVV’63 x Tuvalu (10 de Outubro)
  VV Elsendorp x Tuvalu (12 de Outubro)
  SV Orion x Tuvalu (15 de Outubro)
  Wilhelmina’08 x Tuvalu (17 de Outubro)
  RKVVO x Tuvalu (19 de Outubro)
  FC Dauwendaele x Tuvalu (23 de Outubro)
  RKVV Tongelre x Tuvalu (26 de Outubro)

  VV Brabantia x Tuvalu (30 de Outubro)

  Fonte das Imagens: Tuvalu National Football Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário