sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Histórico! "Tiki Toa" batem Argentina e estão nas semifinais do Mundial de Beach Soccer

  Por João Victor Gonçalves

  O Taiti está em festa! Os "Tiki Toa" (como são conhecidos os jogadores de Beach Soccer locais) não deram chances à Argentina, vencendo os portenhos por 6-1 em duelo válido pelas Quartas-de-Final do Mundial da categoria. Dessa forma, a seleção anfitriã do evento garante seu posto entre as quatro melhores do mundo, para delírio do público polinésio.


O ferido Tchen (direita) recebe caloroso abraço de Zaveroni (esquerda) após a conquista da inédita vaga na semifinal do Mundial

  De maneira surpreendente, a passagem para a decisão se deu de forma relativamente tranquila. O momento de maior tensão do duelo foi justamente o seu início, no qual as duas seleções adotaram uma postura conservadora. O reflexo da marcação eficiente efetuada por oceânicos e sul-americanos foi o placar em branco durante os oito minutos iniciais.


Li Raimana (7, vermelho, centro, Taiti) disputa bola com Federico Hilaire (8, branco, Argentina)

  Porém, aos oito minutos, o Stade de To'ata "explodiu" pela primeira vez na noite da última quarta-feira. O responsável por isso foi Heimanu Taiarui, autor do primeiro tento polinésio no encontro. O gol sofrido abalou psicologicamente a seleção sul-americana: a grande evidência disso foi a justa expulsão de Santiago Hilaire após agredir Angelo Tchen.


Taiarui (vermelho, Taiti) tira a bola do alcance do arqueiro Salgueiro (bege, Argentina) para marcar o primeiro gol taitiano

  Apesar da superioridade numérica no fim do primeiro período, o Taiti não conseguiu aumentar a vantagem. No segundo período, os polinésios continuavam levando perigo à meta de Salgueiro, desperdiçando duas ótimas oportunidades, sendo uma delas uma cabeçada "à queima-roupa" desferida por Tearii Labaste. O preço pago pelos anfitriões foi caro: num dos poucos lances de perigo da Argentina, Ezequiel Hilaire empatou cobrando penalidade.


Taiarui (vermelho) comemora o gol taitiano ao lado do arqueiro Torohia (verde)

  No terceiro período, os comandados de Angelo Schirinzi conseguiram encontrar o melhor aproveitamento de suas finalizações (durante todo o encontro, os polinésios finalizaram 35 vezes, sendo que em 20 ocasiões a bola foi em direção ao gol): num prazo de 12 minutos, a bola balançou a rede argentina em cinco oportunidades. O capitão Naea Bennett finalmente marcou nesta Copa do Mundo, anotando dois tentos; Heimanu Taiarui, Teva Zaveroni e Raimana Li Fung Kuee completaram o histórico placar final: Taiti 6-1 Argentina.


O capitão Naea Bennett (9, vermelho, Taiti) marcou seus dois primeiros gols na Copa do Mundo de Beach Soccer

  Após o zerar do cronômetro, Ezequiel Hilaire foi expulso por contestar a arbitragem do espanhol Ruben Eiriz. Porém, a deslealdade dos argentinos não atrapalhou a festa dos "Tiki Toa", que foram aplaudidos de pé pelos 4200 torcedores que superlotaram o Stade de To'ata e celebraram a vitória nas arquibancadas por um longo período após o final do duelo.


O presidente da Polinésia Francesa, Gaston Flosse (esquerda) abraça o lesionado Angelo Tchen (direita), que não consegue conter sua emoção e chora copiosamente

  Minutos após a histórica vitória, o presidente da Polinésia Francesa, Gaston Flosse, fez questão de cumprimentar os atletas pelo feito histórico para o país. Motivos para esse reconhecimento há de sobra: com o triunfo, o Taiti torna-se a segunda seleção da O ceania a atingir a Fase Semifinal de uma competição organizada pela FIFA.



Confira o VT da histórica vitória dos "Tiki Toa" sobre os "Hermanos"

  O único país do continente a conseguir essa façanha foi a Austrália (atualmente membro da AFC), que chegou às finais da Copa das Confederações de 1997 e do Mundial Sub-20 de 1999 e às semifinais dos Mundiais Sub-20 de 1991 e 1993. Soma-se aos feitos australianos a disputa da semifinal do Torneio Olímpico de Futebol Masculino em 1992.


Os "Tiki Toa" (foto), como são conhecidos os jogadores de Beach Soccer polinésios, comemoraram a conquista da vaga ao lado da torcida que superlotou o Stade de To'ata

  A rival dos taitianos na semifinal do Mundial será a atual campeã mundial, Rússia, que vem de vitória sobre o Irã por 6-5 nas Quartas-de-final (partida que teve a arbitragem do salomônico Hugo Pado). O favoritismo é do quadro bi-continental; porém, com a entrega dos "Tiki Toa" durante este Mundial, alguém duvida de que eles podem chegar na grande decisão? Estaremos na torcida! A partida mais importante da história do Beach Soccer polinésio ocorre na madrugada de sexta para sábado, às 02h00 (horário de Brasília), com transmissão do Sportv e da Rede Bandeirantes.

  Fonte das Imagens: FIFA e DomTom News  

Nenhum comentário:

Postar um comentário