sexta-feira, 21 de junho de 2013

É Campeão: Tafea desbanca o Amicale e conquista o Campeonato Vanuatuano de 2013!

  Por Gustavo Curvelo

   A Edição 2013 da National Super League, principal certame do futebol de Vanuatu, teve seu término no último sábado (15), com a definição de um "novo velho" campeão: trata-se do Tafea FC, que quebrou três anos de hegemonia do Amicale FC e ficou com a taça do remodelado certame pela primeira vez (a equipe já havia vencido a antiga Premia Divisen por 15 vezes consecutivas, entre 1994 e 2009). Com o título, o time de Port Vila conquistou o direito de participar da edição 2014 da OFC Champions League, cujo início ainda não tem data definida.


Jogadores e comissão técnica do Tafea (foto) comemoram a conquista da National Super League 2013 ao lado do troféu da Liga e do cheque-prêmio de 1,5 milhão de vatus (cerca de 340 reais)

   Com início no mês de Março, o principal campeonato vanuatuano reservou grandes emoções aos fanáticos torcedores locais. Na primeira fase, o sistema adotado foi dividir os participantes em dois grupos, denominados Northern Group (Grupo Norte) e Southern Group (Grupo Sul). No Grupo Norte, estavam presentes as equipes do Blue Rovers, Green Perrut, Santos, Siagara, Uripiv e Western Star. Já no Grupo Sul participaram Amicale, Erakor Golden Star, Hi-Lands, Malnaruru, Nalkutan e Tafea.


Eis os onze titulares (foto) do Tafea, que trouxeram o título máximo do futebol vanuatuano à galeria dos "polvos" depois de 3 anos

   Após jogos em turno único, classificaram-se para a segunda fase pelo Grupo Norte as equipes do Uripiv (com 15 pontos conquistados) e Siagara (com 10 pontos), enquanto que pelo Grupo Sul avançaram Amicale (com 13 pontos) e Tafea (também com 13 pontos, mas com pior saldo de gols).


Os treinadores do Tafea, Graham Demas (esquerda) e Moise Poida (direita), comemoram a conquista da National Super League de Vanuatu

   Na semifinal, os "Red Roosters" do Amicale confirmaram seu favoritismo e bateram o Siagara por 4-2, chegando a mais uma final do principal certame local. No outro jogo, a representação do Tafea mostrou que poderia brigar pelo título. Enfrentando o até então invicto Uripiv, que ostentava 100% de aproveitamento (5 vitórias em 5 jogos), os comandados dos técnicos Graham Demas e Moise Poida conquistaram uma vitória sem maiores dificuldades pelo placar de 3-0, eliminando, assim, a melhor equipe da fase de grupos.


Joseph Namariau (foto, Tafea) fez o gol que tirou os "polvos" de uma fila de três anos sem títulos na principal competição do futebol vanuatuano

   Na grande final, Tafea e Amicale se enfrentaram pela segunda vez na temporada (a primeira partida, ainda pela fase de grupos, terminou empatada por 0-0). Assim como no primeiro encontro entre as equipes, a decisão foi muito equilibrada, mas desta vez o duelo teve um vencedor: o lance capital do jogo ocorreu aos 45 minutos da primeira etapa, quando Joseph Namariau recebeu bola na área e tocou na saída de Chickau Mansale, levando ao delírio a torcida dos "polvos" do Tafea.


Com o gramado castigado pelas chuvas, Amicale (branco) e Tofaga (preto) empataram sem gols no primeiro encontro entre as equipes na National Soccer League

   No segundo tempo, o Tafea passou a jogar de forma mais defensiva, explorando os contra-golpes, mas não obteve êxito no campo de ataque. Porém, a efetividade de sua retaguarda garantiu o quebra do jejum de títulos do clube mais vitorioso de Vanuatu, numa partida histórica que teve a presença de cerca de 8 mil adeptos no PVL Stadium, em Port Vila.


Moise Poida (direita, Tafea) recebe o prêmio de melhor treinador da National Super League 2013

   Quanto ao campeonato, alguns números merecem ser ressaltados: a maior goleada foi aplicada pelo Siagara, em partida diante do Green Perrut, que terminou com um impiedoso placar final de 15-0. Além disso, o Siagara obteve o segundo melhor ataque, com 31 gols marcados, ficando atrás apenas da equipe do Uripiv, que guardou a bola nas redes rivais em 34 oportunidades. Por outro lado, o pior ataque foi o do Green Perrut, com apenas um tento marcado.


O capitão do Tafea, John Laan (direita), recebe o troféu da National Super League 2013


   Além disso, o Green Perrut também teve a pior defesa do torneio, sofrendo 38 tentos em apenas 5 partidas. Já o campeão, Tafea, foi o líder em menor número de gols sofridos: ao longo de 7 embates disputados, o selecionado teve de apanhar a bola na rede apenas uma vez, em gol anotado pelo time do Malnaruru, ainda em duelo válido pela fase de grupos.

  Fonte das Imagens: Vanuatu Football Federation

Nenhum comentário:

Postar um comentário