domingo, 19 de fevereiro de 2012

Tefana surpreende Waitakere e põe fogo na disputa do Grupo A da O-League!

  Por João Victor Gonçalves


  As surpresas estiveram presentes nos dois duelos válidos pelo Grupo A da O-League disputados neste fim de semana. Atuando no Taiti, o atual campeão neozelandês não foi páreo para o bravo time do Tefana; já no Estádio Numa Daly, o Mont-Dore não conseguiu fazer do apoio de sua torcida o alento necessário para conseguir a primeira vitória de sua história na competição continental. Melhor para o Ba, que soube administrar a vantagem obtida ainda na primeira etapa e saiu com três valiosos pontos.


Painbeni (10, Mont-Dore) protege bola no meio de campo


  Sonhando com a classificação à Grande Final, Mont-Dore e Ba entraram em campo com apenas um objetivo em mente: a vitória. O empate ou a derrota significaria para um dos quadros a eliminação precoce na principal competição da Oceania. Como resultado da motivação dos dois quadros, o início de jogo foi movimentado, com as duas equipes buscando o ataque. Enquanto o quadro rubro-negro apostava nos tiros de longa distância, as jogadas trabalhadas eram a marca dos "homens de preto".


Disputa de bola na região central do belíssimo gramado do Numa Daly


  A partir dos 30 minutos, a posse de bola da equipe fijiana prevaleceu sobre a velocidade e disparos de longa distância dos caledonianos. Daí em diante, não demorou muito para o Ba conseguiu seu gol: após bola alçada na área, o árbitro neozelandês Peter O'Leary viu pênalti a favor dos fijianos. Na cobrança, o experiente Osea Vakatalasau teve a calma necessária para abrir a contagem.


No duelo de ida (foto), o Ba já havia vencido o Mont-Dore por 2-1. Foto: Fiji Times


  Atrás do placar, o Mont-Dore passou a buscar desesperadamente o gol de empate, esbarrando na bem postada defesa do Ba, comandada por Kalou e Kumar. Além disso, os contra-golpes dos atuais campeões fijianos levavam constante perigo à meta de Wachou. Apesar da insistência dos locais, a melhor qualidade técnica da equipe alvinegra foi decisiva para a manutenção do resultado até o último minuto. Com a derrota, o Mont-Dore dá adeus às chances de classificação. Já o Ba mantém vivas as esperanças de alcançar uma vaga na Grande Final.


O experiente Vakatalesau foi o grande nome da vitória do Ba sobre o Mont-Dore


  A equipe caledoniana foi a campo com: 1. Jean-Jacques WACHOU (G); 2. Dominique SAWA; 4. Jean-Patrick WAKANUMUNE; 5. Georges WADENGES (C); 7. Patrick DIAIKE; 8. Kalaje GNIPATE; 10. Romain PAINBENI; 14. Steevens LONGUE; 15. Pascal KENON; 18. Jean-Marc HMALOKO; 24. Yoann GERBET; o comando ficou nas mãos do vanuatuano Percy Avock. Já o Ba jogou com: 1. Jone RALULU (G); 4. Manueli KALOU; 5. Ronil KUMAR (C); 6. Jone VESIKULA; 11. Alvin SINGH; 12. Remueru TAKIATA, 18. Laisemia RAMA; 20. Marileko NAKAMA; 25. Aisea CODRO; 26. Marika MADIGI; 29. Osea VAKATALESAU; o técnico é Yogendra Dutt.


O placar do jogo de ida serviu como motivação para a revanche da equipe taitiana


  No outro duelo do Grupo, ocorreu a grande surpresa da rodada: atuando em Faa'a, o Tefana não tomou conhecimento do Waitakere United, atual campeão neozelandês, e desferiu um profundo golpe nas pretensões do quadro de Neil Emblen. Com um poderio ofensivo incrível, o conjunto amarelo não encontrou barreiras na, até então, melhor defesa da competição, dominando a partida do primeiro ao último minuto.


O Tefana se consolidou como grande "asa negra" do Waitakere, graças às vitórias em 2011 (foto) e no último duelo


  A expressão acima pode ser vista como literal, já que antes da primeira volta do ponteiro os locais se puseram à frente do placar: Alvin Tehau apareceu livre pra fazer a alegria da torcida taitiana e inaugurar o placar no Estádio Louis Ganivet. O gol parece ter abalado a equipe alvirrubra e trouxe um desgaste psicológico tão prejudicial quanto o físico, gerado pela longa viagem de Auckland até Faa'a.


Neuffer mais uma vez liderou a armação de jogadas do quadro taitiano


  Aproveitando a desorganização dos rivais, o Tefana chegou ao segundo gol ainda na etapa inicial: Sebastien Labayen mostrou que possui categoria suficiente para representar uma das equipes mais tradicionais da Polinésia e aumentou a vantagem para delírio da massa amarela e verde.


Jogadores do Tefana celebram um dos gols da vitória sobre o Waitakere por 3-1, na última temporada


  Buscando a reabilitação na segunda etapa, o Waitakere United partiu para o ataque tentando alcançar seus objetivos em alguma triangulação ofensiva originada nos pés de Krishna, De Vries ou Butler. Mas a qualidade da marcação de todo o sistema de meia-cancha dos taitianos acabou com qualquer possibilidade de reação alvirrubra. Para completar a festa dos campeões polinésios, o craque Taufa Neuffer não encontrou obstáculos na defensiva neozelandesa e completou sem chances para Jorgensen. 3-0 no placar e a manutenção do jejum de vitórias do Waitakere United em solo taitiano: nas últimas três temporadas, a equipe soma duas derrotas ante o Tefana (3-1 e 3-0) e um empate contra o Magenta (1-1) em duelos válidos pela O-League.


Na temporada 2010-11, o Tefana já havia batido o Waitakere United por 3-1. Relembre o duelo vendo os gols


  A equipe que levou o Tefana aos 7 pontos e manteve o quadro amarelo com chances de classificação foi a seguinte: 23. Xavier SAMIN (G), 3. Pierre KUGOGNE, 6. Heimano BOUREBARE, 7. Taufa NEUFFER, 8. Tetiamana MARMOUYET, 11. Jean-Claude CHANG KOEI CHANG, 15. Lorenzo TEHAU, 16. Sebastien LABAYEN, 18. Tauraa MARMOUYET, 19. Alvin TEHAU, 20. Axel WILLIAMS. O técnico é Laurent Henis. Já o atual campeão neozelandês, que segue na ponta da chave, com 9 pontos, atuou com: 1. Carl JORGENSEN (G), 2. Jason ROWLEY, 6. Matt CUNNEEN, 7. Martin BULLOCK, 8. Chris BALE, 10. Allan PEARCE, 11. Ross McKENZIE, 12. Roy KRISHNA, 16. Neil EMBLEN, 17. Jake BUTLER, 20. Ryan DE VRIES. O comando é do ex-jogador Neil Emblen. Na próxima rodada, o Waitakere United tem uma parada dura, atuando contra o Ba no Govind Park. Já o Tefana recebe o Mont-Dore em mais um clássico francófono desta edição da competição.


  Confira a classificação do Grupo A da O-League:
  
Equipe                    J      V     E     D     GP   GC   PG 
Waitakere United
4
3
0
1
15
 9     
AS Tefana
4
2
1
1
8
12
 7
Ba
4
2
0
2
4
9
 6
AS Mont-Dore
4
0
1
3
2
5
 1
  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário