terça-feira, 17 de setembro de 2013

TVL Opening Cup 2013: confusão generalizada no Port Vila Stadium impede encerramento de decisão entre Amicale e Tafea

  Por Gustavo Curvelo

  No último dia 7, Tafea FC e Amicale FC realizaram a grande final da TVL Opening Cup 2013, no Port Vila Stadium, no Vanuatu. O destaque ficou para a confusão que tomou conta do local e fez com que a Federação Vanuatuana de Futebol suspendesse a partida, que segue sem vencedor declarado.


Os "Polvos" do Tafea (foto) queriam comprovar seu bom momento no futebol tuvaluano e conquistar a Vanuatu TVL Opening Cup 2013

  Campeão da última National Super League, o Tafea entrou em campo com o objetivo de ser o maior vencedor do país na temporada. Já o Amicale, campeão da Wilco Independence Cup, também sonhava com mais um troféu em sua galeria.


George Ratu (esquerda) e Donald Napat (direita) foram os grandes destaques do ataque do Tafea nesta Vanuatu TVL Opening Cup 2013

  Para chegar à grande decisão, os atletas do Amicale tiveram que superar o Yatel na semifinal, conseguindo o feito graças a uma vitória pela contagem mínima. Já o Tafea conquistou a vaga nos pênaltis diante do ascendente Shepherds United, com placar de 7-6. Na disputa de terceiro lugar, o Shepherds United superou o Yatel pela contagem de 2-0. Os gols foram marcados por Ken Kalo e Erick Ismael.


O bom time do Shepherds United (foto) conquistou o 3º lugar da TVL Opening Cup 2013

  A edição do “Superclássico” de Vanuatu que valeria o título da TVL Opening Cup começou equilibrada; porém, demonstrando a mesma eficiência vista na última edição da Liga Nacional, o Tafea chegou à abertura da contagem: aos 23 minutos, o “Polvo” chegou ao primeiro tento através de Dalong, que foi lançado nas costas da defesa do Amicale, e finalizou com precisão, para celebração dos adeptos de sua equipe.


O atual time do Amicale (foto) tem a missão de recolocar os "Red Roosters" no caminho da glória, a exemplo do que ocorreu em 2011, quando a equipe conquistou o vice-campeonato continental

  Daí em diante, o embate foi cercado por ares de tensão. Atrás no placar, o Amicale adiantou sua esquadra, enquanto o Tafea recuou suas linhas e passou a buscar o gol da consagração nas jogadas de contra-golpes. Com este cenário, o placar não foi alterado até o término da primeira etapa.


François Sakama (foto) é um dos destaques do setor ofensivo do Amicale

  O Amicale voltou modificado para a segunda etapa, com maior ímpeto ofensivo, enquanto o Tafea mostrava-se cada vez mais convicto de sua postura defensiva, valorizando a posse de bola no setor defensivo e esperando o tempo passar para que a conquista do certame fosse confirmada. Porém, o desfecho para o duelo seria bem diferente.


Dalong (direita) fez o gol do Tafea na grande decisão da TVL Opening Cup 2013

  Isso porque, na marca dos 50 minutos da etapa complementar, Namuli fez falta em Fenedy dentro da área: pênalti para o Amicale! Na cobrança, Dominique não titubeou e colocou a esférica no fundo da meta dos “Polvos”, empatando a partida e gerando protestos por parte dos atletas do Tafea, que alegavam que o pênalti não existiu e que a falta foi assinalada num período posterior aos acréscimos determinados pelo árbitro.


O arqueiro Robert Yalou (foto) é o principal responsável pelas boas atuações do sistema defensivo dos "Red Roosters"

  Tais protestos culminaram numa confusão generalizada, a qual motivou o árbitro encerrar a partida precocemente e deixar a decisão sobre o vencedor nas mãos da Federação de Futebol do Vanuatu, que ainda não se pronunciou oficialmente. A única decisão tomada pela entidade máxima do futebol vanuatuano foi a suspensão por tempo indeterminado das partidas no Port Vila Stadium.


O "Superclássico Tuvaluano" entre Tafea (vermelho) e Amicale (branco) que valeria o título da TVL Opening Cup não chegou ao final


  Ao menos nas arquibancadas, a final foi exitosa: cerca de 4 mil pessoas assistiram ao embate no Port Vila Stadium, e outras 2 mil pessoas não conseguiram adentrar no local por motivos de segurança.  Cerca de 200 mil indivíduos ouviram a partida ao vivo pela Radio Vanuatu, o que comprova a paixão dos torcedores locais pela modalidade.

  Fonte das Imagens: Vanuafoot

Nenhum comentário:

Postar um comentário