sábado, 12 de outubro de 2013

Tuvalu na Holanda #2: primeiras vitórias e goleadas marcam o mês de Setembro

  Por Gustavo Curvelo

  Conforme já foi notificado em nossa página, a seleção tuvaluana de futebol está realizando uma excursão pela Europa, mais precisamente na Holanda, com duração estimada em 3 meses. Após 13 partidas feitas desde que chegou ao país europeu, os oceânicos acumulam 2 vitórias, 1 empate e 10 derrotas.


Leiatu Uoli (azul, Tuvalu) mostra habilidade em lance durante partida contra o Asser Boys (laranja)

  No mês de Agosto, iniciou-se a primeira experiência intercontinental da seleção de Tuvalu, que foi para o território neerlandês realizar amistosos visando adquirir maior grau de competitividade e profissionalismo na prática do futebol. No primeiro mês, o selecionado realizou 4 partidas, perdendo em todas as ocasiões. Já em Setembro, a evolução foi visível, a ponto de os oceânicos conquistarem resultados expressivos, incluindo vitórias e um empate. Contudo, a equipe comandada por não conseguiu escapar de sofrer novas derrotas.


O período vivenciado pelos tuvaluanos na Holanda também está servindo para que os rapazes do Pacífico aperfeiçoem sua condição tática e técnica durante treinamentos com profissionais locais

  No dia 4 do nono mês do ano, a equipe enfrentou o SC Stiens. Ainda tímido por estar atuando fora de seus domínios, o escrete oceânico foi derrotado pela contagem de 5-1. 3 dias depois, sofreu outra goleada, desta vez para o VV Brederodes, por 5-0.


Os jogadores tuvaluanos passaram por uma situação engraçada durante sua excursão: jogaram contra 101 crianças durante 20 minutos; confira a "aventura" no vídeo acima

  A partir daí, uma pequena pausa forçada foi estabelecida, visto que RKVV Tongelre, VV Akkrum e SC Buitenboys desistiram de realizar amistosos contra Tuvalu. Quando voltaram a atuar, os atletas do Pacífico Sul conquistaram sua primeira vitória intercontinental da história, quando bateram o JVC Julianadorp por 2-1, com gols de Telava e Lutelu.


Delegação tuvaluana (azul) visita o Drents Museum, um dos recintos artísticos mais importantes da Holanda

  Depois disso, mais uma partida cancelada: o embate diante do RKSV FCV Venlo não ocorreu, e Tuvalu voltou a jogar em partida diante do VV Annen, quando perdeu pela contagem de 4-0.


Imagem panorâmica mostra jogadores de Tuvalu (azul celeste) e do JVC Julianadorp (azul marinho), equipe que acabou batida pelos oceânicos por 2-1

  Porém, a seleção triunfou na partida seguinte, quando bateu o VV Dwingeloo por 2-1, antes de perder para o Rolder Boys em Asser, numa goleada por 8-1. Ainda em Asser, o time mediu forças com o Asser Boys, empatando por 0-0.



A passagem dos jogadores tuvaluanos por Assen foi agitada, com direito a gravação com a TV local; confira a matéria na íntegra acima

  Já no mês de Outubro, as derrotas voltaram a acontecer. Primeiro, o time perdeu para o SV Ysselstein por 3-0. Depois, foi goleado pelo VV Baarlo por 9-2.


Fale Ala (azul, Tuvalu) tenta escapar da marcação de jogadores do Annen (vermelho); partida terminou com vitória da equipe neerlandesa por 4-0


  Agora a seleção prepara-se para a realização de seus últimos amistosos em solo europeu, que serão disputados entre os dias 12 a 30 de Outubro. Confira os adversários e as datas:

  VV Elsendorp x Tuvalu (12 de Outubro)
  SV Orion x Tuvalu (15 de Outubro)
  Wilhelmina’08 x Tuvalu (17 de Outubro)
  RKVVO x Tuvalu (19 de Outubro)
  FC Dauwendaele x Tuvalu (23 de Outubro)
  RKVV Tongelre x Tuvalu (26 de Outubro)

  VV Brabantia x Tuvalu (30 de Outubro)

  Fonte das Imagens: Tuvalu National Football Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário