quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"Tiki Toa" conquistam honroso 4º lugar no Mundial de Beach Soccer e entram para a história do desporto taitiano!

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves

  Quando se soube que a Copa do Mundo de Beach Soccer de 2013 seria realizada em território polinésio, uma grande festa foi realizada pela Federação Taitiana de Futebol em parceria com a FIFA. Sem dúvidas, o feito já era equivalente a um título para o pequeno arquipélago do Pacífico. Porém, dentro de quadra, a equipe anfitriã conseguiu superar as expectativas, registrando seu nome na história do desporto taitiano.


Eis os "Tiki Toa", orgulho do Taiti, da Oceania e do esporte mundial

  Até chegar às semifinais, os “Tiki Toa” passaram pela 1ª Fase com a segunda colocação do grupo; nas quartas-de-final, a vítima dos anfitriões foi a forte seleção da Argentina, goleada por 6-1. No duelo que valia uma vaga na decisão no certame, o rival era nada menos que os russos, atuais campeões mundiais.


Faixa emblemática da torcida taitiana faz o pedido os "Tiki Toa": "Para que a história continue..."

  A expectativa para o confronto era que a equipe comandada por Angelo Schirinzi segurasse o ímpeto dos europeus e tentasse aproveitar os contra-ataques que eram proporcionados pelos rivais. Contando com o apoio de sua fanática torcida, os “Tiki Toa”, apesar de não serem apontados como favoritos, apostavam numa inédita e histórica classificação.


Disputa de bola entre Patrick Tepa (branco, Taiti) e Egor Eremeev (vermelho, Rússia)

  No primeiro período, o habitual nervosismo tomou conta dos “Guerreiros das Areias”, principalmente nos momentos de conclusão. Apesar da disciplina tática mostrada pelos polinésios, os russos foram mais eficientes e abriram o placar aos 8 minutos com Dmitry Shishin.


Angelo Tchen (branco, Taiti) tenta acertar belo lance, mas é cercado pela marcação cerrada de Yury Krasheninnikov (vermelho, Rússia)

  No segundo período, os polinésios decidiram arriscar um pouco mais e logo no início empataram com Patrick Tepa, para delírio dos mais de 5 mil presentes no Stade de To’ata. Porém, Shishin colocou a Rússia novamente à frente aos 4 minutos; quando todos acreditavam que o sinal soaria com a contagem em 2-1, Alexey Makarov fez contra, levando as equipes ao último período com o placar igualado em 2-2.


Assista aos melhores momentos do emocionante Rússia x Taiti

  No último período, a emoção foi uma constante: os donos da casa ficaram à frente do placar graças ao tento de Naea Bennett. Porém, a força russa foi mostrada antes do final do encontro: com dois gols do artilheiro Shishin, que completou seu hat-trick, e um de Makarov, os futuros bicampeões mundiais decretaram o placar final de 5-3. Aos anfitriões, restaria a honra de disputar o 3º lugar contra a tradicional seleção brasileira.


Belíssimo show abre as partidas decisivas do Mundial de Beach Soccer 2013, que contou com dois representantes da Oceania (Taiti e Ilhas Salomão)

  Dentro de quadra, o clima de cordialidade que marcou a passagem dos brasileiros pela Polinésia foi esquecido: o Taiti jogou de igual para igual contra os maiores campeões mundiais, lançando-se ao ataque; com isso, ao término do primeiro período o placar apontava 3-2 favoráveis aos brasileiros: Bruno Xavier, André e Daniel anotaram para o time “canarinho”, enquanto Li Fung Kuee e Amau fizeram para os polinésios.


Fung Kuee (vermelho) foi um dos destaques do Taiti neste Mundial

  Na segunda etapa, a rede não parou de balançar, para a alegria do bom público presente no Stade de To’ata. Eudin (2) e Jorginho anotaram para o Brasil, enquanto Li Fung Kuee novamente e Taiarui anotaram para o Taiti. Assim, a partida chegou para o período decisivo com o placar de 6-4 a favor dos sul-americanos.


Jogadores taitianos (foto) fazem o tradicional "Haka" antes de seus duelos

  No tempo final, numa mostra da superação vista durante todo o Mundial, a Seleção Taitiana partiu para cima dos brasileiros e empatou o confronto: Bennett e Taiarui anotaram os tentos dos anfitriões, levando a partida para a prorrogação, para delírio não somente dos torcedores que estavam presentes no Stade de To’ata, mas dos mais de 200 mil polinésios espalhados pelo arquipélago.


Bruno Xavier (8, amarelo, Brasil) deu trabalho aos defensores taitianos

  Nos três minutos de prorrogação, mais emoção: a 54 segundos do fim, Bruno Malias anotou o que poderia ser o “gol do bronze” para o Brasil. Todavia, no último lance da partida, após cobrança de escanteio, Naea Bennett desviou para o fundo da meta brasileira a milésimos do soar da sirene, dando sobrevida aos “Tiki Toa” na disputa. Com isso, a decisão de quem ocuparia o último lugar do pódio seria por meio da cobrança de tiros penais.


Num lindo gesto, brasileiros (amarelo) se unem aos taitianos (vermelho) ao término da partida para saudar a torcida que lotou o Stade de To'ata

  Com a missão mais do que cumprida, o time do Taiti chegou às penalidades já satisfeito com o papel desempenhado no Torneio. Por sua vez, o Brasil chegava pressionado por ter decepcionado sua torcida mais uma vez, ficando fora da disputa do título. Após o questionável 3º Lugar nas Eliminatórias, a equipe ficou de fora da Final do Mundial e ao menos tentava diminuir seu prejuízo com uma medalha.


Assista aos 14 gols e a disputa de pênaltis do duelo entre brasileiros e "Tiki Toa"

  Nas cobranças, Li Fung Kuee bateu primeiro e teve o seu penal defendido por Mão; restava a Jorginho fazer o tento brasileiro e garantir o bronze ao Brasil, o que se desenhou instantes depois no Stade de To’ata. Na final, a Rússia goleou a Espanha por 5-1 e garantiu o bicampeonato mundial de Beach Soccer.


Confira os lances da vitória russa sobre a Espanha na grande decisão

  Apesar de ficar fora do pódio, o Taiti ganha o título de “campeão moral” desta edição do Mundial de Beach Soccer. Os motivos para a conquista vêm de dentro e fora da quadra. A nível institucional, a Federação Taitiana de Futebol organizou uma competição de maneira exemplar, sucesso de público, que mobilizou todo o arquipélago em prol da prática esportiva.


A vibração da torcida taitiana (foto) com as vitórias dos "Tiki Toa" jamais será esquecida pelos amantes do Beach Soccer mundial


  Dentro de quadra, os “Tiki Toa” emocionaram todo um mundo de amantes do Beach Soccer com seu desempenho. A dedicação do capitão Naea Bennett, o esforço dos defensores Heimanu Taiarui, Raimoana Bennett e Tearii Labaste, a dedicação do suíço Angelo Schirinzi, cujo coração certamente já é taitiano, o sangue e as lágrimas de Angelo Tchen após a partida contra a Argentina e os gols de Fung Kuee certamente jamais serão esquecidos por todo um povo. Após esse feito histórico para o futebol da Oceania, só nos resta agradecer esses verdadeiros guerreiros e entoar com orgulho: “Allez Tiki Toa!”.

  Fonte das Imagens: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário