A expectativa pelos convocados das Seleções Sub-23 de Vanuatu e Ilhas Salomão para o Pré-Olímpico, enfim, acabou. Adotando planejamentos parecidos, com a convocação de um grupo de atletas para um período de treinamentos para, a partir destes, definirem-se os 20 selecionados, as Federações Vanuatuana e Salomônica divulgaram nesta semana seus selecionados para a disputa da tão sonhada vaga olímpica, a partir do dia 16 de Março, em Taupo, cidade localizada no nordeste da Nova Zelândia.
Os duelos do Pré-Olímpico serão realizados no Owen Delaney Park, em Taupo. Foto: M. Morelli
Himson Teleda é um dos jogadores do Western United, líder da Telekom S-League, convocados para a Seleção Sub-23 das Ilhas Salomão
Na lista de selecionados, nenhuma surpresa: a responsabilidade pelo arco das Ilhas Salomão ficará nas mãos de Silas Seda. Na base defensiva, o experiente trio formado por Freddie Kini, Christopher Tafoa e Michael Boso promete segurar os ataques dos principais rivais continentais. No meio, a criatividade de Jeffery Henry, do Hana, será a principal arma da equipe azul e verde na armação de jogadas. Jogando um pouco mais recuado, Tutizama Tanito promete ser o "homem-surpresa" da equipe de Eroi. Na frente, Ian Paia e Micah Lea'alafa tentarão fazer os gols necessários para levar os "bonitos" até Londres.
Tutizama Tunito é um dos grandes destaques da lista dos "bonitos". Foto: Zimbio
Embora as expectativas sejam boas por parte dos salomônicos, elas não se comparam à euforia que toma conta do torcedor vanuatuano. Os convocados de Richard Tiwai são vistos pela imprensa e fãs locais como o "Dream Team", simbolizando a melhor geração de toda a história dos "yellow boys". Visando aperfeiçoar a parte tática e se acostumar com o clima neozelandês, a seleção passará por um período de treinamento na cidade australiana de Brisbane, semanas antes do início da disputa. Vanuatu está no Grupo A do Pré-Olímpico, ao lado das Ilhas Salomão, Fiji e Samoa Americana. No Grupo B, está a anfitriã Nova Zelândia, além de Papua Nova Guiné e Tonga.
Lucien Hinge (esquerda), do Tafea, tentará repetir suas belas atuações com a camisa de Vanuatu nos Jogos do Pacífico no Pré-Olímpico
Atuando no futebol papuásio, a dupla formanda pelos irmãos Brian e Jean Kaltack promete ser o grande destaque do quadro vanuatuano no Pré-Olímpico. Robert Tasso, do Spirit 08, e Roddy Lenga, do Amicale, vêm fazendo boas atuações na Liga Nacional e, caso consigam repetir esse desempenho na Nova Zelândia, poderão manter viva a esperança do sonho olímpico para o povo de Vanuatu.
Confira abaixo da lista de convocados das Ilhas Salomão para o Pré-Olímpico:
Silas SEDA - Solomon Warriors
Peter KIRIAU - Hana
Freddie KINI - Koloale
Christopher TAFOA - Solomon Warriors
Emmanuel POILA - Solomon Warriors
Francis LAFAI - Koloale
Michael BOSO - Western United
Israel Fanai KOTI - Koloale
Jeffery HENRY - Hana
Augustine SAMANI - KoloaleHimson TELEDA - Western United
Moffat KILIFA - Western United
Jeffery BULE - Solomon Warriors
Tutizama TANITO - Marist Fire
Jerry Lou DONGA - Solomon Warriors
Johan DOIWALE - Real Kakamora
Ian PAIA - Koloale
Micah LEA’ALAFA - Solomon WarriorsCarroll KAKATE - Solomon Warriors
Tony OTINI - Hana
Alguns dos convocados já se enfrentaram no amistoso entre Ilhas Salomão e Vanuatu. Veja os gols
Bernard DANIEL (Spirit 08)
Dominique FRED (Shepherds United)
Lucien HINGE (Tafea)
Selonie IARUEL (Tafea)
Kevin IATA (Tafea)
Didier KALIP (Spirit 08)
Barry KALPOVI (Tupuji Imere)
Brian KALTACK (Erakor Golden Star, PNG)
Jean KALTACK (Erakor Golden Star, PNG)
Roddy LENGA (Amicale)
Octav MELTECOIN (Spirit 08)
Sailas NAMATAK (Tafea)
Willie SIRI (Spirit 08)
Johnny TIRAENG (Amicale)
Willie OLA JIMMY (Shepherds United)
Eddison STEPHEN (Shepherds United)
Kensi TANGIS (Amicale)
Robert TASSO (Spirit 08)
Junia VAVA (Seveners United)
Ivong WILSON (Shepherds United)
Fonte das demais imagens: OFC
Muita expectativa sobre esse dream team de Vanuatu. Já começaram com sorte ficando no grupo que não é o da Nova Zelândia.
ResponderExcluirQuanto as Ilhas Salomão sinceramente não sei o que esperar. Espero que surpreendam.