terça-feira, 24 de setembro de 2013

"Ferns" conquistam histórica vitória contra Brasil e estão na decisão da Valais Cup!

  Por João Victor Gonçalves

  O futebol feminino da Nova Zelândia conseguiu um resultado histórico neste final de semana. Jogando Stade du Lussy, em Châtel-St-Denis, Suíça, a Seleção Neozelandesa bateu a renovada Seleção Brasileira por 1-0, naquele que pode ser considerado o maior feito das "Ferns" na temporada.


Amber Hearn (foto) foi a heroína das "Ferns" na vitória sobre o Brasil

  O confronto entre oceânicas e sul-americanas foi válido pela Valais Cup, tradicional competição amistosa disputada em território suíço. Logo durante os primeiros minutos, a surpreendente superioridade das neozelandesas ficou evidente, com Hassett comandando a criação de jogadas que levavam perigo ao arco de Thaís Picarte.

Rosie White (centro, branco, Nova Zelândia) esforça-se para recuperar a posse de bola

  Aos 21 minutos, as "Ferns" tiveram sua primeira grande chance para abrir o placar: após boa jogada individual, Collins foi derrubada na grande área brasileira, em lance que gerou penalidade para as comandadas de Tony Readings. Na cobrança, porém, o chute de Hearns foi defendido pela boa arqueira Thaís, para decepção das oceânicas.

Jogadoras e comissão técnica neozelandesa (foto) mostravam confiança antes da partida contra o Brasil

  Ainda na primeira etapa, as neozelandesas criaram boas chances com Hoyle, Hearn e Percial; porém, a falta de pontaria nas finalizações ou as intervenções seguras de Thaís evitaram a abertura de contagem. Pelo lado brasileiro, as comandadas de Márcio Antonio de Oliveira não conseguiam encontrar seu melhor futebol, levando pouco perigo à meta da segura Nayler.

Amber Hearn (9, branco, Nova Zelândia) leva vantagem em disputa de bola com atleta brasileira

  O prêmio para o esforço tático das "Ferns" veio aos 21 minutos da etapa complementar: após cobrança perfeita de escanteio, Amber Hearn subiu mais alto que a defensiva brasileira e cabeceou firme, no contra-pé da arqueira Picarte. Estava escrito o tento neozelandês, muito celebrado pelo público presente no Stade dy Lussy.


Exato instante em que a bola encontra as redes brasileiras no gol de Amber Hearn

  Com a vantagem no placar, as neozelandesas se dedicaram a neutralizar as jogadas ofensivas das brasileiras nos últimos minutos do confronto. Nesta ocasião, brilhou a estrela do sistema defensivo neozelandês, liderado pela arqueira Erin Nayler e pela experiente zagueira Katie Hoyle. Ao apito final da francesa Stéphanie Frappart, as "Ferns", que atualmente ocupam a 19ª posição no Raking da FIFA, puderam celebrar seu primeiro triunfo contra uma das 10 melhores seleções ranqueadas da entidade.



Assista aos melhores momentos da histórica vitória neozelandesa sobre o Brasil

  Após a partida, a capitã Abby Erceg fez questão de destacar a evolução do futebol feminino neozelandês relembrando seu primeiro encontro contra o Brasil - uma derrota por 5-0 em partida válida pela Copa do Mundo de 2007: "Foi uma das minhas piores atuações. Naquele dia pensei que não estava preparada para as disputas internacionais. Toda a equipe tomou consciência de sua limitação". Seis anos depois, ela destaca: "O resultado foi importante. Vencer o Brasil nos mostrou que não há nada fora de nosso alcance".


A bela capitã Abby Erceg (foto) fez questão de destacar a evolução de sua seleção após o triunfo sobre o Brasil

  A jornada heroica das "Ferns" em território suíço continua nesta quarta-feira, quando elas disputam a grande decisão da Valais Cup contra a China, que bateu o México na outra semifinal por 1-0. A expectativa pelo triunfo das meninas neozelandesas é grande, o que consagraria o primeiro título de expressão do país na modalidade num nível superior ao continental.

  Fonte das Imagens: Stuff e Site Oficial da Valais Cup

Nenhum comentário:

Postar um comentário