segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mundial Sub-20: Nova Zelândia é surpreendida na estreia e cai ante Uzbequistão; Austrália empata com a Colômbia

  Por João Victor Gonçalves

  As duas seleções representantes da Oceania no Mundial Sub-20 2013, que está sendo disputado na Turquia, estrearam no certame neste final de semana: atuando em Bursa, os "All Whites" foram surpreendidos pelo bom time do Uzbequistão e viram suas chances de classificação diminuírem sensivelmente; já os "Socceroos" estiveram próximos de estrear com vitória, mas cederam o empate para o selecionado colombiano no final do duelo.


Bola balança as redes neozelandesas sob o olhar dos desolados Max Crocombe (vermelho, Nova Zelândia) e Simon Arms (4, branco, Nova Zelândia). Foto: Yarisaha

  Apontados pela crítica esportiva como "a melhor geração das categorias de base da história do futebol neozelandês", os comandados de Chris Milicich eram vistos com ligeiro favoritismo para o duelo do último domingo, contra o desconhecido Uzbequistão.


Shamshitdinov (2, azul, Uzbequistão) entra de forma mais ríspida em disputa de bola com Tim Payne (8, branco, Nova Zelândia). Foto: Site Oficial do Blackburn Rovers

  Porém, este cenário começou a se alterar logo aos 14 minutos, quando o arqueiro "kiwi" Max Crocombe, que defende o Oxford United, da Inglaterra, repôs a bola nos pés de Igor Sergeev; o goleiro conseguiu defender o primeiro chute do uzbeque, mas, no rebote, Abbosbek Makhstaliev bateu firme e abriu o placar.


Jogadores uzbeques (azul) celebram sobre o gramado do Estádio Atatürk, em Bursa, Turquia. Foto: FIFA

  Em desvantagem, os neozelandeses mantiveram a posse de bola e tentaram criar as melhores chances durante toda a primeira etapa, mas não chegaram à igualdade. Como castigo ao time oceânico, aos sete minutos do segundo tempo, o Uzbequistão aumentou sua vantagem: Igor Sergeev recebeu lançamento em profundidade, antecipou-se à zaga neozelandesa e fuzilou o arqueiro Crocombe, para alegria da torcida tricolor presente em Bursa.


Louis Fenton (11, branco, Nova Zelândia), que teve uma atuação ofuscada em sua estreia no Mundial Sub-20, tenta se livrar da marcação de Rakhmanov (3, azul, Uzbequistão). Foto: FIFA

  Perdida em campo, a Seleção Neozelandesa abriu espaços para os uzbeques e sofreu o terceiro e último gol: após tranquila troca de passes da equipe asiática no campo de ataque, Diyor Turopov arriscou da entrada da área; a bola desviou em Payne e encobriu Crocombe, numa clara demonstração que a tarde não era favorável ao jovem goleiro e à sua seleção.


Confira os melhores momentos da vitória uzbeque sobre os "All Whites"

  Sem forças para reagir, o placar de 3-0 favorável aos uzbeques permaneceu no placar do Estádio Atatürk até o apito final do paraguaio Antonio Arias. Com a derrota, os neozelandeses veem suas chances de classificação tornarem-se remotas, tendo que vencer seu próximo compromisso, diante do Uruguai, na quarta-feira, para seguir com reais possibilidades de avançar de fase. No outro jogo da 1ª Rodada do Grupo F, a Croácia bateu os "charruas" pela contagem mínima.


Disputa de bola entre Helibelton Palacios (13, amarelo, Colômbia) e Danny de Silva (20, azul, Austrália). Foto: The Guardian

  A outra seleção da Oceania na disputa, a Austrália, que conseguiu sua vaga disputando as Eliminatórias Asiáticas da categoria, teve sorte um pouco melhor que a dos neozelandeses em sua estreia no Mundial. Atuando no tradicional Estádio Hüseyin Avni Aker, em Trabzon, os "Socceroos" conseguiram um empate frente à forte Seleção Colombiana.


Joshua Brillante (2, Austrália), destaque do Newcastle Jets na última temporada da A-League, exibe seu excêntrico visual no gramado do Estádio Hüseyin Avni Aker. Foto: FIFA

  Porém, a conquista dos três pontos por parte dos comandados de Paul Okon não seria nenhuma surpresa: os australianos dominaram as ações durante toda a primeira etapa, levando perigo à meta de Bonilla; no segundo tempo, os sul-americanos não conseguiram segurar a "blitz" dos oceânicos, que abriram o marcador após chute certeiro de Danny de Silva.


Jogadores australianos (azul) celebram o tento de Danny de Silva (20, centro). Foto: SBS

  Todavia, os homens de azul recuaram após o gol, visando segurar a vantagem sem ameaçar os colombianos, ao contrário do que fizeram durante todo o encontro. O castigo veio rápido: a 15 minutos do fim da partida, os "cafeteros" trocaram passes com tranquilidade até a finalização eficiente de Jhon Córdoba, no contrapé de Paul Izzo. Com as duas equipes mostrando-se satisfeitas com o ponto conquistado, a igualdade no placar permaneceu até o sérvio Milorad Mazic decretar o término do duelo.


Assista aos melhores momentos do empate entre Austrália e Colômbia

  Com reais chances de classificação, a Seleção Australiana volta a campo amanhã, contra a frágil seleção salvadorenha, que foi batida na estreia pela anfitriã, Turquia, por 3-0. Uma vitória praticamente assegura os "Socceroos" nas Oitavas-de-final, já que, além dos dois primeiros colocados de cada grupo (são seis, com quatro seleções, ao todo), os quatro melhores terceiros colocados seguem adiante para a Fase Eliminatória do Mundial Sub-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário