quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vanuatu e Ilhas Salomão anunciam lista oficial de convocados para o Pré-Olímpico

  Por João Victor Gonçalves


  A expectativa pelos convocados das Seleções Sub-23 de Vanuatu e Ilhas Salomão para o Pré-Olímpico, enfim, acabou. Adotando planejamentos parecidos, com a convocação de um grupo de atletas para um período de treinamentos para, a partir destes, definirem-se os 20 selecionados, as Federações Vanuatuana e Salomônica divulgaram nesta semana seus selecionados para a disputa da tão sonhada vaga olímpica, a partir do dia 16 de Março, em Taupo, cidade localizada no nordeste da Nova Zelândia.


Os duelos do Pré-Olímpico serão realizados no Owen Delaney Park, em Taupo. Foto: M. Morelli

  A ansiedade pela lista era maior por parte do torcedor salomônico já que, juntamente com ela, seria revelado o nome do comandante da equipe. E a SIFF não decepcionou seus aficionados, anunciando como treinador o experiente Luke Eroi, atualmente no comando do vice-campeão da O-League 2010/2011, Amicale. Eroi terá a sua disposição dois auxiliares experientes no futebol local: Batram Suri, ex-jogador dos "bonitos", e Moses Toata, comandante do Solomon Warriors, equipe da Telekom S-League, comporão a comissão técnica.


Himson Teleda é um dos jogadores do Western United, líder da Telekom S-League, convocados para a Seleção Sub-23 das Ilhas Salomão


  Na lista de selecionados, nenhuma surpresa: a responsabilidade pelo arco das Ilhas Salomão ficará nas mãos de Silas Seda. Na base defensiva, o experiente trio formado por Freddie Kini, Christopher Tafoa e Michael Boso promete segurar os ataques dos principais rivais continentais. No meio, a criatividade de Jeffery Henry, do Hana, será a principal arma da equipe azul e verde na armação de jogadas. Jogando um pouco mais recuado, Tutizama Tanito promete ser o "homem-surpresa" da equipe de Eroi. Na frente, Ian Paia e Micah Lea'alafa tentarão fazer os gols necessários para levar os "bonitos" até Londres.


Tutizama Tunito é um dos grandes destaques da lista dos "bonitos". Foto: Zimbio


  Embora as expectativas sejam boas por parte dos salomônicos, elas não se comparam à euforia que toma conta do torcedor vanuatuano. Os convocados de Richard Tiwai são vistos pela imprensa e fãs locais como o "Dream Team", simbolizando a melhor geração de toda a história dos "yellow boys". Visando aperfeiçoar a parte tática e se acostumar com o clima neozelandês, a seleção passará por um período de treinamento na cidade australiana de Brisbane, semanas antes do início da disputa. Vanuatu está no Grupo A do Pré-Olímpico, ao lado das Ilhas Salomão, Fiji e Samoa Americana. No Grupo B, está a anfitriã Nova Zelândia, além de Papua Nova Guiné e Tonga.


Lucien Hinge (esquerda), do Tafea, tentará repetir suas belas atuações com a camisa de Vanuatu nos Jogos do Pacífico no Pré-Olímpico


  Atuando no futebol papuásio, a dupla formanda pelos irmãos Brian e Jean Kaltack promete ser o grande destaque do quadro vanuatuano no Pré-Olímpico. Robert Tasso, do Spirit 08, e Roddy Lenga, do Amicale, vêm fazendo boas atuações na Liga Nacional e, caso consigam repetir esse desempenho na Nova Zelândia, poderão manter viva a esperança do sonho olímpico para o povo de Vanuatu.


  Confira abaixo da lista de convocados das Ilhas Salomão para o Pré-Olímpico:


  Silas SEDA - Solomon Warriors
  Peter KIRIAU - Hana
  Freddie KINI - Koloale
  Christopher TAFOA - Solomon Warriors
  Emmanuel POILA - Solomon Warriors
  Francis LAFAI - Koloale
  Michael BOSO - Western United
  Israel Fanai KOTI - Koloale

  Jeffery HENRY - Hana
  Augustine SAMANI - Koloale
  Himson TELEDA - Western United
  Moffat KILIFA - Western United
  Jeffery BULE - Solomon Warriors
  Tutizama TANITO - Marist Fire
  Jerry Lou DONGA - Solomon Warriors
  Johan DOIWALE - Real Kakamora

  Ian PAIA - Koloale
  Micah LEA’ALAFA - Solomon Warriors
  Carroll KAKATE - Solomon Warriors 
  Tony OTINI - Hana



Alguns dos convocados já se enfrentaram no amistoso entre Ilhas Salomão e Vanuatu. Veja os gols

  Confira abaixo da lista de convocados de Vanuatu para o Pré-Olímpico:


  Bernard DANIEL (Spirit 08)
  Dominique FRED (Shepherds United)
  Lucien HINGE (Tafea)
  Selonie IARUEL (Tafea)
  Kevin IATA (Tafea)
  Didier KALIP (Spirit 08)
  Barry KALPOVI (Tupuji Imere)
  Brian KALTACK (Erakor Golden Star, PNG)
  Jean KALTACK (Erakor Golden Star, PNG)
  Roddy LENGA (Amicale)
  Octav MELTECOIN (Spirit 08)
  Sailas NAMATAK (Tafea)
  Willie SIRI (Spirit 08)
  Johnny TIRAENG (Amicale)
  Willie OLA JIMMY (Shepherds United)
  Eddison STEPHEN (Shepherds United)
  Kensi TANGIS (Amicale)
  Robert TASSO (Spirit 08)
  Junia VAVA (Seveners United)
  Ivong WILSON (Shepherds United)



  Fonte das demais imagens: OFC

Um comentário:

  1. Muita expectativa sobre esse dream team de Vanuatu. Já começaram com sorte ficando no grupo que não é o da Nova Zelândia.

    Quanto as Ilhas Salomão sinceramente não sei o que esperar. Espero que surpreendam.

    ResponderExcluir