quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Show de Vásquez e da Fúria garantem eliminação vexatória para a Austrália no Mundial Sub-20!

Por Rodrigo Augusto



  Não é uma das notícias que gostaríamos de dar aos nossos leitores, mas derrotas históricas e eliminações fazem parte do quotidiano de muitas equipes, já que o futebol não permite que duas equipes saiam vencedoras de dentro das quatro linhas. A participação australiana no Mundial se enquadra em uma dessas campanhas pouco proveitosas. Por isso, alguns dias após a eliminação dos “Socceroos”, trazemos um resumo do seu último encontro, ante a Espanha, que selou uma das piores campanhas do futebol da Oceania em competições internacionais.

Os garotos da "Fúria" não deram chance à Austrália

  O jogo entre Espanha e Austrália era, com certeza, um dos mais aguardados do sábado, pois marcava o encontro de uma equipe ainda com chances de classificação e outra garantida na próxima fase. Com a bola rolando, quem ainda tinha dúvidas sobre o potencial ofensivo dos espanhóis assistiu uma das melhores atuações da “Fúria Espanhola”, que promete lutar pela taça.
O jogo começou a todo vapor por parte dos ibéricos: a Espanha com um toque de bola refinado de muita qualidade deixava os adversários “tontos” em frente ao espetáculo. O show começou cedo: logo com um minuto de jogo, Pacheco cruzou, Vásquez escorou e Sérgio Roberto finalizou, mandando a bola no ângulo, abrindo o placar.

Primeiro tempo arrasador garantiu a goleada espanhola

  O segundo gol saiu logo em seguida, aos 6: novamente Pacheco achou Vásquez no meio da zaga, que definiu com precisão, anotando o segundo para a Fúria.
  Para acabar com qualquer esperança de reação dos oceânicos, o terceiro gol veio com 13 minutos de jogo: Vásquez mostrou seu estilo matador, saindo na cara do goleiro Birighitti; ele limpou o goleiro que somente assistiu a bola entrar no fundo de sua meta. A goleada já estava desenhada.
O jogo estava tão fácil que nem os própios jogadores comemoravam mais os tentos. O quarto veio aos 19: numa batida de escanteio Vásquez resvalou na bola, de cabeça, fazendo impressionantes 4-0 em menos de 20 minutos de jogo.

Alvaro Vásquez foi o grande destaque dos ibéricos na partida

  Os “Socceroos” pareciam amedrontados! Com facilidade, a Fúria parecia estar em um treinamento, e então, visivelmente, diminuiu seu ritmo de jogo, dando oportunidade para um dos poucos destaques da Austrália, Bulut, driblar o goleiro, após vacilo do zagueiro espanhol, e anotar o gol de honra. A alegria do tento foi substituída pela raiva ao ver a eliminação australiana consumada.
  Todavia, a reação parou por aí. Com suprema vantagem, a esquadra espanhola, mesmo mantendo um ritmo “desacelerado”, conseguiu marcar o quinto gol, aos 30 minutos da etapa inicial, com Canales, que converteu um pênalti sofrido pelo nome do jogo: Vásquez! Curiosamente, o craque espanhol do último encontro é reserva, sendo o titular da posição o “matador” Rodrigo, que foi poupado. O primeiro tempo terminou sem mais emoções, com os ibéricos tocando a bola, deixando o tempo passar.

Confira os gols da vitória da fúria sobre os "Socceroos": 5-1

  O segundo tempo veio e, nos 45 minutos finais pouco se viu: com o placar garantido, os espanhóis se pouparam para a próxima fase, enquanto que os australianos, cansados, não saíam de trás para não sofrerem um vexame ainda maior.
  Como o Mundial já caminha para sua fase de quartas-de-final, a Espanha enfrenta o Brasil em tal fase, após ter vencido a Coréia do Sul nas Oitavas, nos pênaltis, por 7-6, após empate sem gols no tempo normal. Já para a Austrália, fica a lição de que o Campeonato Asiático ainda não pode ser tomado como referência para competições de um nível superior, como o Mundial. Restam agora 2 anos para os “Socceroos” tentar evitarem um vexame maior, no próximo Mundial da categoria.

Um comentário:

  1. Essa foi feia mesmo. Espero que esses jovens australianos não fiquem tão abalados com a derrota. As vezes vexames assim ajudam o cara a acordar e trilhar novos caminhos...

    ResponderExcluir