segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Auckland e Waitakere goleiam em rodada da ASB Premiership; Wellington e Canterbury ficam no empate

  Por João Victor Gonçalves


  A Nova Zelândia viveu no último domingo as emoções da 11ª Rodada da ASB Premiership. Nos quatro jogos da jornada, nenhuma surpresa: Auckland City e Waitakere United venceram seus respectivos duelos por goleada; no duelo mais equilibrado, Wellington e Canterbury ficaram no empate; no duelo de duas equipes que jogavam suas últimas fichas na busca por uma remota chance de classificação, o Hawke's Bay United conseguiu uma surpreendente vitória sobre o Otago United e segue respirando.


O Auckland City veio embalado para esta 11ª Rodada, após vencer o Hawke's Bay United por 3-1 (gols) em jogo disputado no meio de semana 


  Atuando em Napier, os alvinegros do Hawke's Bay United foram surpreendidos pelo Otago na primeira etapa. Com grande atuação, Ant Hancock anotou dois tentos para os azuis, deixando os 360 pagantes atônitos. Todavia, na segunda etapa, a postura da equipe foi outra: com uma blitz ofensiva desde os primeiros minutos, os "kiwis" alcançaram o empate em dois minutos, com um gol-contra de Jude Fitzpatrick e um de Watson. Nove minutos depois, os locais alcançaram a virada, com Birnie. Wilson deixou sua marca aos 34 minutos e fechou a contagem favorável aos mandantes. Com a vitória, o Hawke's mantém remotas chances de classificação, com 13 pontos. Já o Otago, com 10, está matematicamente eliminado.


Birnie (20) comemora gol da virada do Hawke's Bay United ao lado de companheiro


  Rival direto do Hawke's na luta pela vaga, o Team Wellington teve a chance de assegurar seu lugar nas semifinais já neste final de semana. Mas a equipe capitalina teve pela frente um duro adversário: o Canterbury United, embalado pelos bons resultados das últimas rodadas e vice-líder do certame. Adotando uma postura ofensiva na etapa inicial, o Wellington foi penalizado aos 30 minutos, quando o bom Aaron Clapham abriu o placar em favor dos "dragões".


Clapham (branco, Canterbury) sofre com a marcação de Eagar (Team Wellington)


  No segundo tempo, a tônica da partida se inverteu: com melhor preparo físico, o Team Wellington partiu com tudo para o ataque, criando as melhores oportunidades e exigindo boas intervenções do arqueiro Adam Highfield. O sucesso só esteve presente nas ações dos auri-negros a seis minutos do fim, quando Louis Fenton conseguiu, enfim, vencer a barreira defensiva branca. Apesar do empate no "apagar das luzes", o comandante do Team Welly, Matt Calcott, não se mostrou muito satisfeito: "Se estou feliz com o ponto? Não. Alguns garotos estavam cansados durante o intervalo como consequência da sequência de jogos. Pressionamos bastante na segunda etapa; isso me deixou satisfeito".


Fenton (23) subiu mais alto que a zaga do Canterbury para anotar o gol de empate do TW


  Para alegria das maiores torcidas do país, os times considerados "grandes" também entraram em campo neste final de semana. Atuando no norte do país, o Auckland City não teve dificuldades para golear o YoungHeart Manawatu, lanterna da competição, por 6-0. A expressiva vantagem do City foi construída ainda na primeira etapa, com gols de Andrew Milne, Alex Feneridis, Chad Coombes (3) e Adam Dickinson.


Com três gols, Coombes foi o grande destaque do Auckland City na goleada sobre o YoungHeart. Veja os gols da partida aqui


  Um dos mais inconformados com a derrota por parte do Manawatu era o comandante Stu Jacobs. Irritado com mais uma atuação vexatória de sua equipe, ele desabafou: "Tivemos sorte que eles tiraram o pé do acelerador no segundo tempo e não fizeram mais que 6. Muitas pessoas nesse time não tem orgulho de vestir essa camisa. Elas não dão seu coração ao time. Temos que mudar muitas coisas com o passar do tempo. Mostramos determinação e coragem contra o Otago, mas nos comportamos como 'gatinhos' contra a melhor equipe do campeonato".


Stu Jacobs (esquerda) não gostou nada do desempenho de sua equipe, o YHM, contra o Auckland City


  Completando a 11ª jornada, o Waitakere United não teve dificuldades para golear o Waikato, atuando no Fred Taylor Park. Atuando com objetividade, buscando os três pontos acima de qualquer exibição individual (conforme ordens do treinador Neil Emblen), os alvirrubros mostraram seu poderio ofensivo ainda na primeira etapa, com gols de Ryan de Vries e Chris Bale. Na segunda etapa, a equipe de Auckland diminuiu a pressão ofensiva e teve de contar com duas falhas da zaga tricolor para aumentar sua vantagem: na primeira delas, Allan Pearce foi derrubado na área por Jesse Smith. O próprio Pearce cobrou com maestria, decretando o 3-0. Para fechar a contagem, Jake Butler apareceu livre no miolo de zaga para completar bela jogada de Krishna.


Chris Bale comemora seu gol na vitória do Waitakere sobre o Waikato


  Após a partida, Emblen foi só elogios em relação ao adversário: "O Waikato tem uma boa equipe e seus jogadores melhorarão ainda mais. Eles tiveram um grande avanço desde a última vez em que nos encontramos". Agora, todas as atenções dos rapazes do Waitakere se voltam para o Tefana, equipe que os neozelandeses enfrentam no próximo final de semana, no Taiti, em duelo válido pela O-League.


  Confira a classificação da ASB Premiership:


TIMEJVEDGPGCSGPG
Auckland City119203672929
Canterbury United1171332102222
Waitakere United1170434132121
Team Wellington116232314920
Hawke's Bay United104151825-713
Otago United113171128-1710
Waikato FC10217928-197
YoungHeart Manawatu110291048-382

2 comentários:

  1. E o Auckland City se mantem invicto. Difícil alguém derrubar essa invencibilidade...

    ResponderExcluir
  2. Auckland City mostra que possui um nível superior ao de seus adversários. Resta saber se conseguirá manter esta campanha na principal competição da temporada, a O-League!

    ResponderExcluir