sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Brisbane Roar bate Wellington Phoenix e pausa ascensão dos neozelandeses. Confira nosso resumo semanal da A-League!

  Por João Victor Gonçalves


  Durante a última semana, seis jogos foram disputados pela A-League, principal competição do futebol australiano. Em disputa, cinco vagas para a Fase Final, tendo em vista a virtual classificação do líder Central Coast Mariners, sendo uma destas garantia de acesso direto às semifinais. Dos postulantes à qualificação, o grande destaque fica para o Brisbane Roar, que, mesmo jogando no Westpac Stadium, não se intimidou, arrebatando três importantes unidades em solo neozelandês.


A forte marcação do Brisbane Roar não deu chances a Leo Bertos (7)


  Embalado por uma sequência vitoriosa, o Phoenix contava com a garra e habilidade de Leo Bertos, a segurança do arqueiro Paston e a eficiência de Grennacre para bater os atuais campeões australianos. Do lado dos "leões", Besart Berisha despontava como a grande ameaça para a defensiva auri-negra. Com a bola rolando, o avante laranja confirmou seu "poder de fogo" e, aos 42 minutos, deixou sua marca, abrindo a contagem para os visitantes.


Assista os gols da vitória que garantiu a vice-liderança ao Roar


  Na segunda etapa, a postura ofensiva do Phoenix foi atrapalhada pelos erros nas jogadas ofensivas e na manutenção da posse de bola. Com um estilo de jogo "barcelonesco", os atuais campeões mantiveram o esférico sob seus pés em 64% do tempo de jogo. Criando as melhores oportunidades de gol, o Roar deu o "golpe de misericórdia" nos neozelandeses a 10 minutos do fim, feito do bom Mitch Nichols. Com a vitória no confronto direto, o Brisbane ultrapassa o Phoenix, alcançando a vice-liderança, com 35 pontos, dois a mais que o rival.


Hernández mostra habilidade ao rematar e garantir um dos gols da vitória do Victory


  Quem perdeu uma grande chance de se distanciar na ponta da tabela foi o Central Coast Mariners. Ainda abalada pela derrota em casa frente o Roar, a equipe auri-azul não conseguiu mostrar um bom futebol e acabou batida pelo Melbourne Victory por 2-1. Atuando no AAMI Park, o Victory conseguiu superar a má fase e, mesmo tendo sofrido o gol de Rogic logo aos oito minutos, teve forças para alcançar a reviravolta no marcador, anotada pelo arisco Carlos Hernández e pelo matador Harry Kewell. A vitória garante ao Victory a modesta 8ª posição, com 25 pontos. O Mariners segue liderando, com 40.


Confira os gols que garantiram a quebra da série negativa do Victory


  Outra equipe que surpreendeu no final de semana foi o Sydney FC. Contando com os gols de seus ídolos na temporada, Bruno Cazarine e Brett Emerton, os pouco mais de oito mil torcedores que compareceram ao Sydney Football Stadium puderam comemorar a vitória do quadro azul-celeste sobre o Glory por 2-1. Mehmet descontou para os violetas, que permanecem na 4ª colocação, com 31 pontos. Os "sky blues" seguem na luta pela vaga, com 27 pontos, no 7º posto.


O Sydney manteve acesa a chama da esperança com uma vitória sobre o Glory. Veja os gols


  Para ficar com a última vaga, o Sydney terá de torcer contra o Newcastle Nets, atual 6º colocado e que vem mostrando uma belíssima ascensão nos últimos duelos. Apoiado por mais de 10 mil fãs, os "Jets" não tomaram conhecimento do Heart, batendo a equipe de Melbourne por 3-0. O domínio ofensivo dos azuis-grená ficou evidente desde o início de duelo, sendo confirmado com o gol de Brockie, aos 23 minutos.


Pepper (Jets) e Germano (Heart) disputam jogada no duelo em Newcastle


  Logo no início da etapa complementar, Ryan Griffiths, um dos destaques dos aviadores na temporada, tratou de desmantelar qualquer possibilidade de reação dos alvirrubros, anotando o segundo tento para os locais. A festa da torcida de Newcastle ficou completa aos 31, quando Ryan Bridges, que havia entrado a apenas quatro minutos, balançou as redes de Bolton pela última vez. O triunfo põe os Jets no Top Six, com 28 pontos. O Heart aparece em quinto, com 30.


Confira os gols da atuação impecável do Newcastle contra o Heart


  No duelo dos desesperados, Gold Coast United e Adelaide United se enfrentaram no Skilled Park sem maiores pretensões. A vitória aparecia como questão de honra para as duas equipes, já que o cenário era desalentador: apenas 1723 pessoas compareceram ao estádio em Robina para assistir o duelo, desmotivadas pela campanha dos locais e pelas fortes chuvas que caíram na região. Apesar de pequeno, o público pôde vibrar logo aos 8 minutos, quando Levchenko desviou contra o próprio patrimônio, abrindo o placar para o GCU.


Frente pouco menos de 2 mil pessoas, o Adelaide bateu o GCU. Veja os gols


  Mas a festa do lanterna do campeonato não demorou a ruir: ainda na primeira etapa, Bruce Djite igualou a contagem para os "Reds". No segundo tempo, mostrando maior disposição e melhor habilidade no terreno molhado, a equipe de Adelaide conquistou a vitória, obtida graças ao gol de Dario Vidosic aos 15 minutos. Daí em diante, o duelo foi uma mescla de melancolia e monotonia, simbolizando as campanhas das duas equipes na temporada e suas posições na tábua de classificação: enquanto o Adelaide é o 9º, com 23 pontos, o GCU segura a lanterna vermelha, com 15.


Nem o novato capitão Cooper, de apenas 17 anos, foi capaz de evitar a derrota do GCU ante o Heart


  Tentando honrar sua torcida e tradição, já que qualquer objetivo de classificação aparece como inviável nas atuais circunstâncias, o Gold Coast United retornou a campo nesta sexta-feira, na abertura da 21ª rodada, frente o Melbourne Heart. No encontro de duas equipes que tentavam a reabilitação na competição, melhor para os alvirrubros: a 11 minutos do fim, Babalj conseguiu balançar as redes de Tyson, garantindo três pontos para a equipe do AAMI Park em um duelo marcado pela baixa qualidade técnica.


  Confira a classificação da A-League:
  
Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Central Coast
40
2
Brisbane Roar
35
3
Wellington Phoenix
33
4
Perth Glory
31
5
Melbourne Heart
30
6
Newcastle Jets
28
7
Sydney FC
27
8
Melbourne Victory
25
9
Adelaide United
23
10
Gold Coast
15

Nenhum comentário:

Postar um comentário