quinta-feira, 26 de junho de 2014

Já sem chances de classificação, Austrália despede-se da Copa do Mundo com derrota para a Espanha

  Por Rodrigo Augusto

  Encerrou-se na última segunda-feira mais uma participação de um país da Oceania na história dos Mundiais da FIFA: apesar de filiada à AFC, a Austrália representou o continente “caçula” em mais uma edição do principal certame do futebol. Apesar das expectativas, os “Socceroos” não conseguiram repetir a história e despediram-se da Copa do Mundo pela primeira vez sem sequer pontuar.


Eis o escrete australiano (foto) que enfrentou a Espanha em sua despedida da Copa do Mundo de 2014

  É verdade que a última partida da primeira fase, contra a Espanha, pouco valia em termos de classificação: com ambas as seleções eliminadas, o duelo marcava mais a despedida da geração espanhola que encantou o mundo com o “Tiki Taka” frente os aguerridos australianos, que esperavam entrar para a história como dignos adversários aos ibéricos.


A Espanha adotou seu uniforme alternativo negro (foto) para enfrentar a Austrália em Curitiba

  Mesmo com Del Bosque poupando alguns de seus principais jogadores e dando oportunidades a reservas, a Espanha se mostrou superior desde o início da partida: bem postada taticamente, a equipe não encontrou maiores dificuldades para vencer o bloqueio defensivo dos “Socceroos” em sua despedida.


A torcida curitibana não poupou a Espanha de provocações quanto à sua eliminação

  Aos 36 minutos, a vitória europeia começou a se desenhar quando Juanfrán chegou à linha de fundo e cruzou para David Villa, em sua despedida da “Furia”, anotar um belo gol de letra; até o final da primeira etapa, o quadro castelhano ainda incomodou Math Ryan mais algumas vezes, mas o placar se manteve em 1-0.


Jogadores espanhóis (foto) comemoram o tento de Villa de forma discreta

  Nos 45 minutos finais, apesar de o ritmo do encontro diminuir, a Espanha buscava dar um alento a seus torcedores com mais ocasiões ofensivas: o craque Iniesta começou a brilhar em campo e, com um excelente passe, encontrou Fernando Torres livre de marcação; o atacante recebeu na esquerda da área e tocou para o fundo das redes, aumentando o marcador aos 25 minutos da etapa complementar.


Mata (13, negro, Espanha) toca a bola com eficiência contra o fundo da meta de Ryan (verde, Austrália)

  O público presente em Curitiba ainda teve tempo de ver mais um tento dos espanhóis: aos 37, Fabregas cruzou para Juan Mata, que não teve dificuldades para tocar por baixo de Ryan e decretar o resultado final em 3-0.


Assista aos melhores momentos da despedida dos "Socceroos" do Mundial de 2014


  Com o término da participação australiana em solo “canarinho”, fica evidente a necessidade de renovação do escrete auri-verde. A equipe se mostrou muito dependente de Tim Cahill, veterano atleta que disputou seu último Mundial. O talentoso atleta foi a melhor opção ofensiva do time de Postecoglou, marcando dois dos três gols oceânicos no torneio. Além disso, fica a sensação de que, contra outros adversários, de menor expressão e qualidade, a Austrália poderia ter surpreendido e, quiçá, almejar a classificação. De 2014, a Austrália leva para a casa o carinho da torcida brasileira e a certeza de que precisa evoluir muito para voltar a obter uma campanha histórica como a de 2006.

  Fonte das Imagens: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário