quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Confira a prévia da rodada do Grupo A dos Jogos do Pacífico!

Por Rodrigo Augusto


  A rodada inaugural dos Jogos do Pacifico ocorrerá nesta sexta feira com cinco partidas e a “Equipe Do outro lado da bola” fez uma prévia dos jogos que abrirão o evento pelo grupo A da competição.

Samoa Americana x Tuvalu

Eis a equipe que promete honrar a Samoa Americana nos Jogos

  O primeiro jogo dos Jogos do Pacifico marcará o encontro entre duas Seleções que despontam como grandes “azarões” na competição. A imprensa aponta ambas as equipes como sérias candidatas à condição de “saco de pancadas” do torneio. Pelo lado da Samoa Americana, a preparação antes da viagem se deu por treinos em cinco dias semanais no Estádio Pago Park, em Pago-Pago, capital do país. A ansiedade é o principal sentimento dessa nação em relação a disputa do torneio, já que o mesmo servirá de teste para os embates da fase preliminar das Eliminatórias para o Mundial de 2014, em novembro.

Os jovens serão a base da Samoa Americana na competição; no vídeo, lances do jogo da seleção Sub-20 do país contra Vanuatu

  A meta é fazer boas partidas e com atuações convincentes e tentar evitar os últimos vexames em amistosos e competições da OFC. Um exemplo é a inesquecível derrota para a Austrália em 2001 pelo estrondoso placar de 31 a 0. A última partida oficial da seleção do técnico Lofi Lalogafuafua foi em setembro de 2007, em uma derrota de 4 a 0 para a também fraca seleção de Tonga. O fato de a equipe estar há 4 anos sem um jogo oficial pode pesar nesta competição.

A experiência do holandês Peter Maas promete ajudar a Seleção de Tuvalu nos Jogos

  Já a seleção de Tuvalu vem para esses Jogos como uma incógnita: são raras as informações que chegam do futebol local. O que se sabe é que como a equipe não é membro associado da FIFA, não disputará as Eliminatórias para o Mundial no Brasil, em 2014. A última partida oficial da seleção ocorreu no dia 1º de setembro de 2007, contra a seleção de Ilhas Cook, que venceu por 4 a 1, em jogo válido pelos Jogos do Pacifico daquele ano. No mesmo certame, os tuvaluanos somaram uma derrota por 16 a 0 para Fiji. A expectativa para o duelo é de muita disposição, mas pouca qualidade técnica. O embate ocorre nesta sexta-feira, às 19h (horário de Brasília), em Nouméa.

Ilhas Salomão x Guam

  A partida entre Ilhas Salomão e Guam marca o confronto entre uma equipe que teve uma preparação proveitosa, com direito a equilibrados amistosos, contra uma nação que disputa as Eliminatórias pela Ásia, mas que curiosamente não se inscreveu para essa edição dos Qualifiers.

Melhores momentos do duelo entre Ilhas Salomão e Vanuatu em 7 de Julho

  Pelo lado dos “bonitos” a grande marca é o entusiasmo! Sem a presença da Nova Zelândia no evento, o caminho para o ouro ficou bem mais fácil. Os grandes rivais prometem ser Fiji e Nova Caledônia, anfitriã dos Jogos do Pacifico. A preparação salomônica teve direito a 4 amistosos oficiais contra Vanuatu no mês de julho, com a equipe obtendo  uma vitória, dois empates e uma derrota.

Guam não foi páreo para Hong Kong no último amistoso oficial da equipe

  O principal destaque do time continua sendo James Naka, que já atuou pela seleção também no Beach Soccer e agora vai tentar ajudar o selecionado dentro dos gramados.
  Já pelo lado de Guam, que não se inscreveu a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo, resta a busca por medalhas nos eventos dos Jogos do Pacifico. O grupo não é dos mais “amigáveis” para se jogar. Nele, a equipe provavelmente vai brigar junto com Samoa Americana e Tuvalu pelo título nada agradável de “pior” da chave e até da competição, já que nesses países o futebol não tem tanta tradição e ainda precisa evoluir muito para se chegar ao nível das principais nações do continente. Alcançar o nível da Nova Zelândia, por exemplo, parece um sonho ainda mais distante. Todavia, a equipe guamesa promete lutar para conseguir ao menos boas atuações e também superar o desentrosamento, já que o ultimo jogo oficial  de que se tem registro da equipe ocorreu no dia 27 de agosto de 2009, em um amistoso contra Hong Kong: o placar não deixa boas recordações para a equipe da ilha-forte: uma derrota de 12 a 0 veio para mostrar a diferença abissal de técnica entre alguns países adeptos ao esporte bretão.

O polivalente James Naka é a grande esperança de gols dos salomônicos

  A partida acontece também na sexta às 22h (Brasília), no estádio Riviére Salée, em Nouméa.

Nova Caledônia x Vanuatu

  Com certeza é o jogo mais aguardado do grupo na primeira rodada e também será o jogo de fundo no estádio, no qual as equipes já saberão os resultados dos outros rivais do grupo.

Juntamente com outras dependências francesas, a Nova Caledônia mostrou um bom futebol na Coupe de l'Outre-mer

  Pelo lado da Nova Caledônia, o que marca os “cagous” é a ambição pelo título. A equipe se preparou e muito para o torneio do qual será sede, visando manter a medalha de ouro conquistada nas últimas edições dos jogos, na Samoa. Os neo-caledonianos realizaram quatro amistosos oficiais neste ano, tendo duas derrotas, frente ao Taiti, em abril, por 3 a 1 e 1 x 0, e dois empates, frente a Vanuatu, em janeiro, por 0 x 0 e um empate no último final de semana contra a equipe australiana do Gold Coast United (clube onde atuava Shane Smeltz, que se transferiu recentemente para o Perth Glory, do mesmo país).

A equipe de Coursimault contará com alguns reforços oriundos das categorias de base da seleção; no vídeo, o duelo contra a Nova Zelândia pelo Sub-20

  Já pelo lado de Vanuatu, a esperança de uma boa campanha vem graças à evolução dos “yellow boys” no cenário continental e a busca de seu espaço nessa competição. Existe a certeza na seleção de que uma boa participação fará crescer a moral do grupo para a disputa da Copa das Nações da Oceania de 2012, que servirá como segunda fase das Eliminatórias da Oceania para o Mundial de 2014.

A histórica partida de Vanuatu nos Jogos da Juventude ante à Bolívia

  A equipe disputou sete amistosos oficiais em 2011, obtendo duas vitórias, frente Fiji (2x1) e Ilhas Salomão (2x0), três empates sem gols frente às Ilhas Salomão (duas vezes) e Nova Caledônia, em janeiro. Somam-se aos duelos duas derrotas, para Fiji (2x0) e para os salomônicos (2x0). Os resultados ante seleções de respeito no cenário oceânico fizeram a equipe de Vanuatu se animar em busca de uma medalha nos Jogos.

Outro duelo dos "yellow boys" em Singapura, agora frente o Zimbábue

  O jogo acontecerá na madrugada de sexta para sábado, à 1h (horário de Brasília), também em Nouméa, fechando a 1ª rodada do Grupo A do Futebol Masculino.

Um comentário:

  1. Bela análise! Espero achar algum streaming online para acompanhar alguns jogos!

    ResponderExcluir