domingo, 13 de outubro de 2013

A-League 2013/14 começa com empate em clássico e show de Del Piero. Confira!

  Por João Victor Gonçalves

  Começou neste final de semana a Temporada 2013/14 da A-League, a principal competição do futebol australiano. Frente a frente, os dez clubes integrantes da liga na última temporada mantiveram-se em atividade, brigando pelo grande título do esporte-rei na "Terra dos Cangurus". Cinco partidas inauguraram a nova edição do certame, com direito a um debut magnífico do veterano atacante italiano Alessandro Del Piero.


O veterano Del Piero (foto) deu show no triunfo do Sydney FC sobre o Newcastle Jets. Foto: SMH

  Na última sexta-feira, 20.103 torcedores foram ao Allianz Stadium acompanhar a estreia do Sydney FC com a expectativa de que os "Sky Blues" tenham um desempenho superior ao da última temporada, quando flertaram com as últimas colocações durante boa parte do campeonato. Para que o início da jornada fosse com o "pé direito", bastava aos comandados de Frank Farina um triunfo sobre o Newcastle Jets; porém, os azuis-grenás não pareciam dispostos a facilitar a missão da equipe celeste.


Del Piero (azul, Sydney FC) ao lado de sua vítima preferida na rodada inaugural da A-League: Caravella (verde, Newcastle Jets)

  Os primeiros 20 minutos do confronto foram truncados, com as duas equipes tentando chegar ao ataque por meio de lançamentos e bolas afastadas. Na primeira boa chande da partida, Joel Chianese disparou da entrada da área, exigindo boa intervenção de Birighitti.


O "Príncipe de Turim" (azul) observa a bola entrar mansamente nas redes do Newcastle Jets (verde). Foto: SMH

  Após tentativas mal-sucedidas de ataque do time local, brilhou a estrela do "Príncipe de Turim": aos 35 minutos, o veterano artilheiro aproveitou bobeada de Connor Chapman e ganhou a posse de bola dentro da área dos "Jets"; para seguir na jogada, livrou-se do jovem defensor azul-grená e de seu companheiro, Caravella, com um drible desconcertante entre as pernas deste último. Para finalizar seu lance de mestre, chutou cruzado, no canto de Birighitti, para "explodir" o Allianz Stadium.



Confira os melhores lances do show de Del Piero e da primeira vitória do Sydney FC na A-League 2013/14

  Na segunda etapa, em outro lance de gênio, Del Piero decidiu a partida para os "Sky Blues": mostrando sua visão de jogo, ele deixou o jovem Chianese na cara do arqueiro Birighitti; o avante da equipe de Sydney só teve o trabalho de fuzilar a meta dos "aviadores", dando números finais para a partida e colocando o Sydney FC, momentaneamente, na vice-liderança da A-League.


Nick Fitzgerald (11, amarelo, CCM) ganha disputa de bola contra Michael Beauchamp (5, branco, WSW)

  No segundo duelo da liga, a reedição da Grand Final 2013 colocou frente a frente o atual campeão, Central Coast Mariners, e a "sensação" Western Sydney Wanderers, que, em sua primeira temporada na A-League, conseguiu o título da Temporada Regular e o vice-campeonato do certame. A atraente partida foi acompanhada por 17.134 torcedores no Bluetongue Stadium, superior à média de público da equipe de Gosford na última temporada (9.969).


A torcida do Western Sydney Wanderers (foto) compareceu em bom número ao Bluetongue Stadium

  Durante a primeira etapa, Mariners e Wanderers fizeram uma partida franca, com leve superioridade do quadro visitante, que tentava chegar ao gol por meio das bolas alçadas nas áreas na direção de Hersi e Haliti. Durante a segunda etapa, uma bola mal afastada pelo arqueiro Covic, do WSW, originou o lance de ataque do CCM que terminou na feliz conclusão de Mitchell Duke, que levou ao delírio a torcida auri-azul: 1-0 para os campeões da A-League.



Assista aos melhores lances do empate entre CCM e WSW

  Porém, pelo futebol apresentado durante os 90 minutos, a equipe comandada por Tony Popovic não merecia sair de campo derrota. E o prêmio para os seus esforços veio aos 40 minutos da etapa complementar: após boa jogada pela ala direita, o substituto Tomi Juric apareceu livre no meio da defensiva do CCM para desviar o esférico ao fundo das redes de Pasfield. O justo empate permaneceria até o término do encontro entre duas equipes que prometem brigar pelo título desta edição da A-League.


Disputa de bola acirrada no duelo entre Melbourne Heart (vermelho) e Melbourne Victory (azul)

  Ainda no sábado, a cidade de Melbourne presenciou mais uma edição do "Mel-Derby" entre Melbourne Victory e Melbourne Heart. Nas arquibancadas do Etihad Stadium, 45.202 torcedores pintaram um dos estádios mais belos da Austrália de azul-royal e vermelho. Mostrando o equilíbrio do duelo, até o encontro do último sábado foram disputados 9 clássicos, com 3 vitórias do Victory, 3 vitórias do Heart e 3 empates.


Jason Geria (25, azul, Melbourne Victory) desvia de Harry Kewell (10, vermelho, Melbourne Heart) para prosseguir na jogada

  Porém, dentro das quatro linhas, as duas equipes não conseguiram reverter em bom futebol a confiança depositada pelo público e não passaram de um empate sem gols. 9 chutes foram desferidos por cada uma das representações de Melbourne, mas as boas atuações dos arqueiros Coe e Redmayne evitaram que qualquer tento fosse anotado.




Veja os melhores lances da 10ª edição do "Mel-Derby"

  Fechando os jogos de sábado, o Wellington Phoenix parece não ter conseguido superar sua péssima campanha na última temporada, quando terminou a Fase Regular da A-League na última colocação. Em duelo contra os "leões" do Brisbane Roar, os neozelandeses, apesar de verem os rivais criarem as melhores chances nos primeiros 20 minutos, chegaram à abertura de contagem no minuto 21, por meio do oportunista Cunningham.


Jogadores do Brisbane Roar (branco) celebram o tento de Besart Berisha (7, centro)

  Porém, no segundo tempo, a equipe laranja voltou determinada a conquistar a vitória e alcançou seu objetivo contando com a efetividade de seu poderio ofensivo. Aos 20 minutos, o albanês Besart Berisha apareceu livre no meio da defensiva auri-negra e completou cruzamento vindo da esquerda para o fundo da meta de Spoonley. Aos 47 minutos, quando a partida parecia se encaminhar para o empate, Ivan Franjic apareceu livre no meio da área do Phoenix e determinou o gol da virada e da vitória do Roar, para tristeza dos neozelandeses.



Confira os melhores momentos da vitória do Roar sobre o Phoenix em Wellington

  Fechando a rodada, no duelo deste domingo, o Adelaide United fez fazer valer o "fator campo" e derrotou o Perth Glory no tradicional Hindmarsh Stadium, em Adelaide. Num começo eletrizante, o quadro anfitrião chegou à abertura de contagem aos 8 minutos, com Jeronimo Neumann. Dois minutos depois, porém, o Glory chegou ao empate por intermédio de uma cabeçada certeira de Nagai.



Veja os grandes momentos da vitória do líder United sobre o Glory

  Todavia, ainda na primeira etapa o United voltou a ficar à frente do marcador: o inspirado Jeronimo Neumann apareceu bem posicionado para aproveitar o rebote do arqueiro Vukovic e levar ao delírio a torcida de Adelaide. Para determinar o placar, na etapa complementar, o português Fábio Ferreira se antecipou à zaga do Glory e completou cruzamento vindo da esquerda com oportunismo, no canto do arqueiro do abatido Vukovic. O triunfo e a diferença de gols obtida levam o United à liderança da A-League ao término desta 1ª Rodada.

  Confira a classificação da A-League 2013/14:
  

Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Adelaide United
3
1
1
0
0
3
1
2
Sydney FC
3
1
1
0
0
2
0
3
Brisbane Roar
3
1
1
0
0
2
1
4
Sydney Wanderers
1
1
0
1
0
1
1
5
Central Coast
1
1
0
1
0
1
1
6
Melbourne Victory
1
1
0
1
0
0
0
7
Melbourne Heart
1
1
0
1
0
0
0
8
Wellington Phoenix
0
1
0
0
1
1
2
9
Perth Glory
0
1
0
0
1
1
3
10
Newcastle Jets
0
1
0
0
1
0
2

  Fonte das demais imagens: Site Oficial da A-League  

Nenhum comentário:

Postar um comentário