quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Austrália perde e vê fantasma da eliminação cada vez mais perto

Por Rodrigo Augusto



  No jogo em que tanto Austrália como Costa Rica buscavam sua afirmação e primeira vitória no Mundial Sub-20, a seleção da América Central se deu melhor e ainda respira na competição. Já os “cangurus” veem o fantasma da desclassificação ainda na primeira fase cada vez mais perto.

Campbell foi o grande destaque da Costa Rica na partida


  A partida mostrou duas seleções buscando a vitória durante os 90 minutos, pois sabiam que uma derrota dificultaria as chances de classificação à próxima fase. No começo ocorreram boas chances para ambos os lados.
 Mas quem se mostrou melhor foi a seleção caribenha, que tinha em Joel Campbell, veterano da última Copa América, a principal esperança de vitória. O primeiro gol do jogo surgiu quando o próprio Campbell fez bela jogada individual, driblou duas vezes o zagueiro e chutou no contrapé do goleiro, abrindo o placar em Manizales aos 22 minutos da etapa inicial.

Todo o desânimo de Kerem Bulut após perder clara oportunidade de gol

  Todavia, o equilíbrio das ações logo foi refletido e o empate não demorou muito a sair: aos 26, o destaque da equipe australiana no torneio, Thomas Oar, aproveitou para deixar sua marca e igualar a contagem no Palo Grande.
  Embora faltasse qualidade técnica por parte das equipes, a mesma foi compensada pela emoção que o duelo proporcionou: apenas um minuto depois, quem voltou a deixar sua marca foi Campbell o jovem talento da equipe do istmo: o artilheiro costarriquenho aproveitou um cruzamento que veio da direita e, em um belo remate de voleio, deu números finais ao primeiro tempo.


A Costa Rica foi levemente superior na 1ª etapa e levou o 2-1 para os vestiários

  No segundo tempo as equipes não diminuíram o ritmo e, com maior volume de jogo, os “socceroos” conseguiram novamente o empate: aos 19 minutos, após bela jogada de Ibin-Isei, a equipe da Oceania contou com o desvio amigo de Calvo para voltar a igualar o marcador.


Marcação forte sobre Mustafa Amini, jogador australiano

  Após o gol, a equipe da Costa Rica voltou a dominar as ações e levar certa vantagem nas jogadas ofensivas. O resultado da pressão dos latino-americanos foi o esperado: aos 27 minutos, Ruiz marcou de cabeça após escanteio cobrado por Campbell: 3-2 para os “rojos”. A Austrália até tentou uma nova reação, mas o desgaste físico e a defensiva costarriquenha evitaram que os “socceroos” tentassem garantir o segundo ponto no mundial.


Confira o resumo da partida que garantiu a primeira vitória da Costa Rica no Mundial Sub-20

  Com a vitória, a Costa Rica encara o Equador, que, nesta rodada, perdeu para a Espanha por 2x0, precisando de um empate para conseguir a classificação; já a Austrália está em maus lençóis em solo colombiano: precisa vencer a fortíssima e favorita Espanha, que já garantiu sua classificação a segunda fase com uma rodada de antecedência.

Um comentário: