segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Rewa é o grande campeão da Batalha dos Gigantes!

Por João Victor Gonçalves


  Com raça, esforço e habilidade, o Rewa conseguiu, ontem, faturar o bicampeonato da Batalha dos Gigantes. Os vermelhos cumpriram um hercúleo desafio, jogando dois jogos no mesmo dia, mas conseguiram faturar uma das mais charmosas taças do futebol fijiano.
  No início da manhã de domingo, os vermelhos tiveram pela frente o Navua, no primeiro desafio do dia. Era um duelo de vida ou morte: o vencedor garantiria uma das vagas da grande decisão; o derrotado, teria de se contentar com uma campanha razoável na edição 2011 da BOG.


Forte marcação garantiu vitória do Rewa pelo placar mínimo


  Com a bola rolando, o nigeriano Sanni Issa mostrou porque é considerado um dos melhores jogadores do futebol fijiano e fez o gol que garantiu a vitória ao Rewa aos 32 minutos da etapa inicial. Todavia, Issa teve de dividir os louros da conquista com outro herói dos campeões de 2010: com belíssimas e importantíssimas defesas, Simione Tamanisau garantiu a classificação dos "Tigres do Delta". Após a partida, Simione fez questão de destacar a dificuldade do certame: "ele (o torneio) testa sua força mental. Para conseguirmos algo, temos que trabalhar duro do início ao fim".


Tamanisau foi o grande destaque do Rewa no encontro contra o Navua

 O Rewa foi a campo com: Simione Tamanisau, Lorima Dau, Marika Rodu, Usaia Tadu, Veresa Toma, Issa Sanni, Kelepi Qaqa, James Naka, Epeli Saukuru, George Lui, Posiano Kalisito. Já o Navua, em uma de suas melhores campanhas na BOG, se despediu da competição com: Benaminio Mateinaqara, Pene Erenio, Seveci Rokotakala, Joshua Tuisolia, Simione Maikali, Praneel Kumar, Monit Chand, Jesoni Takala, Salvador Vergara, Sedrick Dutt, Netani Doli.
  Na outra semifinal do dia, o Suva jogou além das expectativas para bater os favoritos do Labasa por 2-0. Apisai Smith foi o grande destaque dos alvinegros da capital, marcando os dois gols que garantiram a vitória.

O Suva não deu chances ao azar e bateu o favorito Labasa: 2-0

  Poucas horas após as semifinais, os dois vencedores já tinham pela frente o duelo final. Às 15:30 de ontem a bola rolou para a grande decisão da Batalha dos Gigantes de 2011. De um lado, o Rewa buscando defender a taça, contando com as intervenções miraculosas de Tamanisau; do outro, o Suva buscando surpreender e voltar a dar alegrias à torcida da capital. O duelo, no Ratu Cakobau Park, em Nausori, contou com mais de 9 mil espectadores, em sua grande maioria apoiando os vermelhos, já que o estádio e a cidade são a casa dos "Tigres do Delta".

Detalhe da maciça presença da torcida do Rewa

  Com a bola rolando, os donos da casa não conseguiram se impor; a forte marcação do Suva anulava qualquer possibilidade de ataque dos vermelhos. Para completar o cenário adverso ao duelo, a chuva caía incessantemente, transformando o gramado em um verdadeiro lamaçal. Com poucas chances de ambos os lados, o encontro foi para o intervalo sem abertura de contagem.

Apisai Smith bem que tentou, mas o placar foi para o intervalo em branco

  No segundo tempo, o Suva partiu com mais objetividade para o ataque, exigindo boas defesas de Tamanisau. Apiai Smith e Luke Ha-atera comandaram as chances dos alvinegros da capital, mas sempre esbarrando nas boas defesas do arqueiro vermelho, que além de salvar a meta de sua equipe, defende a população fijiana dos meliantes, já que é policial do Distrito de Nausori.

A torcida do Rewa ficou apreensiva durante todo o duelo

  Com as ótimas atuações das defesas das duas equipes, o resultado mais justo acabou sendo mesmo o 0-0. Com isso, todas as atenções se voltaram para uma das balizas do Ratu Cakobau Park, onde seriam cobradas as penalidades que decidiriam o novo Gigante do futebol fijiano.
  
A torcida do Suva também se fez presente em Nausori

  James Naka, grande destaque do Rewa na Fase de Grupos, abriu a contagem para os Tigres; Esava Naqeleca, do Suva, logo em sua primeira cobrança, desperdiçou sua oportunidade; as esperanças do Suva se reacenderam quando George Lui perdeu para os vermelhos; Apisai Smith deixou o placar novamente igualado; porém, na terceira oportunidade dos alvinegros, Leone Damudamu parou nas mãos de Tamanisau! Com um gol de vantagem, coube a Lorima Dau marcar o gol que garantiu os 4-3 nas penalidades e a manutenção do título de campeão ao Rewa.

Naka e Lui,  em foto após a final do ano passado, lutaram pela defesa da taça

  Após o jogo, o presidente do Rewa, Pranil Singh, não cabia em si de tanta felicidade: "é um momento de orgulho para todos nós. Ser campeão e jogando em casa, nada poderia ser melhor! Muitos duvidavam de que poderíamos vencer em casa, mas provamos que eles estavam errados".

Draunibaka, Lui e Naka, três dos destaques da equipe bicampeã

  O treinador campeão, Marika Rodu, destacou a persistência como fator fundamental para a conquista: "ser campeão não foi uma tarefa fácil. Caímos no 'grupo da morte', chegamos a perder para o Labasa, mas aquele jogo só nos fez crescer".

Toda a comemoração dos campeões após a entrega da taça

  Pelo lado da capital, Naqeleca, um dos mais experientes, fez questão de ressaltar o bom papel desempenhado pela equipe: "acho que jogamos bem no final, mas nos pênaltis nem sempre ganha quem merece. Perdi um pênalti e não fomos campeões por uma questão de sorte. Somos uma equipe jovem e, com muito treinamento, estaremos bem condicionados para as próximas competições".

A torcida dos tigres fez a festa após a vitória nos pênaltis

  Completando as festividades, um dos discursos mais esperados foi o do herói da conquista, Simione Tamanisau, que agradeceu a ajuda divina: "eu só quero agradecer ao Senhor pela vitória de hoje. Deus foi a fonte de inspiração para a equipe".

O escudo do Rewa: Bicampeão da Batalha dos Gigantes 2010-2011

  Com o título, o Rewa alcança o bicampeonato da competição, levando a 5ª taça da Batalha dos Gigantes para casa. Mas dessa vez, a conquista teve um gosto especial, já que quebrou um jejum de mais de uma década sem títulos no Distrito de Nausori, casa da equipe. A equipe do Do outro lado da Bola parabeniza o Rewa por esse importante título, e torce para um bom desempenho dos meninos do Delta nas próximas competições!

  

2 comentários:

  1. Parabéns ao Rewa e principalmente ao Naka, que já virou um mito na Oceania!

    ResponderExcluir
  2. O sabor da conquista do Rewa foi ainda mais especial pelo fato da final ocorrer em Nausori, solo dos vermelhos. Naka já conquistou um lugar no coração dos torcedores do "Tigre do Delta"!

    ResponderExcluir