domingo, 5 de fevereiro de 2012

Auckland City vence "Super Derby" e aumenta vantagem sobre maior rival; Canterbury goleia e segue na cola do líder

  Por João Victor Gonçalves


  A 10ª rodada do futebol neozelandês foi marcada pelo "Super Derby", envolvendo as duas maiores equipes do país: de um lado, o Auckland City, resguardado pela liderança, mas pressionado após duas rodadas sem vencer, tentando derrubar o seu maior rival para convencer sua torcida de que pode voltar a conquistar a maior competição do futebol nacional; do outro, o Waitakere United, atual campeão nacional, que vem demonstrando certa irregularidade nas últimas rodadas, nas quais alternou boas vitórias e uma derrota para o Hawke's Bay United. A necessidade da vitória por parte dos dois lados voltou todas as atenções da imprensa e torcida locais para o confronto maior de Auckland.


Koprivcic comemora gol decisivo no "Super Derby"


  A primeira "grande jogada" do dia ficou por conta das torcidas de Auckland e Waitakere: tanto os fãs azuis quanto os vermelhos compareceram em bom número à Kiwitea Street, resultando em um público de 2003 pagantes, recorde da temporada. Visando alegrar a torcida mandante, o habilidoso Luis Corrales não teve dificuldades para superar a defensiva rival e abrir o placar para o Auckland City. A primeira etapa transcorreu sem maiores emoções, fazendo com que os "marinheiros" levassem para os vestiários uma vantagem que foi ameaçada em poucos momentos.


O argentino Emiliano Tade (19) mostra velocidade para se livrar dos rivais


  Mas o cenário do duelo mudou completamente na etapa final: na busca pelo empate, o treinador Neil Emblen mostrou todo seu arsenal ofensivo ao rival, fazendo com que os habilidosos Krishna, De Vries e Pearce levassem perigo ao arqueiro Spoonley. Todavia, o gol de empate dos alvirrubros não saiu dos pés de nenhum destes bons jogadores, mas sim dos de Chris Bale, ou melhor, de sua cabeçada certeira, premiando a maior ousadia dos atuais campeões nacionais.


O prejuízo para o City foi a lesão do arqueiro Spoonley, que passa a ser dúvida para o duelo contra o Hawke's Bay


  Embora mostrasse grande perigo nas jogadas ofensivas, o Waitakere dava brechas ao rival nas jogadas de contra-golpe. Elas possibilitaram boas chances para o City, que voltou a balançar as redes aos 24 minutos, com o experiente Danko Koprivcic, aproveitando a infelicidade do arqueiro Robinson. Abalado com o gol, o United bem que tentou reagir, mas a busca desenfreada pelo empate levou a um afrouxamento da marcação, que permitiu a Manel Exposito deixar sua marca e decretar mais uma vitória dos "azuis" no 25º Super Derby da história.


Veja os melhores momentos do 25º Super Derby da história


  Após a partida, o treinador Ramón Tribulietx se disse satisfeito pelo empenho mostrado por sua equipe: "Depois do Japão, era natural que houvesse uma queda em nossa motivação. Mas cada jogo é diferente e, desta vez, criamos boas chances e conseguimos convertê-las em gols". Do lado derrotado, Neil Emblen preferiu culpar o azar pela derrota de seu time: "Esse segundo gol 'assassinou' nossas pretensões. Tivemos azar por tomar o primeiro gol e ir para o intervalo em desvantagem. Esses gols ocorreram por acaso, mas parece que, para nós, essas coisas ocorrem com maior frequência".


Bullock (Waitakere) cobra outra postura da zaga de sua equipe durante o "Super Derby"


  Quem soube aproveitar bem o tropeço do Waitakere no "Super Derby" foi o Canterbury United. A equipe de Christchurch, mais uma vez, mostrou um bom futebol e goleou o Hawke's Bay United por "sonoros" 7-0. O grande destaque do duelo foi George Slefendorfas, autor de cinco gols. Aaron Clapham e Darren White completaram o placar, para alegria das 500 pessoas que compareceram ao ASB Football Park.


Slefendorfas foi o grande destaque da rodada, com impressionantes 5 gols no duelo entre Canterbury e Hawke's Bay


  Com seus cinco gols, o avante australiano Slefendorfas iguala o recorde de tentos marcados em único jogo da história da ASB Premiership, antes exclusividade de Benjamin Totori. Confuso e emocionado pelo feito, ele declarou: "Foi bom. Para ser honesto, o primeiro gol foi o melhor. Estamos trabalhando muito e, quanto mais eu puder marcar, mas ajudarei os meninos".


O Team Wellington mostrou um bom futebol contra o Waikato, motivado pelo empate no duelo contra o Auckland City na 9ª rodada (vídeo)


  No jogo mais emocionante da rodada, o Team Wellington confirmou sua boa fase e bateu o Waikato em Hamilton, de virada, por 3-2. O bom Adam Thomas abriu o placar para os tricolores aos 9 minutos do primeiro tempo, cobrando pênalti, mas Zucco igualou para os auri-negros dois minutos depois. Confirmando um bom início de partida, o Waikato retomou a liderança no marcador aos 18, com Tyler Boyd. Porém, James Musa mostrou que o jovem time do Wellington lutará até o fim por uma vaga nas semifinais e empatou a contagem.


Vitória contra o Waikato garantiu 3ª posição da Liga ao Team Wellington


  Quando os 170 pagantes já se preparavam para comemorar mais um ponto do Waikato na competição, o habilidoso Louis Fenton apareceu para marcar o gol da vitória da equipe capitalina, a apenas dois minutos do apito final. A importância da vitória do Team Welly pode ser vista na classificação: com o triunfo, os auri-negros ultrapassam o Waitakere na tabela, ocupando a 3ª colocação, com 19 pontos.


Jimmy Haidakis deixou sua marca no empate entre Otago e YoungHeart. Foto: Site Oficial do YHM


  No fechamento da rodada, o YoungHeart Manawatu conseguiu seu segundo ponto na temporada, ao empatar, fora de casa, com o Otago United, por 2-2. Harley Rodeka abriu o placar para os azuis, mas Suele Soromon igualou o marcador quatro minutos depois. Os nortenhos conseguiram a virada ainda no primeiro tempo, graças ao artilheiro da equipe, Jimmy Haidakis. Mas a pressão da torcida presente em Dunedin e do ataque do Otago foram mais fortes que a defensiva mais vazada da ASB Premiership, que sofreu o gol de empate aos 10 minutos da etapa complementar, anotado por Aajay Cunningham.


Haidakis comemora com seus companheiros um dos gols do empate entre YoungHeart e Otago United


  A bola volta a rolar na Nova Zelândia nesta segunda-feira, quando o fragilizado Hawke's Bay recebe o Auckland City em Napier, em duelo remanejado devido à participação dos "azuis" no Mundial de Clubes do Japão, em 2011. Caso vença, o City abre 16 pontos para o rival, 5º colocado, assegurando sua classificação às semifinais da ASB Premiership.


  Confira a classificação da ASB Premiership:
  
TIMEJVEDGPGCSGPG
Auckland City97202762123
Canterbury United107033192221
Team Wellington106132213919
Waitakere United1060430131718
Hawke's Bay United83141320-710
Otago United10316924-1510
Waikato FC9216924-157
YoungHeart Manawatu100281042-322

  Fonte das Imagens: Site Oficial da ASB Premiership  

2 comentários:

  1. Uma vitória em derby sempre traz uma motivação a mais para um clube. Agora acredito que o Auckland City vai perder os freios e conquistar o torneio da Nova Zelândia.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Rodrigo! Apesar das boas campanhas, Canterbury e Team Wellington ainda não se mostraram à altura dos atuais campeões da Oceania. Mas a fase final é "mata-mata"! Vamos esperar o que irá acontecer!

    ResponderExcluir