segunda-feira, 16 de junho de 2014

Manu Laeva conquista torneio de futebol do Tuvalu Games pela quarta vez na história

  Por Carlos Santos

  Nas últimas semanas, foi realizada mais um edição do Tuvalu Games, espécie de "olimpíada nacional" que une atletas de todas as ilhas do arquipélago. A disputa no Futebol Masculino mostrou-se acirrada e culminou com a consagração do Manu Laeva, campeão do torneio pela quarta vez. Confira abaixo um resumo da competição.


Eis o escudo do Manu Laeva Football Club, campeão do Tuvalu Games pela quarta vez na história

  O Grupo 1 foi formado por Tofaga, Lakena United, Nauti e Tamanuku. Os grandes favoritos para a classificação eram Nauti e Tofaga; o multicampeão tuvaluano tentava conquistar um dos raros torneios nacionais que ainda não constam em suas galerias, enquanto que o Tofaga lutava pelo quarto título do certame.


Campeões da Tuvalu A-Division em 2014, os atletas do Nauti (foto) não conseguiram repetir o bom desempenho no torneio de futebol do Tuvalu Games

  Todavia, ambos decepcionaram: o Tofaga conseguiu sua única vitória no clássico contra o Nauti, enquanto que os "Polvos" só triunfaram ante o modesto Tamanuku. Com um empate na última rodada, o quadro alvinegro de Nukufetau se classificou na segunda posição da chave, ficando atrás apenas do invicto Lakena United.


O bom time do Tofaga (foto) não passou da primeira fase na edição 2014 do Tuvalu Games

  No Grupo 2, Manu Laeva e Ha'apai United não tiveram dificuldades para superar Nui e Niutao e garantir a classificação. Os alviverdes conseguiram três vitórias em três jogos, marcando 11 tentos e sofrendo apenas um; já o Ha'apai United triunfou nos confrontos diretos contra seus oponentes diretos pela segunda vaga e garantiu seu posto nas semifinais.


Representando a ilha de Nukufetau, o Tamanuku (foto) obteve a terceira colocação do Tuvalu Games 2014

  No primeiro duelo das semifinais, Lakena United e Ha'apai United se enfrentaram em busca de uma vaga na grande decisão. Ao final dos 90 minutos, os "peixes-espada" acabaram surpreendidos pelo valente Ha'apai United, que triunfou por 2-1 e obteve a chance de conseguir um inédito título no futebol tuvaluano. No outro confronto, o Manu Laeva fez jus à melhor campanha do campeonato e venceu o Tamanuku por 2-1. Dessa forma, a disputa pelo ouro ficou entre alviverdes e auriverdes.


Eis o time do Manu Laeva (foto), campeão do Torneio de Futebol do Tuvalu Games pela quarta vez na história


  Como prêmio de consolação, Lakena United e Tamanuku entraram em campo para a disputa da medalha de bronze; representante a ilha de Nukufetau, o Tamanuku triunfou pela contagem mínima e garantiu a festa dos alvinegros. Já na grande decisão, o Manu Laeva confirmou seu leve favoritismo e venceu por 2-0. Com o triunfo, a festa foi grande entre os atletas representantes da ilha de Nukulaelae, que confirmaram sua hegemonia no Tuvalu Games, conquistando o título do certame pela quarta vez na história, a exemplo de 2008, 2009 e 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário