segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ilhas Salomão não têm dificuldade para golear Guam na estreia

  Por Rodrigo Augusto



  Outra seleção que começou bem a sua participação no Torneio de Futebol Masculino dos Jogos do Pacifico foi a das Ilhas Salomão. A equipe do técnico Jacob Moli não deu chances para a fraca e desentrosada seleção de Guam.
  Antes da partida, todos apostavam em uma vitória tranqüila e sem muito esforço do arquipélago da Oceania contra Guam, já que os adversários, que disputam as Eliminatórias pela Ásia, não disputavam uma partida desde 2009, quando sofreu uma goleada de 12x0 de Hong Kong em um amistoso. Os homens de Guam também não disputarão as Eliminatórias para 2014 por opção própria, já que são filiados à FIFA.

A seleção das Ilhas Salomão antes do duelo

  A goleada começou a se desenvolver pelos lados dos “bonitos” logo aos 11 minutos, quando Henry Fa´arodo aproveita o cruzamento na área e escora para o gol, abrindo o placar em Nouméa, em jogo válido pelo Grupo A.
  Apenas 11 minutos depois o próprio Henry Fa´arodo mostra o seu instinto artilheiro e amplia o placar após falha grotesca do arqueiro Brett Maluwelmeng de Guam, que saiu estabanado de sua meta.
  Os gols não paravam de acontecer: menos de dois minutos depois, Benjamin Totori, aproveitando falha geral da defesa adversária, saiu na cara do goleiro, só tendo a missão de escolher um canto e correr para o abraço.

A seleção de Guam posada antes do encontro com as Ilhas Salomão

  Ainda no primeiro tempo ocorreu o quarto gol da seleção de Honiara: dessa vez, de pênalti, Benjamin Totori fez seu segundo no jogo, dando números finais à primeira etapa.
  No segundo tempo com a vitória já consolidada dado o fraco nível técnico e fragilidade do adversário, a meta salomônica era fazer o maior numero de gols possíveis, já que a equipe já havia igualado o placar da vitória de Tuvalu sobre Samoa Americana. Dessa forma, o quinto gol surgiu aos 27 minutos da etapa final, com José Nawo, que mais uma vez coloca o esférico no fundo do gol sem muita dificuldade.
  Mesmo diminuindo o ritmo, já que os Jogos são uma competição de tiro curto e todos terão uma maratona de partidas em poucos dias, saiu o sexto gol dos “bonitos”, em outra falha “grotesca” do arqueiro de Guam, aos 41 minutos da etapa final.

Benjamin Totori (foto, azul, camisa 10) tenta se desvencilhar da marcação de Guam

  Mesmo se poupando claramente para a próxima partida, ainda deu tempo para os salomônicos anotarem o sétimo e ultimo gol da partida: no ultimo “gás” de sua equipe para o ataque, o matador Benjamin Totori deixou sua marca pela terceira vez na partida, depois de deixar o zagueiro rival no chão e driblar o goleiro, decretando o placar final em sete a zero.
  Para as Ilhas Salomão basta pensar no próximo jogo e para Guam a dor de cabeça será grande, tendo em vista que a equipe ainda terá jogos contra Vanuatu e Nova Caledônia, nos quais novas goleadas podem surgir e até a amadora seleção de Tuvalu torna-se uma ameaça para os atuais lanternas do Grupo A da competição.

Comemoração dos salomônicos após mais um gol sobre Guam

  As Ilhas Salomão foram a campo com o seguinte time: 
1. Shadrack RAMONI (G), 2. Hardies AENGARI, 4. Tome FAISI, 5. Samson TAKAYAMA , 6. Nelson SALE , 9. Benjamin TOTORI, 10. Joe LUI, 13. Mostyn BEUI, 16. James NAKA, 18. Henry FA'ARODO (c), 19. Joses NAWO, 20. Dida QWAINA. Técnico: Jacob MOLI. Já Guam desfilou os seguintes jogadores: 
1. Brett MALUWELMENG (G), 3. Matthew CRUZ, 4. Scott LEON GUERRERO, 5. Edward CALVO, 6. Shawn SPINDEL, 7. Ian MARIANO, 8. Dominic GADIA (c), 9. Elias MERFALEN, 12. Dylan NAPUTI, 13. David MANIBUSAN, 19. Mark CHARGUALAF. Técnico: Kazua UCHIDA.


Fonte das Fotos: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário