terça-feira, 30 de agosto de 2011

Goleadas marcam 2ª rodada do Grupo B dos Jogos do Pacífico!

  Por João Victor Gonçalves


  16 gols em dois jogos fizeram da 2ª rodada do Grupo B do Torneio Masculino de Futebol dos Jogos do Pacífico uma das maiores séries de gols em tão poucos jogos em toda a história da competição. 


A seleção de Fiji posa para foto antes do duelo contra o Kiribati


  No jogo de abertura da rodada dupla no Estádio Boewa, em Boulari, Fiji não tomou conhecimento da fraquíssima seleção de Kiribati, aplicando uma goleada de 9-0. Na primeira etapa, os comandados de Gurjit Singh até encontraram certa dificuldade para vazar a defensiva kiribatiana, anotando apenas um tento. O gol solitário da primeira parte foi marcado pelo artilheiro Roy Krishna, após pênalti marcado em favor dos alvinegros.


Esse é o histórico time que Kiribati mandou para a Nova Caledônia


  Já no segundo tempo, o melhor preparo físico dos fijianos e a busca da seleção por um melhor saldo de gols fizeram a diferença no placar final. Swamy aumentou aos 2; o terceiro veio por intermédio de Avinesh, cinco minutos depois. Com 10 minutos, Krishna anotava seu segundo tento no jogo, o quarto de sua seleção; Dunadamu resolveu aparecer no duelo, anotando dois gols seguidos, aos 18 e 27 minutos.


Alvin Singh (branco) leva perigo à zaga de Kiribati


  Na reta final do duelo, Krishna completou seu hat-trick, pintando o sete no placar; para passar a régua na contagem, o zagueirão de Kiribati empurrou contra o próprio patrimônio aos 46 minutos; logo em seguida, Tuimasi anotou o gol de despedida de Fiji. Agora, os vencedores assumem a ponta da chave de forma isolada, com 6 pontos. Já os derrotados ocupam a vice-lanterna, sem pontuar.


Melhor jogador e capitão de Kiribati, Jeff Jong (azul) tenta fazer um lance de efeito


  Fiji foi a campo com: 1. Benaminio MATEINAQARA (G), 2. Avinesh SWAMY, 4. Seveci ROKOTAKALA, 6. Jone VESIKULA, 8. Alvin SINGH, 9. Malakai TIWA, 11. Roy KRISHNA (C), 12. Alvin AVINESH, 13. Maciu DUNADAMU, 14. Taniela WAQA, 17. Malakai KAINIHEWE. O técnico é Gurjit Singh. Já Kiribati mostrou ao mundo os seguintes atletas: 2. Tiaon MIIKA (G), 3. Kaake KAMTA, 4. Kaben IOTEBA, 5. Enri TENUKAI, 7. Atanuea ERITARA, 10. Jeff JONG (C), 11. Joseph YAN, 12. Beniamina KAINTIKUABA, 13. Erene BWAKINETI, 15. Martin Miriata, 17. Biitamatang KEAKEA. Pine Iosefa é o comandante kiribatiano.


As meninas das Ilhas Cook deram seu apoio aos seus conterrâneos


  O fato de Kiribati ocupar a vice-lanterna se deve ao pior saldo de gols de outra equipe que ainda não pontuou e saiu, pela segunda vez, derrota de campo nesta terça-feira: as Ilhas Cook. O quadro verde bem que tentou, mas o desânimo e a falta de preparo físico pesaram na segunda etapa, fazendo com que o placar final apontasse uma elástica vitória de Taiti: 7-0.


Comissão técnica e reservas de Taiti cantam seu hino antes do duelo contra as Ilhas Cook


  Surpreendentemente, o quadro de Cook conseguiu segurar os taitianos no primeiro tempo, deixando a contagem em branco. Os francófonos se atrapalharam nos próprios erros e no nervosismo em busca de um resultado elástico, já que um tropeço ante as Ilhas Cook praticamente acabaria com as chances de classificação da equipe em uma chave com tantas disparidades.


A seleção das Ilhas Cook posada antes do combate


  Na segunda etapa, os comandados de Etaeta puseram a cabeça no lugar e vieram com o objetivo de somar seus três primeiros pontos. Aos três minutos, Taufa Neuffer abriu o placar. Onze minutos depois, Atany aumentava a contagem. Dez minutos mais tarde, Funnell empurrava contra o próprio patrimônio e aumentava a vantagem dos "Tiki Toa". Daí até o término do encontro, Chung e Poroiea marcaram duas vezes cada, definindo um placar elástico, mas que não representou o futebol apresentado pelas duas equipes, principalmente na primeira etapa.


Agora, os homens do Taiti antes do encontro


  Taiti foi a campo com: 1. Xavier SAMIN (G) (c), 2. Stephane FAATIARAU, 4. Tauraa MARMOUYET, 5. Teheivarii LUDIVION, 6. Donavan BOUREBARE, 8. Jonathan TEHAU, 9. Taufa NEUFFER, 14. Stanley ATANY, 15. Efrain ARANEDA, 16. Temarii TINORUA, 17. Sebastien LABAYEN. O técnico é Eddy Etaeta. Já as Ilhas Cook desfilaram os seguintes onze: 1. Tony JAMIESON (GK) (c), 2. John PAREANGA, 6. Allan BOERE, 7. Joseph NGAUORA, 8. Grover HARMON, 9. Campbell BEST, 10. Nikorima TE MIHA, 11. Taylor SAGHABI, 16. Mii JOSEPH, 17. Tahiri ELIKANA, 18. Geongsa TISAM. A seleção é comandada por Maurice Tillotson.


Um bom público assistiu a vitória de Taiti sobre as Ilhas Cook


  Na próxima rodada, a seleção taitiana disputa sua classificação à segunda fase contra a equipe de Papua Nova Guiné: uma derrota nesse confronto praticamente carimba o passaporte dos "Tiki Toa" de volta à Polinésia. No outro duelo do dia, Ilhas Cook e Kiribati medem forças para ver quem se livra do título de "pior seleção do Pacífico" e, na atualidade, do planeta.


Classificação - Grupo B - Futebol Masculino - Jogos do Pacífico

Equipe
Fiji
J
2
V
2
E
0
D
0
GP
12
GC
0
SG
12
CA
6
CV
0
Tahiti Nui210173430
Papua New Guinea110040430
Kiribati100109-900
Cook Islands2002011-1100


Fotos: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário