sábado, 28 de setembro de 2013

Campeãs: "Ferns" goleiam China e voltam a conquistar um título longe da Oceania após 38 anos

  Por João Victor Gonçalves

  O futebol da Nova Zelândia está em festa! As "Ferns" (como são conhecidas as jogadoras de futebol feminino do país) confirmaram seu ótimo momento e faturaram a Valais Cup, competição amistosa que reuniu em território suíço, além da representação oceânica, Brasi, China e México.


"Ferns" comemoram a conquista da Valais Cup ao lado do troféu do certame

  Após derrotar o Brasil por 1-0 em uma das semifinais, as comandadas de Tony Readings garantiram o direito de enfrentar a China na grande decisão da Valais Cup. Uma incógnita pairava sobre quem venceria a partida, com um leve favoritismo atribuído à China pela tradição do país na modalidade. Ao longo da história, as chinesas obtiveram dois vice-campeonatos de respeito: o da Copa do Mundo, em 1999, e o das Olimpíadas, em 1996.


Imagem mostra a Seleção Neozelandesa de Futebol Feminino realizando o "Haka" antes de partida contra a Austrália em 1989; dois anos depois, as "Ferns" venceriam as "Matildas" e conquistariam a vaga na Copa do Mundo pela primeira vez

  Dessa forma, uma disputa equilibrada era prevista no gramado do Stade St-Germain, em Savièse, Suíça. De fato, o primeiro tempo do duelo confirmou esta expectativa: mostrando grande determinação no setor defensivo, as duas seleções apostavam nas jogadas rápidas de contra-golpe, com as chinesas atacando pelas laterais e as neozelandesas, superiores fisicamente, preferindo o contato direto e as jogadas áreas.


Bola estufa as redes chinesas durante o primeiro gol neozelandês

  Gao Qi, pelo lado chinês, e Kirsty Yallop, pelo lado das "Ferns", reclamaram penalidades durante os primeiros 45 minutos, mas a árbitra suíça Simona Ghisletta nada marcou. Com as poucas oportunidades de ataque criadas pelas duas equipes desperdiçadas, a partida foi para o intervalo com o placar em branco.


Jogadoras neozelandesas abraçam Hannah Wilkinson após o gol da centro-avante na decisão Valais Cup

  Todavia, a segunda etapa marcou uma completa mudança no panorama da decisão. A Nova Zelândia partiu para cima das chinesas desde os primeiros momentos e chegou a seu primeiro gol utilizando sua arma principal: a jogada aérea. Aos 8 minutos, Ria Percival cobrou falta na medida para Hannah Wilkinson, que não teve dificuldade para superar a baixa defensiva chinesa e estufar as redes de Zhang Yue com uma bela cabeçada.


Sarah Gregorius (10, branco, Nova Zelândia) tenta desviar a bola de cabeça após cruzamento que originou o segundo gol das "Ferns"

  A exemplo do sol, que se escondia atrás dos Alpes Suíços, o ânimo da seleção chinesa foi desaparecendo com o passar dos minutos, o que resultou na ampliação da vantagem das "Ferns". Aos 20 minutos, após bela jogada individual de Helen Collins, Amber Hearn apareceu livre na entrada da pequena área chinesa para completar contra a meta desguarnecida de Yue. 2-0 no placar e as oceânicas já sentiam o gosto do título.


A goleira chinesa Zhang Yue (verde) buscou a bola no fundo de sua meta em quatro oportunidades

  Com a desvantagem no placar, as chinesas partiram desesperadamente para o ataque e abriram brechas em seu sistema defensivo, as quais foram sabiamente exploradas pelo time de Tony Readings. Aos 39 minutos, após jogada em velocidade, Amber Hearn desferiu um chute que "beijou" a trave; no rebote, Rosie White apareceu livre para completar contra as redes chinesas, determinando o terceiro tento neozelandês.


Artilheira da competição com três gols, Amber Hearn (9, Nova Zelândia) foi eleita a melhor jogadora da Valais Cup 2013

  Antes do apito final, as neozelandesas chegaram ao quarto tento, fechando a vitória com "chave de ouro": após cobrança rasteira de falta de Anna Green, a artilheira Amber Hearn apareceu desmarcada e, com um toque certeiro, destinou o esférico para o canto inferior direito de Zhang Yue. O belíssimo placar de 4-0 permaneceu até o apito final de Simona Ghisletta, sendo o símbolo máximo do bom futebol apresentado pelas "Ferns" nesta Valais Cup.



Assista aos melhores momentos da vitória da Nova Zelândia sobre a China na final da Valais Cup 2013

  Com a conquista do certame na Suíça, as "Ferns" voltam a conquistar um título longe da Oceania após 38 anos de jejum. A última conquista da Seleção Neozelandesa de Futebol Feminino longe de seu continente havia sido a Copa Asiática de 1975, disputada em Hong-Kong, numa época em que a Oceania Football Confederation sequer exisitia e a modalidade ainda "engatinhava" no cenário mundial.


Com a conquista da Valais Cup, o treinador Tony Readings (foto) quebrou o jejum das "Ferns" de 38 anos sem conquistar um título fora da Oceania

  Após a partida, o empolgado técnico Tony Readings destacou: "Nós motivamos as jogadoras a melhorar seu desempenho a cada partida. Vencer este torneio e derrotar o Brasil são feitos que mostram que estamos dando grandes passos. Estamos trabalhando para conseguir maiores conquistas em 2015 e 2016, mas a conquista deste torneio simboliza nosso progresso".


A geração 2013 das "Ferns" igualou o feito obtido em 1975 pela equipe vista na foto acima, Campeã Asiática em Hong Kong

  O histórico time das "Ferns" que conquistou a Valais Cup foi a campo com: Nayler (Rolls); Percival (Green), Hoyle, Erceg, Riley, Hearn, Gregorius (White), Yallop (Longo), Hassett, Stott (Moore) e Wilkinson (Collins). O comando técnico foi de Tony Readings. Na disputa do 3º lugar do certame, o Brasil derrotou o México por 4-0 e fechou o pódio ao lado de neozelandesas e chinesas.


A capitã Abby Erceg (5, Nova Zelândia) recebe o troféu da Valais Cup 2013

  Depois da excursão pela Suíça, as "Ferns" voltam a campo no final de Outubro, quando enfrentarão a Seleção dos Estados Unidos, atual campeã olímpica e número um no Raking da FIFA. Serão realizados dois amistosos: em San Francisco, no dia 27, e em Columbus, no dia 30.

  Fonte das Imagens: Stuff, The Ultimate NZ Soccer Website e Site Oficial da Valais Cup  

Nenhum comentário:

Postar um comentário