terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Começou a temporada 2012 no futebol tuvaluano!

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves


  Começou no último fim de semana mais uma edição da The National Provident Fund Championship League (NPF), a principal competição do futebol tuvaluano. Dentro de campo, 8 equipes brigam pelo título máximo a nível nacional. O grande destaque da edição 2012 é o Nauti, atual pentacampeão do certame. Todavia, a equipe da capital não conseguiu mostrar um bom futebol na rodada inaugural e acabou sendo batida pelo Lakena United por 2-1.


Confira a localização geográfica dos oito participantes da NPF no mapa de Tuvalu


  Confirmando o bom resultado obtido na estreia, os "rubro-negros de Nanumea (como são conhecidos os atletas do Lakena United) provam que são a principal ameaça do Nauti na luta dos alvirrubros pelo hexacampeonato. Outro quadro tradicional que promete fazer frente aos atuais campeões é o FC Niutao. A equipe conquistou as três primeiras edições da NPF (2001, 2002 e 2003), e tem na quebra do jejum de 9 anos sem taças da maior competição nacional a principal motivação para a temporada. O primeiro passo foi dado, com uma vitória de 2-1, fora de casa, sobre o Manu Laeva.


Escudo do Nauti Sharks, atual pentacampeão do futebol tuvaluano


  No complemento da jornada inaugural, mais dois jogos: o Tamanuku bateu o Nanumaga por 1-0, num duelo de equipes menos tradicionais do futebol tuvaluano; já em peleja disputada em Vaitapu, a boa equipe do Tofaga não teve dificuldades para golear o Nui por 4-1. Apesar de sempre ingressarem nas competições com boas equipes, o Tofaga jamais conquistou a Liga Nacional. Com um esquadrão entrosado, que conta com o trio Okelani, Tiute e Tupagao Jr. no ataque, os alvi-azuis tentarão superar seus rivais para alcançar essa inédita façanha nesta temporada.


Apesar de jamais ter conquistado a NPF, o Tofaga, campeão da Christmas Cup em 2010 (foto), é um dos favoritos desta temporada


   No único duelo da 2ª Divisão disputado, o Lakena United B venceu o Tamanuku B por 4-0. Vale ressaltar que tal nível é composto pelas equipes B dos participantes da Divisão Especial. No próximo dia 11, mais quatro jogos agitam o gramado do Tuvalu Sports Ground, todos válidos pela 1ª Divisão da NPF: Manu Laeva x Lakena United, Nauti x Niutao, Tofaga x Nanumaga e Tamanuku x Nui. Os detalhes da he National Provident Fund Championship League, bem como da temporada futebolística tuvaluana, você confere, com exclusividade na internet brasileira, no "Do outro lado da Bola"!

2 comentários:

  1. Parece que o reinado do Nauti vai acabar essa temporada. Seria bom ver esse título rodando de mãos.

    ResponderExcluir
  2. Esperamos que o melhor vença, mas também desejamos um futebol competitivo. Cremos que, pelo bem do esporte em Tuvalu, uma maior rotatividade de campeões se faz necessária.

    ResponderExcluir