quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sem conseguir marcar um gol sequer, Nova Zelândia é eliminada de forma medíocre do Mundial Sub-17

  Por Rodrigo Augusto e João Victor Gonçalves

  Vindo de uma acachapante derrota na estreia do Mundial Sub-17 por 7-0 para o Uruguai, a Nova Zelândia voltou a campo em mais duas oportunidades ainda sonhando com a classificação. Após o revés contra os “charruas”, o desafio dos “All Whites” era a tradicional seleção italiana. Além dos itálicos, outro desafio se impunha aos neozelandeses: o forte calor dos Emirados Árabes Unidos, país que sedia a edição 2013 do certame.


Jogadores da seleção italiana Sub-17 (foto) celebram o gol da vitória contra a Nova Zelândia

  A partida, disputa em Ras al-Khaimah, era digna de grandes emoções: de um lado, a “Squadra Azzurra” vinha animada após a vitória na estreia contra o bom time da Costa do Marfim; já a Nova Zelândia tentava, ao menos, pontuar para que o sonho de se classificar, ao menos, como um dos quatro melhores terceiros colocados, seguisse vivo.


O aconchegante Emirates Club Stadium (foto), localizado em Ras al-Khaimah, sediou o encontro entre Itália e Nova Zelândia

  Com uma defesa bastante equilibrada e um meio de campo ágil, os italianos partiram pra cima do time da Oceania, que apostava todas as suas fichas nos contra-ataques, jogada primordial do quadro tático esquematizado por Darren Bazeley. Aos 17 minutos, os oceânicos tiveram a grande chance de abrir o placar em pênalti assinalado após falha da defensiva “azurra”. Porém, a partir daí começou a brilhar a estrela do goleiro Simone Scuffet.


Ex-jogador da Seleção Neozelandesa, Darren Bazeley (foto) não conseguiu fazer um bom trabalho à frente dos "Kiwis" no Mundial Sub-17

  Na cobrança de Patterson, o goleiro se esticou e efetuou bela defesa, para alegria dos “azuis”. Após o pênalti desperdiçado pelos “Kiwis”, a Itália conseguiu equilibrar as ações, mas a partida foi para o intervalo com o placar ainda em branco.


O promissor arqueiro italiano Simone Scuffet (foto) foi o grande destaque na vitória italiana sobre os "All Whites"

  Porém, não demorou muito para as redes balançarem: o gol da vitória da Itália veio aos 3 minutos da etapa complementar, por intermédio de Lucas Vido. O tanto foi o segundo do jovem artilheiro em dois jogos, que mostrou perseverança e qualidade após passar “em branco” durante todo o Europeu da categoria. Após arremate de Alberto Cerri, o Goleiro “Kiwi” Zac Speedy reboteou e o inspirado Vido estufou as redes, dando números finais ao jogo em 1-0 favorável aos comandados de Daniele Zoratto.



Confira os melhores lances de Itália 1-0 Nova Zelândia

  Dependendo de uma improvável vitória contra Costa do Marfim para seguir na competição, a Nova Zelândia entrou no gramado do Estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, desacreditada. Porém, contrariando as expectativas, os “All Whites” começaram o duelo equilibrando as ações do duelo com os “Elefantes”, que mantinham maior posse de bola, mas não conseguiam furar o bem postado sistema defensivo neozelandês.


Campeões continentais em sua categoria, os rapazes da Seleção Sub-17 Neozelandesa (foto) fizeram uma pífia campanha no Mundial 2013, disputado nos Emirados Árabes Unidos

  Porém, num prazo de dez minutos, as pretensões dos oceânicos foram “por água abaixo”: aos 25, o habilidoso Moussa Bakayoko apareceu livre na grande área neozelandesa para completar contra o fundo da meta de Speedy; nove minutos depois, o defensor Nick Forrester recebeu o segundo cartão amarelo e deixou os “Kiwis” com um homem a menos no duelo.


Autor de dois gols marfinenses na vitória sobre a Nova Zelândia, Moussa Bakayoko (foto) foi o grande destaque dos "Elefantes" no duelo

  Na segunda etapa, apesar dos esforços do capitão Adam Mitchell e do arqueiro Zac Speedy, a esquadra neozelandesa sucumbiu ante o melhor preparo físico e nível técnico dos africanos: aos 3 minutos, Bakayoko, novamente bem posicionado no meio da zaga “Kiwi”, fez seu segundo tento na partida; aos 43, Meite Yakou, com uma cabeçada certeira, definiu o placar final do duelo em 3-0 favoráveis aos “Elefantes”.



Assista aos gols da vitória marfinense sobre a Nova Zelândia


  Com a terceira derrota em três jogos, a Nova Zelândia encerrou sua participação medíocre no Mundial Sub-17: a equipe de Darren Bazeley sofreu 11 tentos, não conseguindo marcar um gol sequer. Nomes “badalados” como Monty Patterson, Andrew Blake e Alex Rufer não conseguiram mostrar seu potencial e sua evolução no meio futebolístico segue como uma “incógnita”. O destaque positivo foi o capitão Adam Mitchell que, apesar de estar à frente de uma das piores defesas do certame, conseguiu mostrar seu espírito de liderança e aplicação tática.

  Confira a classificação final do Grupo B do Mundial Sub-17 2013:



1
Equipe
Uruguai
J
3
V
2
E
1
D
0
GP
10
GC
2
PG
7
2
Itália
3
2
0
1
3
2
6
3
Costa do Marfim
3
1
1
1
4
2
4
4
Nova Zelândia
3
0
0
3
0
11
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário