quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ilhas Salomão vencem Eliminatórias da OFC e estão no Mundial de Beach Soccer pela 5ª vez na história!

  Por Rodrigo Augusto

  Foram realizadas, no último final de semana em Nouméa, na Nova Caledônia, as Eliminatórias Oceânicas para o Mundial de Beach Soccer 2013, que será disputado no final deste mês no Taiti. Com apenas três nações na disputa, a forte equipe das Ilhas Salomão não teve dificuldades e, estará, ao lado da seleção anfitriã, representando a Oceania no torneio.


Jogadores salomônicos comemoram a conquista de vaga no Mundial de Beach Soccer

  Além dos salomônicos, participaram do evento a Nova Caledônia, dona da casa, e a emergente seleção de Vanuatu. Todas as partidas foram disputadas na quadra da Universidade de Nouméa. Em apenas três dias de disputa, as equipes se enfrentaram em turno único; ao final das três jornadas, a equipe que obtivesse maior pontuação se qualificava ao torneio da FIFA.


Jogadores "decolam" durante o encontro entre Ilhas Salomão (verde) e Vanuatu (amarelo)

  Na última sexta-feira (primeiro dia de disputas), a multicampeã Ilhas Salomão encarou Vanuatu. Apesar do iminente favoritismo dos “Brasileiros do Pacífico”, o time vanuatuano mostrou garra durante os três tempos e tentou a todo custo atrapalhar os planos dos rapazes de Honiara.


James Naka (foto) foi um dos grandes destaques das Ilhas Salomão na conquista das Eliminatórias Oceânicas de Beach Soccer

  Após um primeiro período bastante equilibrado, no qual o placar mostrava-se igualado em um gol (Malapa fez para Vanuatu e Luwi para Ilhas Salomão), o time salomônico voltou mais atento para os 24 minutos finais e impôs seu melhor futebol, liquidando a fatura em um movimentado placar de 8-3. Destaque para James Naka, autor de um hat-trick para os “Bonitos”.

Lance plástico de atleta vanuatuano (amarelo) durante o encontro de sua seleção com as Ilhas Salomão (verde)

  Na 2ª Rodada, no sábado, os donos da casa enfrentaram Vanuatu, enquanto a seleção das Ilhas Salomão cumpria seu dia de folga. Vindos de derrota na estreia, os comandados de Wilson August buscavam surpreender o quadro anfitrião, que apresentava um ligeiro favoritismo. Num jogo cheio de gols e com muitas emoções, os “Cagous” fizeram valer o “fator casa” e conseguiram o triunfo.


A Seleção Caledoniana de Beach Soccer (foto) conseguiu sua vitória no torneio num equilibrado duelo contra Vanuatu

  O placar final foi a maior prova do equilíbrio entre as duas seleções: Nova Caledônia 7-6 Vanuatu. O esforço dos derrotados foi reconhecido com o sincero aplauso do público que compareceu à acanhada arena da Universidade de Nouméa. Com o triunfo dos locais, a decisão da vaga no Mundial ficou para a última jornada.



Apesar dos esforços do treinador Wilson August (em pé), a Seleção Vanuatuana não conquistou uma vitória sequer nestas Eliminatórias

  No domingo, os apreciadores do Beach Soccer presenciaram um agradável duelo entre a favorita seleção de Ilhas Salomão, que já disputou 4 Copas do Mundo da FIFA, contra uma desacreditada Nova Caledônia que, apesar de jogar em casa, pregava respeito pelos rivais e adotava a cautela como principal arma para tentar surpreender os “Bonitos”.


Anthony Talo (esquerda, Ilhas Salomão) foi eleito o melhor arqueiro do certame

  Porém, a grande diferença técnica entre as equipes ficou evidente e os salomônicos, mesmo após um primeiro período muito ruim, mostraram sua qualidade e obtiveram uma destoante goleada de 6-0. Luwi (3), James Naka, Djamali e Laua fizeram os tentos da partida. Destaque para a boa atuação de Anthony Talo, goleiro que também defende as cores das Ilhas Salomão no Futsal.


Veja os melhores lances da decisão entre Ilhas Salomão e Nova Caledônia


  Com a conquista das Eliminatórias Oceânicas, as Ilhas Salomão garantem sua vaga para o Mundial de Papeete, que se inicia no próximo dia 18. Os salomônicos estarão no Grupo B, ao lado de Holanda, Argentina e El Salvador. Já a anfitriã seleção taitiana fará parte do Grupo A da disputa, ao lado de Emirados Árabes Unidos, Espanha e Estados Unidos. Fica a esperança de que os selecionados oceânicos façam uma boa campanha no Mundial, provando seu talento frente os olhares atentos do “Mundo da Bola”!

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário