segunda-feira, 17 de junho de 2013

Os "To'a Aito" estream hoje na Copa das Confederações 2013! Confira nossa análise tática dos "Guerreiros de Aço" de Eddy Etaeta

  Por Lucas Vinicius Souza e João Victor Gonçalves

  Debutando na Copa das Confederações 2013 nesta tarde contra a equipe da Nigéria, no Estádio Mineirão, às 16hs (horário de Brasília), a Seleção Taitiana, atual campeã da OFC Nations Cup, já entra para a história como a primeira representante da Oceania em competições oficiais de principal categoria da FIFA fora do eixo Austrália-Nova Zelândia, que dominaram o futebol do continente nas quatro décadas.


Taitianos (foto) realizam treino nas instalações do SESC Vendas Novas, em Belo Horizonte

  Os “To’a Aito” aparecem como grandes “azarões” da competição, haja vista o fato de que o futebol em seu país possui uma característica amadora, o que faz com que seus praticantes busquem conquistar melhores condições da prática da modalidade. Para alcançar esse objetivo e ganhar destaque no cenário internacional, a Seleção Taitiana aposta na imagem de esforço e dedicação que pode ser deixada ao mundo nas partidas contra Nigéria, Uruguai e Espanha.


O fortalecimento do condicionamento físico é uma das principais preocupações da comissão técnica taitiana

  Uma observação tática do time comandado por Eddy Etaeta mostra que a equipe adota um esquema, variando do 4-4-1-1 ilustrado no diagrama para o 5-4-1 com o recuo de Henri Caroine para o sistema defensivo, onde atua como líbero. Em partidas contra rivais do mesmo nível (o que não ocorrerá na Copa das Confederações), a estrutura pode variar para o 4-4-2 ou 4-1-4-1, dependendo da movimentação dos homens de frente ou dos volantes. No Brasil, a principal arma da equipe será a forte marcação e a chegada ao ataque através das jogadas em velocidade, numa tentativa de repetição do sucesso obtido na OFC Nations Cup.


Imagem retrata uma cena que vem se repetindo ao final de cada treino dos "To'a Aito": os taitianos se abraçam e entoam a canção composta pelo goleiro reserva Xavier Samin

  O grande destaque da seleção é seu único atleta profissional, Marama Vahirua, 33 anos, que atua no Panthrakikos da Grécia. Apesar de suas limitações, os “Guerreiros de Aço” prometem retribuir o carinho recebido pela torcida em sua estadia no Brasil e conseguir realizar uma participação digna na Copa das Confederações 2013, com objetivos modestos que vão de derrotas por poucos gols até a marcação de um tento histórico.


Diagrama mostra a variação de posicionamento dos jogadores taitianos do 4-5-1 para o 5-4-1, que deverá ser o esquema utilizado pelos "To'a Aito" na Copa das Confederações

  Confira abaixo a análise individual dos 11 prováveis titulares do técnico Eddy Etaeta:

  Mikaël Roche: destaque do AS Dragon na conquista do Campeonato Taitiano e homem de segurança da defensiva “oriental” nos confrontos da OFC Champions League, nos quais a representação de Papeete por pouco não eliminou o tradicional Auckland City, Roche deve ser o escolhido de Etaeta para debutar no arco do Taiti contra a Nigéria. Com 1,90m, o maior jogador dos “To’a Aito” passou por um período intensivo de treinamentos para recuperar-se de cansaço muscular acumulado durante a última temporada para conseguir estrear em condições contra os africanos.

  Yannick Vero: no auge de sua forma física, aos 23 anos e com o posto de segundo atleta mais alto do Taiti, Vero deve ser o homem de confiança de Etaeta para barrar as investidas dos setores direito de ataques dos rivais. Lateral com característica defensiva, o atleta do AS Dragon adquiriu certa experiência nas jornadas internacionais em que participou com sua equipe e pode ser um dos destaques do sistema de retaguarda polinésio.

  Nicolas Vallar: capitão dos “To’a Aito”, Vallar é o líder do grupo que veio até o Brasil para a disputa da histórica Copa das Confederações. O homem que levantou o troféu mais importante da história do futebol do Taiti teve de enfrentar uma entorse no tornozelo nos últimos dias, mas deve estar entre os 11 titulares na partida contra a Nigéria. Aos 30 anos, o jogador do Dragon deve revezar o papel de líbero à frente da zaga com Henri Caroine, tendo a missão de dar a tranquilidade e qualidade necessárias na conexão entre a defesa e o meio-de-campo polinésios.

  Henri Caroine: escalado inicialmente como volante, Caroine deve ter a missão de atuar como líbero, pouco à frente do sistema defensivo, durante a disputa da Copa das Confederações, sendo peça importante no 5-4-1 de Eddy Etaeta. O jogador de 31 anos tem como ponto positivo o entrosamento com alguns de seus companheiros na retaguarda polinésia, já que também atua no Dragon.

  Tamatoa Wagemann: aos 33 anos, o personal trainer Wagemann é o tradicional “beck” do quadro taitiano. Com a missão de “destruir” as investidas dos rivais, não podemos esperar certa qualidade técnica deste esforçado zagueiro, verdadeiro “cão de guarda” da linha de 3 zagueiros e 2 laterais de Etaeta. Sua experiência pode ser decisiva na efetuação de desarmes certeiros e na transmissão de tranquilidade a seus companheiros.

  Edson Lemaire: aos 23 anos, Lemaire completa o quinteto defensivo do Taiti, sendo também o sexto atleta do Dragon citado na lista até aqui. Apesar de ocupar uma posição defensiva, sua principal característica no campeão taitiano é a de apoiar o ataque, como um lateral ofensivo, o que terá de ser adaptado para a construção do “ferrolho” polinésio na Copa das Confederações. Qualquer déficit na marcação poderá ser compensado pela ação de Wagemann, Caroine ou Vallar; além disso, o setor direito mostra-se como um importante caminho para os “To’a Aito” iniciarem suas jogadas ofensivas.

  Lorenzo Tehau: destaque do quadro taitiano durante a conquista da OFC Nations Cup, o primeiro dos irmãos Tehau a figurar na lista terá a missão de arquitetar as jogadas ofensivas taitianas pelo setor esquerdo do campo, sem descuidar da marcação. Rápido, hábil e astuto, Lorenzo espera ser motivo de preocupação de nigerianos, uruguaios e espanhóis. Experiência é o que não falta para este meia do AS Tefana, que teve a honra de representar sua seleção no Mundial Sub-20 de 2009.

  Jonathan Tehau: o segundo irmão Tehau a aparecer na lista tem missão semelhante à do primeiro, Lorenzo: articular as jogadas ofensivas dos “To’a Aito”. Porém, Jonathan aparece no esquema inicial de Etaeta mais centralizado, tendo a missão de livrar-se da marcação para servir o profissional Vahirua no comando do ataque. Com 4 gols com a camisa da Seleção Taitiana, Jonathan foi um atleta de destaque na campanha vitoriosa na OFC Nations Cup, sendo o principal nome do Tamarii Fa’a na obtenção do vice-campeonato taitiano.

  Alvin Tehau: atacante de ofício, Alvin terá de ocupar uma posição no meio-campo para estar entre os 11 titulares de Etaeta para a estreia contra a Nigéria. Atuando recuado, terá a missão de articular as investidas ofensivas do Taiti pelo setor direito. O “taitiano das madeixas loiras” quer mais do que conquistar a torcida brasileira com seu visual: quer ter a honra de ser o marcador de um histórico gol dos “To’a Aito” na Copa das Confederações.

  Steevy Chong Hue: com a integração de Vahirua ao plantel, Chong Hue deverá, a exemplo de Alvin Tehau, deixar de lado suas características de atacante e atuar recuado no meio-campo. Variando entre jogar à frente da linha tríplice formada pelos irmãos Tehau ou integrar a articulação central das jogadas ao lado de Jonathan Tehau, o artilheiro do AS Dragon terá a missão de servir o experiente Vahirua e incomodar os arqueiros rivais com seus potentes chutes de longa distância.

  Marama Vahirua: o único jogador profissional dos “To’a Aito” tem uma missão muito bem definida: finalizar. Isolado no comando de ataque, o jogador que acumula em seu currículo passagens pelo futebol francês e grego deve ser o ponto de referência dos comandados de Etaeta nas jogadas ofensivas, os quais esperam que Vahirua esteja na posição correta para completar com precisão os velozes contragolpes articulados pela linha de meio-campistas.


Jogadores taitianos ensaiam peculiar jogada de escanteio em treinamento noturno realizado no SESC Vendas Novas

  A expectativa pela estreia dos “To’a Aito” é grande: durante a semana, Etaeta testou a provável equipe titular em coletivos disputados no campo do SESC Vendas Novas, em Belo Horizonte, merecendo destaque a peculiar cobrança de escanteio arquitetada pelos polinésios, na qual seus atletas promovem um verdadeiro “congestionamento” no primeiro pau. Independentemente de suas limitações, os taitianos já são a “sensação” da Copa das Confederações 2013 e, certamente, verão a explosão dos torcedores quando conseguirem marcar um gol ou, num cenário quase utópico, pontuar.


  Fonte das Imagens: Globo Esporte.com e O Futebolista

Nenhum comentário:

Postar um comentário