terça-feira, 25 de junho de 2013

"Ferns" conquistam resultados satisfatórios em amistosos contra Austrália e Japão

  Por Rodrigo Augusto

  A Seleção Feminina de Futebol da Nova Zelândia realizou um tour por Austrália e Japão durante as últimas semanas, durante o qual realizou três amistosos, visando adquirir ritmo de jogo para futuros desafios organizados pela FIFA e OFC.


Sarah Gregorius (10, branco) foi o grande destaque da Nova Zelândia na disputa dos amistosos contra Austrália (amarelo) e Japão

  O primeiro jogo realizado foi no último dia 13 em Canberra, Austrália: as “Ferns”, como são conhecidas as garotas neozelandesas, enfrentaram as donas da casa, num dos duelos de maior rivalidade da categoria. Vale lembrar que, no próximo mês, a Nova Zelândia disputará a tradicional Cyprus Cup, torneio internacional de destaque para o Futebol Feminino.


Annalie Longo (16, branco) é um dos bons nomes das "Ferns" para a disputa do Mundial de 2015 e das Olimpíadas de 2016

  O primeiro duelo entre “Ferns” e “Matildas” no mês foi bastante acirrado: as mandantes adotaram uma postura mais conservadora, mas conseguiram mostrar sua superioridade técnica em relação às “Kiwis”. Numa partida equilibrada, a vitória das australianas veio com um gol solitário de Michelle Heyman, logo aos quatro minutos de partida.


O aconchegante McKellar Park (foto) foi o palco dos amistosos entre Austrália e Nova Zelândia

  No último dia 17, as “Ferns” tiveram mais uma oportunidade de defrontar suas arquirrivais, em duelo disputado novamente em Canberra, no McKellar Park. Com as duas equipes escalando seus times considerados titulares, o nível da partida superou o do primeiro encontro, proporcionando um duelo de considerável qualidade para os espectadores.


Claire Polkinghorne (4, amarelo, Austrália) abriu o placar para as "Matildas" no amistoso contra as "Ferns"

  A partida começou com um leve predomínio das australianas, que abriram o placar logo aos 11 minutos: após cobrança de escanteio, a capitã das “Matildas”, Claire Polkinghorne, subiu mais alto do que as oponentes “kiwis” para estufar as redes de Naylor.


Betsy Hassett (foto) em ação com a camisa neozelandesa durante os Jogos Olímpicos de Londres

  Porém, o empate das “Ferns” veio ainda na primeira etapa, com Sarah Gregorius completando com maestria o cruzamento de Hannah Wilkinson. Durante o segundo tempo, a partida não teve o mesmo nível da etapa inicial, com a seleção vencedora do amistoso sendo decidida durante a disputa das penalidades.


Hannah Wilkinson (foto) é a grande esperança da jovem geração do futebol feminino neozelandês

  Na disputa de tiros da marca da cal, quem se deu melhor foi a Austrália: mais eficientes, as “Matildas” bateram as “Ferns” por 4-2. Apesar do revés, as comandadas do treinador Tony Readings mostraram-se satisfeitas após o resultado, tal qual seu comandante, que declarou: “A equipe está realmente no caminho certo, temos muito ainda o que melhorar e lamentamos as derrotas, mas saímos de campo conscientes de que nossas atuações não foram um desastre. Não podemos nos esquecer de que nosso foco é a disputa do Mundial do Canadá, em 2015, e das Olímpiadas do Rio, em 2016”.


As meninas comandadas por Tony Readings (foto) conseguiram bons desempenhos frente Austrália e Japão, potências continentais do futebol feminino

  Após os dois confrontos na Austrália, a Seleção Neozelandesa rumou para a “Terra do Sol Nascente”, mais precisamente em Tosu, onde realizou o último amistoso de seu tour contra as anfitriãs, atuais campeãs mundiais.


A experiente Amber Hearn (9, Nova Zelândia) mostra toda sua classe no clássico contra as "Matildas"

  A partida, realizada no último final de semana no Amenity Stadium, foi repleta de ansiedade e expectativa por parte das oceânicas, que tiveram uma rara oportunidade de enfrentar uma seleção campeã mundial.


"Matildas" (foto) celebram o gol de Michelle Heyman (23), que lhes garantiu a vitória no primeiro amistoso contra as "Ferns"

  As nipônicas realizaram um verdadeiro “bombardeio” sobre as neozelandesas, que mostraram excelente disciplina tática, conseguindo segurar inicialmente as rivais. Se o contra-ataque das comandadas de Readings fosse mais bem sucedido, a sorte da equipe poderia ter sido melhor durante a primeira etapa.


O belíssimo Amenity Stadium (foto) sediou o amistoso entre as "Ferns" e as atuais campeãs mundiais

  Passados os minutos iniciais da “blitz” japonesa, veio a confirmação do bom momento das locais: aos 21 minutos de jogo, Ogimi arriscou um chute despretensioso, que acabou surpreendendo a arqueira Naylor. Até o término da partida, as “Ferns” tentaram equilibrar as ações, sendo bem sucedidas aos 38 minutos da etapa complementar, com Annalie Longo encontrando o caminho das redes, para delírio das neozelandesas.


Ali Riley (foto) quer provar que não é apenas mais um "rostinho simpático" no grupo das "Ferns"


  A análise do tour das “Ferns” permite constatar uma evolução do sistema defensivo arquitetado por Tony Readings, com destaque para as jogadas aéreas. Porém, no ataque, as neozelandesas ainda têm muito a evoluir, principalmente no que diz respeito à confiança nas trocas rápidas de bola e na colocação das companheiras. A correção de pequenos detalhes pode permitir desempenhos históricos do Futebol Feminino Neozelandês em seus próximos desafios, nos quais, certamente, a modalidade terá o apoio do admirador do futebol da Oceania.

  Fonte das imagens: NZ Football e Football Australia

Nenhum comentário:

Postar um comentário