terça-feira, 2 de agosto de 2011

"Socceroos" reagem e conseguem empate heroico na estreia do Mundial Sub-20!

  Por Rodrigo Augusto


  Aconteceu neste domingo, na cidade de Manizales, terra do Once Caldas, clube que já conquistou a América, a estreia da seleção australiana na edição do Mundial Sub-20 de Futebol. Pela frente, a seleção do Equador e, após um jogo equilibrado, principalmente no 2º tempo, os “cangurus”, com muito esforço e dedicação, somaram seu primeiro ponto na competição.


Australiano dá provas da principal meta da equipe nesse mundial: se defender! Fonte: FIFA


  O jogo começou com certo domínio da equipe da equipe do “Novíssimo Mundo”, com os “socceroos” chegando com perigo logo nos primeiros minutos de jogo. O restante do primeiro tempo não foi muito diferente dos primeiros minutos: os Australianos conseguiam estar melhores na partida, mostrando mais vontade de sair na frente do placar do que os sul-americanos.
  Todavia, a equipe latina recuperou a concentração e atenção no jogo pouco antes do intervalo, levando certa vantagem nas jogadas contra a ainda jovem zaga australiana, que mostrava desentrosamento e nervosismo em algumas jogadas, cometendo erros até que primários para esse nível de competição. Para conseguir segurar o placar, o goleiro Birighitti salvou sua seleção em defesas corajosas.

O primeiro tempo dava mostras de que os "Socceroos" sofreriam uma goleada. Fonte: FIFA

  Tantas chances criadas pelo Equador resultaram na abertura do placar, aos 23 minutos da etapa inicial, quando Caicedo fez ótima jogada pela direita, invadiu a área pela linha de fundo e chutou rasteiro; no rebote do goleiro, Govea aproveitou para inaugurar o placar.Os equatorianos seguiram com mais chances, enquanto os oceânicos buscavam se segurar o máximo que podiam, tentando levar a desvantagem mínima para o intervalo. Por pouco não sofreram mais gols quando De Jesus se destacou em outros dois lances que contaram com grandes atuações do goleiro Birighitti. Nesse cenário, o duelo chegou ao intervalo com poucas expectativas de reação australiana.

Detalhe exato da cabeçada de Oar

  No segundo tempo, os equatorianos começaram no mesmo ritmo da primeira etapa: em cima dos australianos, tendo duas chances claras de gol em 11 minutos, sempre contando com as jogadas de De Jesus e Caicedo, destaques do time. A Austrália deu sinais de vida alguns minutos depois, com uma cabeçada de Thomas Oar, que passou perto da meta do goleiro Jaramillo.

Festa da seleção australiana após o gol de empate

   Com o passar do tempo, a equipe latina passou a “cozinhar o galo”, mantendo a posse de bola, visando fazer o tempo passa. As equipes assustavam apenas em jogadas esporádicas criadas sem muita organização e objetividade.
   A postura inofensiva equatoriana foi penalizada com um duro castigo, ao apagar das luzes: aos 43’ do segundo tempo a Austrália foi para o ataque e, mesmo sem muita organização, conseguiu, na cobrança de falta perfeita de Oar, o gol que decretou o empate salvador para os “socceroos”. A equipe americana não tinha mais oportunidades de reação e a motivação necessária para tentar ficar novamente a frente do placar, fazendo com que o placar ficasse mesmo no 1-1 ao término do encontro no estádio Palo Grande.

Confira os principais lances de Austrália 1-1 Equador

  No outro jogo do grupo, a Espanha goleou Costa Rica por 4 a 1 e lidera o grupo. Na próxima rodada a Austrália pega Costa Rica que. em tese, é a equipe mais fraca do grupo. Já o Equador enfrenta a fortíssima seleção da Espanha.

3 comentários:

  1. E aí, pessoal do outro lado do "mundo". Fiz mais um escudinho do blog, dessa vez da Nova Caledônia http://escudetos.blogspot.com/2011/08/nova-caledonia.html

    ResponderExcluir
  2. As seleções da Oceania empataram todos os jogos no Mundial sub-20. Vejo futuro para o futebol do continente...

    ResponderExcluir
  3. Gostaríamos de agradecer por mais um belo trabalho Luciano!

    Já a respeito das Seleções da Oceania, a Nova Zelândia parece que terá um desfecho melhor que a Austrália no Sub-20. É uma mostra de que uma seleção pode sim evoluir atuando nas competições da OFC!

    ResponderExcluir