domingo, 7 de agosto de 2011

Nova Zelândia não resiste à Portugal e volta mais cedo pra casa.

Por Rodrigo Augusto


  Aconteceu na última sexta-feira, em Cali, Colômbia, a última rodada do Grupo B da Copa do Mundo de Futebol Sub-20. Simultaneamente, nos gramados colombianos, quatro seleções em busca da classificação. O resultado se refletiu em jogos nervosos, com a classificação de apenas duas seleções na chave, além da surpreendente eliminação do Uruguai e da honrosa despedida neozelandesa.


Uma das raras chances de gol da partida


  A seleção da Nova Zelândia entrou em campo motivada para o jogo contra Portugal, já que vinha de dois empates, contra Uruguai e Camarões, seleções de tradição no futebol Mundial e na categoria. A meta dos “All Whites” era a de conseguir mais um empate, o que, graças às campanhas dos rivais postulantes às vagas por índice técnico, garantiria a seleção da Oceania nas oitavas. Porém, pela frente os “kiwis” tinham um duro desafio: a Seleção Lusitana, considerada, por muitos, a melhor do Grupo.
  A partida começou em um ritmo sonolento, sem muitas emoções, já que as equipes procuravam mais se defender do que atacar. Os primeiros minutos foram baseados em toques de bola sem objetividade e chutes de longa distância que passavam muito longe do gol, sem perigo para ambos os goleiros.

Mário Rui recebe o cumprimento de seus companheiros de equipe após abrir o placar

  A primeira chance de perigo  aconteceu aos 16 minutos, com Nelson Oliveira (um dos principais destaques dos “lusos”). Seus chutes seguidos foram uma das poucas tentativas dos homens da “Terrinha” para tentar assustar o bom goleiro Marinovic da Nova Zelândia.
  Todavia, a falta de ofensividade lusitana provocou um relaxamento dos kiwis, que foram surpreendidos da pior forma possível, ainda no primeiro tempo: aos 30, após belo passe de Nelson Oliveira, Mario Rui, na grande área, teve a tranqüilidade de colocar no canto oposto do arqueiro Marinovic, abrindo o placar. O gol abalou os oceânicos, que ficaram sem reações, abusando das faltas e não levando maior perigo à meta lusa no primeiro tempo.

Comemoração dos lusos após o gol de Mário Rui

  Após o intervalo, necessitando do empate, os “All Whites” passaram a apostar nas jogadas aéreas, apostando na alta estatura de seus jogadores.  Todavia, a maior chance de perigo foi dos portugueses, por intermédio de Oliveira. Garbraith até tentou, nas mãos do goleiro português. Excetuando-se a lesão de Danilo, a partida não teve maiores emoções e encaminhou-se para seu final com o placar mínimo favorável aos ibéricos.

Confira os lances capitais do encontro no Estádio Pascual Guerrero, em Cali

  Com esse resultado, Portugal e Camarões, que venceu o Uruguai por 1 a 0, garantem classificação à segunda fase. A combinação de resultados que a Nova Zelândia esperava não meio, e a equipe teve de se contentar em voltar para casa e ver equipes mais fracas, como a Guatemala, obterem o passaporte às oitavas-de-final. O desempenho dos “kiwis” só não foi mais divulgado graças ao drama uruguaio: a Celeste Olímpica não conseguiu repetir o bom desempenho do Sul-americano e ficou na lanterna da casa, voltando para a casa precocemente.

Os jogadores neozelandeses não conseguiram esconder a tristeza após a eliminação

  Colômbia x Costa Rica, Camarões x México, Brasil x Arábia Saudita, Espanha x Coréia do Sul, França x Equador, Nigéria x Inglaterra, Portugal x Guatemala e Argentina x Egito são os confrontos que agitarão os gramados colombianos nas oitavas-de-final. Aos “kiwis”, fica o alento de terem realizado sua melhor campanha na história dos Mundiais Sub-20, mas o gosto amargo da precoce eliminação fica com aquela que é considerada a “melhor seleção de base neozelandesa de todos os tempos”. 

3 comentários:

  1. Uma pena a Nova Zelândia ter caído tão cedo!

    ResponderExcluir
  2. Todos nós do Blog ficamos tristes. Era uma promissora seleção! Ao menos espero que os atletas não vejam a derrota como o fim da linha no futebol e continuem em sua jornada. Era um time muito promissor!

    ResponderExcluir
  3. Apesar da derrota, a Nova Zelândia faz história na Copa do Mundo sub-20, conquistou os dois primeiros pontos da história do país na Copa da categoria

    ResponderExcluir