quarta-feira, 19 de junho de 2013

"Socceroos" vencem Iraque e carimbam passaporte rumo à Copa do Mundo de 2014!

  Por João Victor Gonçalves

  A Oceania já tem um representante na Copa do Mundo de 2014: trata-se da Austrália, que conseguiu a vaga direta para o certame ao vencer o Iraque na última terça-feira (18) por 1-0, em partida disputada em Sydney, válida pelo Grupo B da Fase Final das Eliminatórias Asiáticas.


Jogadores australianos celebram o gol salvador de Kennedy (9, Austrália). Foto: Getty Images

  Contando com o apoio de 80.523 torcedores nas arquibancadas do ANZ Stadium e de mais de 2 milhões de pessoas que acompanharam a partida pela TV, os "Socceroos" tiveram dificuldade para superar a retranca iraquiana na primeira etapa. Embora já estivesse eliminado da briga pela vaga na Copa do Mundo, o quadro mesopotâmico comandado por Vladimir Petrovic soube neutralizar as jogadas ofensivas do time da casa na primeira etapa, fazendo com que o duelo fosse para o intervalo com o placar em branco.


Mark Milligan (5, amarelo, Austrália) domina a bola sob o olhar atento de Saif Salman (8, branco, Iraque). Foto: Football Australia

  No segundo tempo, o nervosismo passou a atrapalhar a seleção orientada por Holger Osieck: perdendo boas oportunidades, os australianos ainda tinham de enfrentar o gramado alagado por uma  chuva incessante que caía sobre a cidade de Sydney. Quando parecia que a partida se encaminharia para o empate definitivo e o destino da Austrália estaria dependente do resultado do confronto entre Jordânia e Omã, apareceu o "iluminado" da noite.


A torcida australiana (foto) fez sua parte e lotou as dependências do ANZ Stadium. Foto: Football Australia

  Numa jogada em que o coração prevaleceu sobre a razão, os jogadores australianos tocavam a bola visando alcançar à meta iraquiana pelo setor direito, até que Mark Bresciano cruzou na medida para Joshua Kennedy que, numa cabeçada certeira, mandou a bola fora do alcance do arqueiro Nour Sabri, levando ao delírio a torcida auriverde.


A bola cabeceada por Kennedy (9, Austrália) encontrou as redes do goleiro iraquiano Nour Sabri (grená). Foto: Reuters

  Daí em diante, os "Socceroos" passaram a tocar a bola, evitando as perigosas ofensivas do despretensioso selecionado iraquiano e esperando o apito final do iraniano Alireza Faghani. Quando este soou, a festa tomou conta do ANZ Stadium, com alguns torcedores invadindo o gramado e os jogadores comemorando a conquista sobre um palco armado no centro da cancha.


Jogadores australianos celebram a conquista da vaga na Copa do Mundo com camiseta comemorativa. Foto: The Star

  Diferentemente da primeira edição das Eliminatórias que disputou pela AFC, a Austráia não conseguiu impor uma notável superioridade sobre seus rivais, acumulando tropeços na Fase Decisiva contra Omã e Jordânia, seleções de um gabarito modesto no cenário asiático. Porém, com duas vitórias nos dois últimos jogos, os comandados de Holger Osieck asseguraram a vaga no Mundial de 2014, confirmando seu favoritismo no Grupo B.


Assista aos melhores momentos da vitória australiana sobre o Iraque

  A conquista da vaga para o Mundial pela terceira vez consecutiva (a segunda disputando as Eliminatórias Asiáticas) mostra a evolução do futebol australiano no cenário internacional. A meta da equipe na próxima Copa é superar o retrospecto de 2010, quando foi eliminada na 1ª Fase, e conseguir avançar às oitavas-de-final, repetindo o feito de 2006, quando foi eliminada nesta fase do certame num polêmico jogo contra a Itália.


Torcedores australianos invadem o gramado para celebrar a conquista da vaga na Copa do Mundo de 2014 ao lado de Tim Cahill (terceiro dos que estão acima da torcida, com a camiseta comemorativa branca sobre o uniforme dos Socceroos). Foto: Football Australia

  O passaporte carimbado dos "Socceroos" mostra os frutos do projeto do governo australiano, que investe maciçamente na formação de atletas. No futebol, o estágio atual da Seleção é bem superior ao de todo o Século XX, quando a Austrália participou de apenas uma Copa do Mundo (1974, na Alemanha, sendo eliminada na 1ª Fase). Certamente os amantes do futebol da Oceania já têm uma seleção para apoiar em 2014!

  Confira a classificação final do Grupo B das Eliminatórias Asiáticas:


Equipe
J
V
E
D
GM
GS
P
1
Japão
8
5
2
1
16
5
17
2
Austrália
8
3
4
1
12
7
13
3
Jordânia
8
3
1
4
7
16
10
4
Omã
8
2
3
3
7
10
9
5
Iraque
8
1
2
5
4
8
5

Nenhum comentário:

Postar um comentário