sábado, 6 de agosto de 2011

Começou a Batalha dos Gigantes!

Por João Victor Gonçalves


  Um dos mais tradicionais torneios do futebol fijiano teve seu pontapé inicial dado neste sábado (domingo em Fiji, de acordo com o fuso): a Batalha dos Gigantes. As 10 melhores equipes do país se dividem em duas chaves de cinco e lutam pelo título dessa charmosa e almejada competição.
  O início do torneio ocorreu em 1978, graças à iniciativa de J. D. Maharaj, um dos pioneiros do futebol fijiano, que via na "Batalha dos Gigantes" uma das principais formas das equipes locais arrecadarem recursos. De fato, Maharaj não estava errado: o torneio possui a melhor média de público de todas as competições fijianas, além de permitir a revelação de craques que poderão defender a seleção nacional e até equipes no exterior.


Nadi e Navua abriram a edição 2011 da Batalha dos Gigantes


  Na edição de 2011, o encontro inaugural se deu no TFL National Stadium, e envolveu o Nadi, 2º maior campeão (5 conquistas) frente à equipe do Navua, campeão em 2005. Dentro de campo, o grande destaque foi o arqueiro da equipe do Nadi, Vereti Dickson, titular da Seleção Sub-20 de Fiji, que fez importantes defesas bloqueando as ações ofensivas do Navua. Por sua vez, os vermelhos contavam com os reforços de Sedrick Dutt e do americano Salvador Vergara, mas, ao término dos 90 minutos, não conseguiram traduzir sua superioridade em gols, parando na bem postada defesa verde.
  O presidente do Nadi, Jitendra Kumar, avaliou como positivo o resultado: "foi o primeiro jogo do torneio e estamos felizes com o resultado. Claro que entramos em campo buscando a vitória, mas um ponto no início do torneio é um resultado positivo para nós. Agora vamos voltar para Nadi e traçar nossos planos para o próximo jogo". Pelo lado do Navua, o treinador Gurjit Singh (também treinador da Seleção Nacional) ressaltou a falta de pontaria de seus atacantes: "tivemos muitas chances para marcar, mas não conseguimos acertar o alvo. Nós precisamos aproveitar melhor nossas chances", completou o respeitado técnico, que garante a ansiedade dos meninos vermelhos para o próximo encontro.



O forte sistema defensivo do Nadi garantiu que os verdes levassem um ponto para a casa


  O Navua foi a campo com: Benaminio Mateinaqara, Seveci Rokotakala (C), Pene Erenio, Simione Maikali, Joshua Tuisolia, Iliesa Lino, Pranil Kumar, Joseph Mishra, Salvador Vergara, Sedrick Dutt, Jesoni Takala. O Nadi exibiu os seguintes jogadores: Vereti Dickson, William Valentine, Sagar Kumar, Shameem Ali, Uraia Loki, Ilimotama Jese, Lekima Gonerau, Ratu Tuinaceva, Eliki Ravosai (C), Simione Vesa, David Haupere. A arbitragem foi de Varun Lal.
  Nesse domingo, mais três jogos completam a 1ª Rodada da BOG, todos no TFL Stadium: pelo grupo 2 duelam Suva e Tavua; pelo grupo 1, o maior campeão, com 14 conquistas, Ba, enfrenta o Nadroga. Lautoka e Labasa fazem o jogo de fundo da chave.

2 comentários:

  1. Uma boa oportunidade de conhecer as jovens estrelas de todo o Fiji. Ótima inciativa do J.D. Maharaj

    ResponderExcluir
  2. Após a primeira rodada, já vemos o papel decisivo de alguns jogadores, que ajudam suas equipes a conquistar importantes pontos no torneio. Gurjit Singh terá muito trabalho para definir a seleção para os Jogos do Pacífico Rodrigo, tenha certeza!

    ResponderExcluir