segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Classificado: Kiwi surpreende Tupapa Maraerenga e está na Fase de Grupos da OFC Champions League 2013/14!

  Por Gustavo Curvelo

  O futebol da Oceania já tem candidato à “surpresa do ano”: trata-se do Kiwi FC, que bateu o Tupapa Maraerenga na tarde do último sábado (19) em Pago Pago, capital da Samoa Americana, e qualificou-se para a fase de grupos da OFC Champions League. Já o outro jogo da rodada, envolvendo as equipes de Pago Youth e Lotoha’apai United, foi cancelado.


Jogadores do Kiwi FC (azul) comemoram a conquista da Fase Preliminar da OFC Champions League

  As mudanças de regulamento na OFC Champions League deram novo ânimo para os clubes de países com o futebol em desenvolvimento: a partir desta temporada, o campeão do quadrangular preliminar entra automaticamente qualificado na fase de grupos do certame. Com isso, as equipes campeãs de Samoa, Samoa Americana, Tonga e Ilhas Cook tiveram a oportunidade de duelar entre si para decidir quem teria a oportunidade de mostrar seu futebol em âmbito continental, enfrentando equipes de ponta do continente.


O gramado encharcado (foto) não permitiu a realização do duelo entre Lotoha'apai United e Pago Youth

  Após duas rodadas jogadas, o quadro de classificação a liderança encontrava-se nas mãos dos cookianos do Tupapa Maraerenga, com 6 pontos ganhos, mesma pontuação do Kiwi FC; porém, a equipe alvinegra levava vantagem nos critérios de desempate. Por outro lado, Lotoha’apai United e Pago Youth perderam seus 2 jogos, e foram para a última rodada já sem chances de classificação.


Grover Harmon (preto, Tupapa Maraerenga) conduz a bola sobre o gramado encharcado do Pago Park

  A jornada decisiva era vista como a mais atrativa do certame, em virtude da decisão da vaga na Fase de Grupos da OFC Champions League; para os adeptos de Samoa Americana, restava a chance de ver o Pago Youth mais uma vez em ação, contra o também eliminado Lotoha’apai United. Entretanto, as condições climáticas não ajudaram as equipes que pleiteariam o terceiro posto do certame; dessa forma, o duelo foi cancelado após acordo proposto pelo árbitro da partida e aceito pela comissão técnica das duas equipes.


Rhys Ruka (8, preto, Tupapa Maraerenga) tenta bloquear o avanço de Lionel Taylor (azul, esquerda, Kiwi FC)

  Sendo assim, a única partida da 3ª e última rodada foi entre Kiwi e Tupapa Maraerenga. O início do confronto foi antecipado em 30 minutos para que a chuva não voltasse a castigar o gramado do estádio Pago Park. Antes de a bola rolar, um minuto de silêncio foi respeitado, em homenagem póstuma a Farouk Janeman, ex-diretor técnico da seleção de Fiji.


Joseph Gaughan (foto) foi um dos destaques do setor ofensivo do Kiwi FC na disputa da Fase Preliminar da OFC Champions League

  Com a bola rolando, o que se pôde observar, em meio ao pesado gramado, foi o prevalecimento do jogo físico em detrimento ao aspecto técnico. Este cenário beneficiou a equipe samoana, que se adaptou mais rápido às condições do campo, abrindo o placar aos 22 minutos. O lance ocorreu quando o goleiro do Tupapa, Liam Little, recebeu um recuo de bola e tentou chutar para o campo de ataque; porém, o arqueiro cookiano foi infeliz no remate, desviando a bola para sua direita. Aproveitando o vacilo, Martim Packer conduziu o esférico até a linha de fundo e cruzou para Adam Cowan completar para o fundo da meta alvinegra.


Rhys Ruka (preto, Tupapa Maraerenga) e Jaime Mason (azul, Kiwi FC) disputam a posse da bola, que parou caprichosamente sobre uma poça do gramado do Pago Park

  Precisando do empate para ficar com a vaga, o Tupapa começou a ocupar o campo de ataque com maior frequência; porém, cinco minutos depois de sofrer o primeiro tento, um duro golpe abateu-se sobre os cookianos: após falha da marcação alvinegra, Martim Packer recebeu passe pela esquerda, adiantou a bola e, quase já sem campo para avançar, bateu rasteiro para o gol tentando surpreender Liam Little. O goleiro não chegou a tempo na bola, que bateu na trave e retornou para o meio da área. Em outra falha da marcação do Tupapa, Jamie Mason apareceu livre para completar para o gol vazio, determinando o placar de 2-0.


Andrew Setefano (azul, direita, Kiwi FC) mostra habilidade ao dominar bola; lance é observado atentamente por Geoffrey Strickland (preto, Tupapa Maraerenga)

  Se, por um lado, tudo dava certo para o Kiwi, por outro, nada ocorria como o planejado para o Tupapa. Embora tivesse acertado uma bola na trave através de Sam Margetts, a equipe das Ilhas Cook teve a infelicidade de ter Grover Harmon expulso na metade do segundo tempo. O articulador havia feito falta aos 20 minutos e sido avertido com o cartão amarelo. Exaltado, praticou outra infração 4 minutos depois, recebeu o segundo cartão e deixou sua equipe com 10 homens em campo.


Confira os melhores lances da vitória do Kiwi FC sobre o Tupapa Maraerenga

  Apenas administrando a vantagem, o Kiwi chegou ao terceiro gol já no final do embate, aos 43 minutos: o bom finalizador Joseph Gaughan entrou na área e chutou forte, no alto da meta cookiana, sem chance de defesa para Little. A bola ainda passou rente à cabeça do arqueiro e tocou no travessão antes de entrar.


O arqueiro Masi Toetu (branco, 21, Kiwi FC) comemora a conquista da vaga ao lado de seus companheiros


  Com o resultado, o Kiwi qualifica-se para a fase de grupos da OFC Champions League pela primeira vez na história. A equipe da Samoa fará parte do Grupo A da competição, ao lado de Waitakere United, Salomon Warriors e AS Tefana, representantes de Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Taiti, respectivamente.

  Premiações:


Adam Cowan (azul, foto) dividiu o prêmio de artilheiro da Fase Preliminar da OFC Champions League com Joseph Gaughan, seu companheiro no Kiwi FC

  Encerrada a última rodada, a organização do evento premiou os grandes destaques do evento. Confira os vencedores:

  Bola de ouro: Byron Paulus (Tupapa Maraerenga)
  Chuteira de ouro: Joseph Gaughan (Kiwi FC) e Adam Cowan (Kiwi FC), com 5 gols cada
  Luva de ouro: Taufaiula Mavaega (Pago Youth)

  Confira a classificação final da Fase Preliminar da OFC Champions League:

Equipe
Kiwi
J
3
V
3
E
0
D
0
GP
12
GC
3
SG
9
PG
9
Tupapa Maraerenga
3
2
0
1
14
4
10
6
Lotoha'apai United
2
0
0
2
2
7
-5
0
Pago Youth
2
0
0
2
2
16
-14
0

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário