domingo, 29 de junho de 2014

Havaí: confira um resumo com as principais competições da Liga de Oahu em 2013/14!

  Por Carlos Santos

  Chegou ao fim no último mês mais uma Temporada da Liga de Oahu, a principal competição esportiva do futebol haviano. Começamos nosso giro pela divisão principal de Oahu, que inicialmente contou com 10 clubes em busca do título; porém, após onze rodadas, o Kahekili desistiu da disputa. Após 17 emocionantes jornadas, o tradicional Lanikai Tuesday confirmou seu favoritismo e terminou na liderança do campeonato, com a incrível marca de 16 vitórias e apenas um empate, conquistando a "Taça Sullivan" (prêmio dado ao campeão da Temporada Regular). Ao lado do HSC Bulls, a equipe verde-negra conseguiu a vaga direta nas semifinais.


Lance do duelo entre HSC Bulls (cinza) e Faded Premier (azul)

  Com a desistência o Kahekili foi automaticamente rebaixado para a 2ª Divisão; outro que não fez uma boa campanha e perdeu seu posto na elite é o Faded Premier, que terá o acesso como principal meta na próxima temporada. Nos play-offs que antecederam as semifinais, Dawgs e Kamikaze conseguiram a classificação ao eliminar Bulls Juniors (2-0) e Rush Latin (1-2), respectivamente.


Bela paisagem durante o encontro entre Waipio (verde) e Dawgs (laranja)

  Nas semifinais, o Lanikai Tuesday sofreu, mas venceu o valente Kamikaze pela contagem mínima, conseguindo um posto na decisão do futebol de Oahu; na outra semifinal, o HSC Bulls, que havia somado 38 pontos na fase inicial, foi surpreendido pelo Dawgs e acabou batido por 2-1, perdendo a chance de conquistar o principal título do futebol havaiano.


As belas paisagens são típicas no futebol haviano

  Na grande decisão, as duas equipes entraram em campo com retrospectos bem diferentes: enquanto o tradicional Tuesday chegava à 19ª final em sua história, sendo a 4º consecutiva na Liga de Oahu, sonhando com o tricampeonato, o Dawgs debutava em decisões, sonhando com a conquista do título inédito.


Eis o elenco do Lanikai Tuesday (foto), campeão da 1ª Divisão da Liga de Oahu

  Nos 90 minutos da decisão, não faltaram emoções e, após um duelo muito equilibrado, Lanikai Tuesday e Dawgs ficaram no 1-1; dessa maneira, o campeão havaiano foi conhecido numa infartante disputa de pênaltis. Após 9 cobranças, o Lanikai Tuesday confirmou o favoritismo e venceu por 5-3, conquistando o título máximo do futebol de Oahu pela 12ª vez em sua história. A artilharia do certame também ficou com os verde-negros: Duke Hashimoto foi o "Pichichi" da Liga, com 20 gols.


Duke Hashimoto (esquerda) foi o grande artilheiro da 1ª Divisão, com 20 gols

  Já na Divisão de Acesso, 10 times sonhavam com o tão ansiado posto na 1ª Divisão de 2014/15. Na fase de classificação, o tradicional International teve a melhor campanha, com 42 pontos em 18 jogos, conquistando a versão "prateada" da "Taça Sullivan" e conseguindo, ao lado do Watson Properties, um posto direto nas semifinais. Na outra ponta da tabela, Rush Latin e Kaka'ako United foram rebaixados para a 3ª Divisão.


Eis o show de imagens da 2ª Divisão Havaiana

  Na fase dos play-offs, que precedem as semifinais, o Hawaii Rush goleou o Boca Honolulu por 6-0 e prosseguiu na luta pelo acesso; no outro duelo, bem mais equilibrado, o Ronis bateu o Phoenix Holokahi por 3-2, seguindo vivo na disputa.


Goleiro se arrisca durante duelo da 2ª Divisão Havaiana

  Nas semifinais, o International, dono da melhor campanha do certame, bateu o Rush Latin por 3-1 e assegurou um posto na decisão; já o Ronins surpreendeu o Watson Properties, vencendo o duelo longe de seus domínios por 2-0. Na grande decisão, o International, formado por imigrantes japoneses, confirmou seu favoritismo, vencendo o Ronins por 2-0 e assegurando o título e o retorno à elite do futebol de Oahu. A artilharia do certame ficou com Dyrk Teramae, do Boca Honolulu, que balançou as redes rivais em 20 ocasiões.


O bom time do International (foto), formado por imigrantes japoneses, foi o grande campeão da 2ª Divisão de Oahu

  Pela terceira e última divisão de Oahu, apenas 7 times (Lanikai Thursday, Stoked, Undertown, Shoguns, Boca West, Gunners e Team XI) estavam na disputa. Após 18 rodadas, o Lanikai Thursday obteve a "Taça Sullivan" com a impressionante marca de 16 vitórias, um empate e apenas uma derrota em 18 jogos, totalizando 49 pontos.

Stoked (branco) e Boca West (laranja) se enfrentam pela 3ª Divisão de Oahu 

  Na fase semifinal, o Lanikai Thursday obteve uma vitória pelo placar mínimo sobre o Shoguns e classificou-se para a grande decisão; o outro finalista saiu do duelo entre Stoked e Undertown, no qual o primeiro saiu vitorioso, novamente pela contagem mínima. Na grande decisão, o duelo entre Thursday e Stoked foi equilibrado e teve um final surpreendente: com uma vitória por 1-0, o Stoked garantiu o título e o acesso à 2ª Divisão. A artilharia do certame foi de Sebastian Schaeffer, do Gunners, com 17 gols.

Time do Stoked, campeão da 3ª Divisão de Oahu, posa para foto

  A segunda maior competição de Oahu é a Copa Robledo, que reúne todos os participantes das três divisões locais. Após a disputa de grupos entre as equipes de escalões inferiores, Watson Properties, Waipio, Vaiete, Stoked, Phoenix Holokahi, Faded Premier, Rush Real, Boca Honolulu e Kap Park uniram-se às sete melhores equipes da última temporada (Dawgs, HSC Bulls, Aloha Amazon, Lanikai Tuesday, Rush Latin, Kamizake e Bulls Juniors).


As partidas decisivas do futebol havaiano são disputadas no belo Waipio Stadium (foto)

  Nas oitavas-de-final, na qual os participantes ganham um prêmio de 50 dólares, o Lanikai Tuesday não teve dificuldades e goleou o Kap Park por 6-1; em outra partida com placar elástico, o Watson Properties venceu o Vaiete por 4-0. O primeiro empate da série foi entre Kamizake e Boca Honolulu, que não saíram do 0-0; nos pênaltis, melhor para o Boca Honolulu, que venceu por 4-3. O Dawgs garantiu sua vaga ao bater o Waipio por 3-0; já o HSC Bulls não tomou conhecimento do Stoked, campeão da 3ª Divisão, despachando os rivais por impiedosos 9-0. Fecharam a fase: Aloha Amazon (4) 0-0 (3) Phoenix, Bulls Juniors 3-0 Rush Real, Rush Latin 7-2 Faded Premier.


Eis o belo troféu da Copa Robledo (foto), a segunda principal competição do futebol havaiano

  Já na fase de quartas-de-final, na qual os participantes ganham 100 dólares como premiação, o Lanikai Tuesday, apesar de não repetir a boa atuação das oitavas, bateu o Watson Properties por 2-0. Já o Dawgs, em um duelo equilibrado contra o Boca Honolulu, venceu por 3-2. Apesar do placar magro de 1-0, o HSC Bulls eliminou o Aloha Amazon e alcançou as semifinais. No último jogo da fase, o Bulls Juniors não esteve presente para o duelo contra o Rush Latin, que se classificou por W.O..


O goleiro brasileiro Guilherme Aires (amarelo) garante a classificação do Aloha Amazon em disputa de pênaltis com o Phoenix

  Nas semifinais, Lanikai Tuesday e Dawgs entram em campo buscando uma vaga na final. Durante os 90 minutos, empate por 1-1; porém, nos pênaltis, a exemplo do que ocorreu na 1ª Divisão, vitória verde-negra por 4-1; já o HSC Bulls fez o suficiente para bater o Rush Latin por 1-0 e chegar à grande decisão da Copa Robledo.


Elenco do Lanikai Tuesday (foto) posa ao lado do troféu da Copa Robledo

  Na grande decisão, o HSC Bulls, maior vencedor da Copa Robledo com oito conquistas, tentava seu nono título na disputa de sua décima final; do outro lado, o poderoso Lanikai Tuesday, multicampeão da Liga de Oahu, não gozava de um bom histórico na Copa, tendo apenas uma conquista em sua galeria. Após 90 minutos de muita disputa, o Tuesday confirmou sua hegemonia no futebol de Oahu ao bater o Bulls por 3-2 e garantir o caneco e o prêmio de 250 dólares. A artilharia do certame foi de Michael Werdirn, do Watson Properties, autor de 6 gols.

  Fonte das Imagens: MISO

Nenhum comentário:

Postar um comentário