domingo, 22 de setembro de 2013

Histórico: Ilhas Salomão e Taiti começam Mundial de Beach Soccer com o "pé direito"; anfitriões já garantiram vaga.

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves

  Quem poderia pensar que as equipes da Oceania estreariam tão bem no Mundial de Beach Soccer do Taiti? Pois é, após quatro partidas, as campanhas de taitianos e salomônicos já podem ser avaliadas como históricas: enquanto os “Bilikiki” conseguiram uma importante vitória contra a Holanda e seguem com chances de classificação, os anfitriões taitianos já podem celebrar seu posto nas quartas-de-final.


Os "Tiki Toa" (foto) contam com o apoio de sua torcida na disputa deste Mundial

  O anfitrião Taiti estreou contra a seleção dos Emirados Árabes, que tradicionalmente alterna bons e maus momentos nos torneios internacionais organizados pela FIFA. Dessa forma, além do apoio da torcida polinésia para os “Tiki Toa”, não se poderia especular muito sobre a partida de estreia das duas seleções no certame.


A primeira adversária dos "Tiki Toa" foi a inconstante seleção dos Emirados Árabes Unidos (foto)

  Os torcedores presentes no aconchegante Stade de To’ata puderam acompanhar uma seleção taitiana muito aplicada taticamente, superior à seleção árabe, que se mostrou defensivamente frágil. Dessa forma, a supremacia taitiana foi evidenciada logo no primeiro período, que terminou com a vantagem dos locais por 2-0, gols de Raimoana Bennet e Tava Zaveroni.


O aconchegante Stade de To'ata (foto) será palco de todas as partidas deste Mundial de Beach Soccer

  No segundo período, a representação polinésia chegou ao terceiro tento com Li Fung Kuee, para delírio da torcida. Porém, quando todos imaginavam que a partida encaminharia para seu final com larga vantagem dos anfitriões, Al-Hammadi e Al-Kaabi diminuíram para os Emirados, dando contornos dramáticos ao confronto. Porém, para alívio do público local, os comandados de Angelo Schirinzi seguraram a vantagem mínima e garantiram a vitória.



Jogadores taitianos fazem sua tradicional dança típica antes da partida. Confira no vídeo acima

  Já a outra representante da Oceania no torneio, a seleção das Ilhas Salomão, enfrentaram um adversário teoricamente mais complicado que o superado pelos taitianos: tratava-se da Holanda, que surpreendera na disputa da EuroLiga, deixando pelo caminho a favorita e tradicional seleção portuguesa para assegurar uma inédita participação num Mundial organizado pela FIFA.


O selecionado das Ilhas Salomão (foto) espera obter a classificação e escrever seu nome na história do Beach Soccer mundial

  O fator negativo para o selecionado da Oceania era o pequeno tempo de preparação para a disputa do certame. Em virtude desse aspecto, o consciente treinador Gideon Omokirio apostou num esquema conservador para tentar surpreender a “Laranja Mecânica” das areias.


O consciente treinador Gideon Omokirio (foto) adotou um esquema conservador para enfrentar a Holanda

  Nos dois primeiros períodos, poucas chances concretas de gols foram vistas, o que fez com que a partida chegasse para seus 12 minutos decisivos com um surpreendente placar de 0-0. A partir daí, começou a brilhar a estrela dos “Bilikiki”.


Jogadores de Holanda e Ilhas Salomão posicionam-se para a execução dos hinos nacionais de seus países; confira no vídeo acima

  Joe Luwi e Nicholas Muri anotaram os tentos da histórica vitória salomônica, muito celebrada pelo elenco em sintonia com o receptivo público local. Uma boa parcela de responsabilidade do triunfo também é devida ao arqueiro e capitão Fred Hale que, com boas intervenções, garantiu que a meta salomônica não fosse vazada neste primeiro encontro.


Joe Luwi (11, centro) celebra seu gol no triunfo salomônico sobre a Holanda

  Na madrugada de sábado para domingo, as duas equipes voltaram à quadra do Stade de To’ata para a disputa de seus respectivos duelos válidos pela 2ª Rodada do Mundial. Enquanto os salomônicos teriam pela frente a forte seleção da Argentina, campeã sul-americana, os taitianos mediriam força com o organizado time dos Estados Unidos.


Talo (5, verde, Ilhas Salomão) disputa a bola com o arqueiro argentino Marcelo Salgueiro (amarelo) em lance "acrobático"

  Um belo entardecer foi cenário do encontro entre portenhos e “Bilikiki” nas areias da capital polinésia. O clima paradisíaco inspirou os comandados de Gideon Omokirio que, aproveitando seguidas falhas de marcação do sistema defensivo argentino e exibindo toda sua familiaridade com a areia, chegaram a abrir 4-1 no placar, gols de Talo (2), Laua e Luwi.


Robert Laua (foto) foi o autor de um dos cinco gols das Ilhas Salomão no duelo contra a Argentina

  Porém, a liberdade concedida pelo sistema defensivo salomônico a Ezequiel Hilaire e Lucas Medero foi decisiva para a remontada argentina. Com grande atuação dos dois atletas, a representação sul-americana chegou à vitória por 8-5. Talo, grande destaque dos “Bilikiki” na partida, marcou o quinto tento dos oceânicos numa belíssima cabeçada que encobriu o arqueiro Salgueiro, em lance que serviu de consolo para a torcida taitiana, claramente favorável aos vizinhos neste duelo.


Samson Takayama (verde, esquerda, Ilhas Salomão) "decola" em disputa de bola com Sebastián Larreta (celeste, Argentina)

  Horas depois, seria a vez dos “Tiki Toa” entrarem em quadra dependendo apenas de si para garantir a classificação. Os 4 mil ingressos disponíveis para o confronto contra os “Yankees” foram vendidos, o que gerou uma atmosfera poucas vezes vista em eventos esportivos na Polinésia Francesa. Aos gritos de “Allez Tahiti”, os comandados de Schirinzi entraram em quadra motivados e dispostos a retribuir o carinho da apaixonada torcida.


Liderados pelo capitão Bennett (primeiro à direita), "Tiki Toa" agradecem o apoio da torcida presente no Stade de To'ata

  Numa mostra de sua intensidade ofensiva, os “Tiki Toa” abriram 2-0 de vantagem logo no primeiro período, graças aos gols de Li Fung Kuee e Bennett. No segundo período, Tchen despachou o esférico contra o próprio patrimônio e descontou para os americanos; porém, Taiarui recolocou a vantagem polinésia na casa dos dois tentos.


Tearii Labaste (vermelho, Taiti) tenta acertar uma bicicleta em disputa de bola com Jason Leopoldo (2, branco, Estados Unidos)

  A exemplo do que ocorrera na estreia, os momentos finais da partida foram marcados por um decréscimo físico dos polinésios, o qual foi efetivamente aproveitado pelos estadunidenses. Chimienti e Pereira fizeram os gols que resultaram no empate de 3-3, o qual prevaleceu até o término dos 36 minutos regulamentares.



Confira o VT do encontro entre Taiti e Estados Unidos

  Com isso, a disputa do “ponto-extra” foi para a prorrogação. Caso os taitianos vencessem o confronto, somariam 5 unidades na tabela geral e garantiriam a vaga por antecipação. Neste cenário decisivo, brilhou a estrela de Patrick Tepa: com dois gols no minuto final, o camisa 6 dos “Tiki Toa” levou ao delírio a torcida local, assegurando o posto da seleção anfitriã nas quartas-de-final.


Patrick Tepa (foto) fez os dois gols salvadores que garantiram a classificação antecipada dos polinésios


  As duas seleções voltam à quadra na madrugada de segunda para terça-feira (horário de Brasília): às 00h30, as Ilhas Salomão enfrentam El Salvador, em confronto do qual o vencedor garantirá vaga nas quartas-de-final; às 02h00, Taiti e Espanha duelam pela liderança do Grupo A.

  Fonte das Imagens: FIFA, OFC e SIFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário