quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Confira a preparação dos "Bilikiki" das Ilhas Salomão e dos anfitriões taitianos para o Mundial de Beach Soccer 2013!

  Por Rodrigo Augusto


  Com a Copa do Mundo de Futebol de Areia da FIFA prestes a se iniciar em Papeete, capital taitiana, as seleções oceânicas participantes finalizam sua preparação com muito treinamento e a disputa de amistosos que servirão para seus treinadores definirem a equipe ideal para o torneio.



Eis o belo logo do Mundial de Beach Soccer 2013

  A expectativa para o certame é evidente no Taiti: pela primeira vez, o arquipélago recebe um Campeonato Mundial organizado pela FIFA e aposta nos bons resultados obtidos em sua pré-temporada para conseguir uma participação histórica. Após sua passagem pela Europa, os “Tiki Toa” voltaram suas atenções durante a última semana com treinos bastante fortes em dois períodos para estrear com tudo no certame.

O belo estádio de To'ata sediará todas as partidas deste Mundial de Beach Soccer

  No último dia 6, Os “Tiki Toa” realizaram seu primeiro teste nessa nova fase de Treinamentos. O amistoso foi contra a atual campeã sul-americana, a Argentina. As expectativas para a partida eram as melhores possíveis: mesmo com a relativa inexperiência internacional dos polinésios na modalidade, o “fator casa” e os resultados recentes apontavam o Taiti como candidato à vitória.

O bom selecionado argentino (foto) foi batido pelo bravo esquadrão taitiano

  No início do confronto, os donos da casa adotaram uma postura defensiva; porém, com o passar do tempo, a equipe se lançou ao ataque com maior frequência. Após 36 minutos de muita emoção e um forte entrosamento por parte dos taitianos, a equipe da Oceania saiu de quadra com um importante triunfo por 6-4. O grande destaque do time foi sua postura coletiva, que rendeu elogios ao selecionado por parte do experiente goleiro argentino Marcelo Salgueiro.

Assista aos melhores lances da vitória dos "Tiki Toa" sobre os "Hermanos" argentinos

  No último sábado (14), os “Tiki Toa” voltaram ao Stade de To’ata, em Papeete, para um duelo regional diante da Austrália, país que não se classificou ao Mundial na disputa das Eliminatórias Asiáticas.

Ouça "Tu'e Popo", a canção oficial da Copa do Mundo de Beach Soccer 2013

  Antes do encontro, houve uma grande festa com direito a apresentação do popular grupo local de dança “Heiva i Tahiti”. Os  artistas apresentaram uma coreografia vencedora de um concurso nacional, a qual contou com a participação de mais de 100 artistas polinésias. Após o show, a bola finalmente rolou na capital taitiana.

Assista à cerimônia de abertura do Mundial de Beach Soccer 2013 realizada antes do amistoso entre Taiti e Austrália

  Com a bola rolando, a continuação do show ficou por conta dos atletas taitianos, que não deram chances aos australianos, vencendo os “Socceroos” por um convincente placar de 9-2. Com este placar, os “Tiki Toa” chegam com muita moral e confiança para a competição, que se inicia para a equipe na madrugada de quinta para sexta, às 2h da manhã (horário de Brasília), quando o selecionado anfitrião enfrentará o bom time dos Emirados Árabes Unidos, em partida que contará com a arbitragem do brasileiro Felipe Varejão.

O capitão taitiano Raimana Li Fung Kuee (7, foto) celebra seu gol contra a Austrália

  A outra representante da Oceania no certame, a Seleção das Ilhas Salomão, também já está na reta final de sua preparação para a disputa do Mundial. Recentemente, a equipe disputou as Eliminatórias da OFC contra Nova Caledônia e Vanuatu, competição da qual se sagrou campeã, o que lhe garantiu o posto na principal competição da modalidade.

O experiente selecionado salomônico (foto) disputará seu quinto Mundial consecutivo

  Após o torneio, o time teve uma semana de férias e retornou suas atividades, com a intensificação dos treinamentos e a disputa de um amistoso contra a Ucrânia, que também disputará o Mundial.

Os irmãos Patrick Marie (esquerda) e Robert Laua (direita) são destaques dos "Bilikiki"

  O amistoso contra os ucranianos foi realizado em território polinésio na última sexta-feira (13). O jogo foi o primeiro após o desembarque dos “Bilikiki” em solo taitiano e serviria para o que o treinador Gideon Omokirio pudesse colocar em quadra a provável equipe que estreia diante da Holanda no próximo dia 20.

O treinador salomônico Gideon Omokirio (foto) confia na capacidade de seus atletas

  A respeito da partida, os europeus mostravam-se mais entrosados. Vindos de uma frustrante 7ª colocação na Euroliga de Beach Soccer, a representação do Leste Europeu buscava a recuperação contra o selecionado oceânico.

Selecionado salomônico (foto) desembarcou confiante e a caráter em Papeete

  Após 36 minutos de disputa, uma justa vitória foi obtida pelos ucranianos sobre os “Bilikiki” por 6-3. Apesar da derrota, o comandante salomônico avaliou como positiva a partida, mostrando-se crente no potencial de seus atletas. A favor dos salomônicos está a experiência internacional, já que este será o quinto Mundial consecutivo do qual a equipe participará.

Lance do amigável entre Ucrânia (amarelo) e Ilhas Salomão (laranja)

  O Taiti, país-sede do certame, faz parte do Grupo A, ao lado de Espanha, Emirados Árabes Unidos e EUA. Já as Ilhas Salomão estão no Grupo B, ao lado de Holanda, Argentina e da boa seleção de El Salvador.

Jogadores taitianos (foto) fazem ritual tradicional de dança antes de mais um desafio

  Na expectativa de fazer uma boa apresentação frente seus torcedores, o Taiti se preparou de maneira exemplar para a competição, conquistando resultados positivos. Com o apoio de seus fanáticos, a equipe tem tudo para conseguir uma participação histórica no Mundial. Porém, a jornada do esquadrão polinésio não deve ser fácil, já que os adversários serão a ascendente Espanha, que se coloca como futura rival da Rússia na busca pela hegemonia europeia, o tradicional time dos EUA, que busca surpreender a crítica e ficar com a vaga, e a surpreendente Seleção dos Emirados Árabes, que é presença constante nos torneios da FIFA.

A tradicional seleção salomônica (foto) espera fazer valer sua experiência internacional nas areias taitianas

  Já a Seleção das Ilhas Salomão tem uma tarefa mais complicada: o time teve um tempo inferior de preparação para o certame, começando seus trabalhos a partir da metade de Julho com os treinamentos para a disputa das Eliminatórias da Oceania. Além disso, os “Bilikiki” terão pela frente a aguerrida Argentina, atual campeã sul-americana, o bom time de El Salvador, que terminou o último mundial na 4ª colocação, e a Holanda, que estreia no Mundial desde que a competição passou a ser tutelada pela FIFA. A “Equipe Do outro lado da Bola” estará atenta a tudo o que acontecer nas areias taitianas e espera que vocês, nossos fieis leitores, apoiem os selecionados oceânicos nesta emocionante competição!

  Fonte das Imagens: OFC e FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário