quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Tupapa Maraerenga e Kiwi SC estreiam com o "pé direito" no Qualificatório da OFC Champions League

  Por Rodrigo Augusto

  Começou a tão esperada Fase Preliminar da Liga dos Campeões da Oceania 2013/14, que reúne os campeões mais curiosos do continente. Neste ano, a disputa é em Pago-Pago, capital da Samoa Americana e, a exemplo do ano anterior, quatro equipes dos países pior ranqueados da Oceania iniciaram a disputa em busca de uma vaga na Fase de Grupos do certame.


Grande destaque do futebol cookiano no Século XXI, time do Tupapa Maraerenga (foto) é um dos favoritos à conquista da vaga

  No páreo pela tão almejada vaga, estão: Tupapa Maraerenga (Ilhas Cook), Kiwi SC (Samoa)  Lotoha’apai United (Tonga) e Pago Youth (Samoa Americana). As quatro equipes se enfrentam em turno único, com a campeã do quadrangular tendo o direito a uma vaga direta na Fase de Grupos do torneio, fato que acontece pela primeira vez na história da OFC Champions League, que teve seu formato de disputa alterado recentemente.


Lotoha'apai United (foto) é o representante de Tonga na OFC Champions League 2013/14

  Na partida inaugural do certame, o Pago Park Soccer Stadium recebeu um público razoável para assistir o duelo entre Lotoha’apai United e Tupapa Maraerenga. Antes de a bola rolar, os cookianos eram vistos como favoritos, principalmente por possuírem jogadores entrosados que também defendem as cores da seleção das Ilhas Cook. A grande esperança de gols dos alvinegros era o atacante Campbell Best.


Michael Uhatahi (vermelho, Lotoha'apai United) teve trabalho para marcar Sam Margetts (preto, Tupapa Maraerenga)

  Apostando nos contra-ataques, a equipe tonganesa entrou recuada e atraiu o Tupapa para seu campo defensivo. Neste cenário, o campeão cookiano chegou à abertura de placar logo aos 10 minutos: no primeiro lance, Campbell Best se atrapalhou mas, em seguida, comprovou seu “faro de gol” e mandou a bola para o fundo das redes alvirrubras.


Um simpático cãozinho (foto) invadiu o gramado do Pago Park durante a partida entre Lotoha'apai United e Tupapa Maraerenga

  Após o gol, a equipe cookiana passou a administrar a vantagem, evitando arriscar-se no gramado encharcado do Pago Park Soccer Stadium, castigado pelas fortes chuvas que caem sobre Samoa Americana nos últimos dias.


Grover Harmon (preto, Tupapa Maraerenga) salta para alcançar a bola e desferir um forte cabeceio

  Nos últimos minutos da etapa complementar,  o Tupapa voltou ao ataque e conseguiu aumentar a vantagem às custas da fragilidade do rival: aos 38, após cobrança de escanteio, Grover Harmon subiu mais alto que a defensiva tonganesa para aumentar a vantagem cookiana.


Assista aos melhores momentos do triunfo do Tupapa sobre o Lotoha'apai United

  Antes do término da partida, o Tupapa Maraerenga chegou ao seu terceiro e último tento: após belo levantamento de trivela na área, Hone Fowler subiu livre para dar números finais à partida. 3-0 no placar e o campeão cookiano aparece como grande favorito à conquista do Quadrangular.


Jogadores do Pago Youth (amarelo) tentaram se aquecer no gramado do Pago Park; porém, um temporal impediu que o duelo contra o Kiwi SC fosse disputado na terça-feira

  O torneio, que se iniciou na última terça-feira (15), deveria ter suas duas partidas iniciais ocorridas na mesma data; entretanto, devido às fortes chuvas que caíram sobre Pago Pago, o confronto entre Kiwi e Pago Youth foi adiado para o dia seguinte, às 9h (horário local).


Destaque na seleção samoana, Andrew Setefano (azul, centro) foi o "cérebro" do meio-campo do Kiwi SC no triunfo sobre o Pago Youth (amarelo)

  A ausência de um bom público, que não pôde apoiar o Pago Youth em virtude do novo horário do confronto, parece ter abalado a representação da Samoa Americana. Com muita autoridade, os atletas do Kiwi SC não deram chances ao rival e venceram o “Clássico das Samoas” sem maiores dificuldades.


Pequeno público que compareceu ao Pago Park observa atentamente o duelo entre Kiwi SC (azul) e Pago Youth (amarelo)

  Já na primeira etapa, a equipe definiu a vitória com a construção de um inapelável placar de 4-0, com gols de Joseph Caughan e Adam Cowan, duas vezes cada. Na etapa complementar, as equipes, que terão um dia a menos de descanso para o próximo embate, diminuíram o ritmo da partida; porém, a bola balançou as redes em mais duas oportunidades: Gun Kang descontou para o Pago Youth aos 15 minutos, para alegria do pequeno público presente; porém, o inspirado Caughan completou o seu hat-trick e selou o placar final em 5-1.


Numa manhã ensolarada em Pago Pago, o Kiwi bateu o Pago Youth; veja os gols acima


  Após a partida, a liderança do duelo está com o campeão samoano em virtude do saldo de gols. Na próxima rodada, os vencedores podem aumentar sua vantagem, já que enfrentam equipes que ainda não pontuaram: na preliminar, o Kiwi SC encara o Lotoha’apai United; na partida principal, o Pago Youth tenta a recuperação contra o Tupapa Maraerenga.

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário