quarta-feira, 5 de junho de 2013

Austráia cede empate no fim e vê classificação para a Copa do Mundo ameaçada

  Por João Victor Gonçalves

  Na última terça-feira, a Austrália foi até o Estádio de Saitama enfrentar a Seleção Japonesa em partida válida pela 7ª Rodada da Fase Final das Eliminatórias Asiáticas. Após uma atuação regular, os "Socceroos" estiveram muito próximos de garantir os três pontos em território nipônico, mas tiveram de se contentar com a soma de mais uma unidade na tábua de classificação.


62.172 torcedores foram apoiar o Japão no Estádio de Saitama em busca da classificação para a Copa do Mundo de 2014. Foto: Reuters

  Necessitando de apenas um empate para se tornar a segunda seleção garantida na Copa do Mundo de 2014, o Japão contou com o apoio de mais de 62 mil torcedores que transformaram o Estádio de Saitama num verdadeiro "Mar Azul". Levando para dentro de campo a empolgação da torcida, os "Samurais" partiram pra cima dos australianos nos primeiros minutos, criando boas chances com Endo e Kagawa, que assustaram o bom arqueiro Schwarzer.


Disputa de bola aérea entre Konno (azul, Japão) e Cahill (amarelo, Austrália). Foto: Getty Images

  Apostando numa postura mais defensiva para trazer um resultado positivo do Japão, a Seleção Australiana só chegou com perigo ao ataque a partir dos 30 minutos. Aos 34, Kruse foi acionado em ótimas condições por Holman, exigindo boa defesa do arqueiro Kawashima; no rebote, Cahill desperdiçou uma boa oportunidade para o quadro oceânico.


Novamente Cahill (amarelo, Austrália) e Konno (azul, Japão) brigam pela posse da bola. Foto: Reuters

  No retorno para a segunda etapa, o ritmo da seleção anfitriã diminui, passando a administrar a partida em busca do empate, resultado que também satisfazia os comandados do alemão Holger Osieck. Porém, num lance de sorte, a Austrália chegou à abertura do placar: após jogada pela ponta esquerda, Tommy Oar tentou o cruzamento, mas acabou encobrindo o goleiro Kawashima, balançando as redes nipônicas.


Oar (amarelo, Austrália) prepara-se para chutar sob o olhar atento de Uchida (azul, Japão). Foto: Reuters

  Abalado com o gol sofrido, o Japão lançou-se ao ataque em busca do empate que lhe garantiria a vaga no Mundial de 2014. Para alívio da torcida oriental, a oportunidade do tento apareceu aos 45 minutos, quando o árbitro barenita Nawaf Shukralla marcou pênalti após toque de mão de McKay. Na cobrança, Honda bateu forte, no meio do gol, determinando o placar final de 1-1 e a classificação japonesa à Copa.


Honda (foto) cobra o pênalti que garantiu o Japão na Copa do Mundo de 2014. Foto: Reuters

  Com o empate, a Austrália alcança seu sétimo ponto no Grupo B da Fase Final das Eliminatórias da OFC, ocupando a 3ª colocação. Se terminar o pentagonal nesta colocação, o time de Osieck terá de disputar uma Repescagem contra o 3º colocado do Grupo A, que, momentaneamente, é o Irã. Porém, os "Socceroos" ainda dependem de seus próprios esforços para chegarem ao Mundial de maneira direta: basta vencerem os dois jogos restantes, contra Jordânia e Iraque, que serão disputados em Melbourne e Sydney, respectivamente, nos dias 11 e 18 de Junho.


Assista aos gols do empate entre Japão e Austrália

  Para o duelo contra os "Samurais Azuis", a Austrália foi a campo assim definida por Holger OsieckSchwarzer, Wilkshire, Neill, Ognenovski, McKay; Kruse (Thompson), Milligan, Bresciano, Oar; Holman (Vidosic) e Cahill. Já o Japão, comandado pelo italiano Alberto Zaccheroni, conquistou a vaga na Copa de 2014 com: Kawashima, Uchida (Havenaar), Yoshida, Konno, Nagatomo, Endo, Hasebe, Kagawa, Honda, Okazaki (Kiyotake), e Maeda (Kurihara).

  Confira a classificação do Grupo B das Eliminatórias Asiáticas:


Equipe
J
V
E
D
GM
GS
P
1
Japão
7
4
2
1
15
5
14
2
Omã
7
2
3
2
7
9
9
3
Austrália
6
1
4
1
7
7
7
4
Jordânia
6
2
1
3
6
12
7
5
Iraque
6
1
2
3
4
6
5

Nenhum comentário:

Postar um comentário