sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Superando inúmeros obstáculos, Tuvalu vence a Samoa em amistoso

  Por João Victor Gonçalves


  A seleção de Tuvalu segue mostrando a cada dia porque merece estar na próxima edição dos Jogos do Pacífico. Superando desafios de ordem econômica, técnica e estrutural, os comandados de Foppe de Haan continuam na batalha rumo à Nova Caledônia. Atuando em território fijiano, o esquadrão tuvaluano não deu chances à Samoa e bateu os rivais por 3-0.
  O primeiro desafio para a seleção de Tuvalu ocorreu fora das quatro linhas: a federação local não dispunha de dinheiro para comprar passagens de avião para os jogadores; com isso, a seleção chegou de barco a Fiji. A viagem durou dois dias e meio e, mesmo com todos os empecilhos, foi repetida ainda nesta semana, com a equipe tendo como destino a Nova Caledônia.


Vídeo que mostra a luta do holandês Foope de Haan para manter a chama do futebol acesa em Tuvalu (à esquerda)

  A proposta de desenvolvimento do futebol no pequeno país foi abraçada pelo holandês e técnico da seleção Foope de Haan, que faz um belíssimo trabalho com o futebol local, buscando recursos financeiros para manter o grupo de atletas, além de realizar um trabalho voltado para o aprimoramento técnico e tático do desporto nas Ilhas que compõem Tuvalu.
  Uma das lutas mais conhecidas da seleção é pela filiação à FIFA, que conta até com o apoio do primeiro-ministro do país, Apisai Ielemia. Todavia, a equipe ainda não conseguiu seu tão desejado objetivo: fazer parte do quadro de seleções da entidade-mãe do futebol mundial. Um dos maiores obstáculos para tal é o fato do único estádio do país, o Tuvalu Sports Ground, apresentar péssimas condições de uso. Para a construção do recinto, foi necessária a importação de argila de Fiji, já que o solo arenoso local e a pequena faixa de terra que o país tem a sua disposição atrapalham a construção de um gramado natural.


Segunda parte do vídeo mostrando o desenvolvimento do futebol de Tuvalu


  Esperamos que Tuvalu consiga uma boa atuação na próxima edição dos Jogos e que a mesma traga consigo bons frutos para o futebol local. Um olhar mais atento a estes tão esforçados atletas e treinadores pode significar a gratidão de todo um país!

3 comentários:

  1. A Samoa Americana é mesmo a pior seleção do mundo, pois perdeu até para Tuvalu que pode ser considerada uma seleção amadora por quê não é afiliada a FIFA.

    ResponderExcluir
  2. Tem razão Wellington. A seleção samoana, embora tenha uma infra-estrutura razoável perto de outras como Tuvalu e Kiribati, não consegue mostrar o melhor de seu futebol!

    ResponderExcluir
  3. Quem me dera se no Brasil houvesse tanta gana de jogar futebol assim como em Tuvalu.

    Torço para que eles consigam pela filiação a fifa.

    Há alguma noticia sobre a construção do estádio?

    ResponderExcluir