sábado, 27 de agosto de 2011

Favoritos não têm dificuldades em estreia no Grupo B dos Jogos do Pacífico

  Por João Victor Gonçalves


  O primeiro dia de competição no Torneio de Futebol Masculino dos Jogos do Pacífico ocorreu sem surpresas. No Grupo B da competição, comprovando seu favoritismo, Fiji e Papua Nova Guiné venceram seus confrontos contra Taiti e Ilhas Cook, respectivamente.
  No jogo de abertura da chave, a forte e entrosada seleção papuásia não precisou jogar o máximo de seu futebol para bater o fraco time das Ilhas Cook. A equipe da Nova Guiné pressionou do primeiro ao último minuto e chegou ao primeiro tento aos 18 minutos, em um remate no canto desferido por Neil Hans. Após o gol, os rubro-negros até tentaram anotar o segundo gol, visando uma maior margem de saldo de gols, mas as investidas de Reginald Davani e cia. pararam na bem postada zaga verde.


Os homens de Cook bem que tentaram, mas não conseguiram sair com os três pontos


  No segundo tempo, o preparo físico dos papuásios fez a diferença: logo aos 5 minutos Hans desferiu um chute longo, da zona de 30 jardas, e aumentou a contagem. Cinco minutos depois, o capitão David Muta não perdoou, e anotou o terceiro da marca da linha de cal, após confusão da zaga de Cook. A partir daí, seguiu-se um relaxamento natural dos vencedores, acompanhado de boas investidas dos homens de Cook, principalmente nas jogadas de Campbell Best. Todavia, os reservas que entraram na equipe da Papua queriam mostrar serviço e, após boa jogada de Eric Komeng, o novato Nathaniel Lepani completou para o fundo das redes e deu números finais à partida.


Reg Davani foi poupado no segundo tempo de jogo


  A seleção de Papua Nova Guiné foi a campo com: 1. Lesly KALAI (G), 3. Valentine NELSON, 4. Cyril MUTA, 7. Gari MOKA, 10. Reginald DAVANI, 12. David MUTA (C), 13. Andrew LEPANI, 14. Neil HANS, 16. Jeremy YASASA, 17. Mauri WASI, 18. Eric KOMENG. O treinador é Frank Farina. Já as Ilhas Cook desfilaram os seguintes atletas: 1. Tony JAMIESON (G) (c), 2. John PAREANGA, 3. Nathan TISAM, 4. Roger MANUEL, 7. Joseph NGAUORA, 8. Grover HARMON, 9. Campbell BEST, 11. Taylor SAGHABI, 16. Mii JOSEPH, 17. Tahiri ELIKANA, 18. Geongsa TISAM. O técnico é Maurice Tillotson.


Estádio Boewa, onde ocorrem os jogos do Grupo B

  No outro jogo do dia, a seleção de Taiti surpreendeu negativamente seus torcedores, perdendo para Fiji por 3-0. A vitória veio para os comandados de Gurjit Singh sem muitas dificuldades. Durante todo o 1º tempo os fijianos comandaram as ações e possuíam a maior parte da posse de bola. Nessa toada, os alvinegros foram recompensados aos 28 minutos, quando o zagueirão Taniela Waga completou de cabeça, após cobrança de escanteio de Roy Krishna. Completando a festa de Fiji, o zagueiro taitiano Tauraa Marmouyet precipitou-se após cruzamento de Maciu Dunadamu e empurrou contra o próprio patrimônio, aumentando a vantagem dos rivais antes do intervalo.



Gurjit Singh pôde manter sua calma com a bela atuação de Fiji



  No segundo tempo, a seleção taitiana até tentou realizar algumas ofensivas no campo fijiano, mas não obteve sucesso. Aproveitando-se dos contra-golpes, a seleção de Fiji chegou ao seu terceiro gol aos 41 minutos, por intermédio de Seveci Rokotakala, que só desviou a pelota das mãos do arqueiro Xavier Samin, de maneira inapelável. O placar estava fechado no Estádio Boewa, em Boulari: 3-0 para os fijianos.



A bola no fundo das redes taitianas após o primeiro gol fijiano


  A equipe de Fiji foi a campo com o seguinte time: 1. Simione Tamanisau (G) (c), 2 Avinesh Swamy, 4. Seveci Rokotakala, 6. Jone Vesikula, 8. Alvin Singh, 9. Malakai Tiwa, 11. Roy Krishna, 12. Alvin Avinesh, 13. Maciu Dunadamu, 14. Taniela Waqa, 17. Malakai Kainihewe. O comando técnico é de Gurjit Singh. Já o Taiti mostrou ao Pacífico os seguintes 11: 1. Xavier  Samin (G) (c) , 2. Stephane Faatiarau, 3. Tauraa Marmouyet, 4. Teheivarii Ludivion, 6. Donavan Bourebare, 8. Jonathan Tehau, 10. Teaonui Tehau, 11. Lorenzo Tehau, 12. Hiroana Poroiea, 13. Steevy Chong Hue, 16. Temarii Tinorua. O técnico da equipe é Eddy Etaeta.



Os jogadores de Fiji fazem parte da delegação (foto) que representa o país nos Jogos



  Na próxima rodada, Fiji tentará manter os 100% de aproveitamento contra a incógnita do torneio, a seleção de Kiribati, na próxima terça-feira. Já o Taiti tentará, no mesmo dia, a recuperação, contra a não tão poderosa equipe das Ilhas Cook. A seleção papuásia folga na rodada.

2 comentários:

  1. Que bela vitória de Papua Nova Guiné e que decepção esse time do Taiti...

    ResponderExcluir
  2. Sim. A equipe do Taiti apresentou um futebol bem aquém do esperado!

    ResponderExcluir