terça-feira, 4 de junho de 2013

Visando a Copa das Confederações, Taiti encara a Seleção Chilena Sub-20

  Por Gustavo Curvelo

  Concentrada no Chile, a seleção taitiana segue em sua preparação para a Copa das Confederações e, nesta terça-feira, realizará o amistoso mais expressivo em terras andinas. O adversário é a seleção Sub-20 do Chile, que está focada no Mundial da categoria com início previsto para o dia 21 de Junho, na Turquia.


Lorenzo Tehau (foto) marcou o primeiro gol dos taitianos diante de "La U". Foto: FIFA

   Um início positivo: assim podem ser definidas as aparições do Taiti em solo chileno até o momento. O primeiro amistoso, realizado dois dias após o desembarque dos “To’a Aito” na América do Sul, diante da Universidad de Chile Sub-20, resultou em uma vitória sem maiores complicações para os taitianos: 3-1 e amplo domínio da partida. O segundo, realizado no último sábado, diante do Deportivo Magallanes (clube da segunda divisão chilena), foi um pouco mais complicado para os polinésios, que conquistaram a vitória com muita dificuldade e persistência. Prova disso é o fato de que, até a metade da segunda etapa, os chilenos venciam a partida pela contagem mínima. Todavia, a guerreira seleção oceânica insistiu e conquistou a virada, com placar de 2x1, que se manteve até o apito final.


O treinador Eddy Etaeta (foto) não terá o plantel completo à sua disposição para a partida contra o Sub-20 do Chile. Foto: OFC

   Porém, os amistosos acima já são considerados parte do passado para o selecionado de Eddy Etaeta. Confiante, a seleção medirá forças diante da seleção do Chile Sub-20, em embate que será realizado no Estádio Nelson Oyarzún, em Chillán, cancha onde o Ñublense manda seus jogos.


O belo estádio Nelson Oyarzún (foto) será palco do encontro entre a Seleção Chilena Sub-20 e a Seleção Taitiana. Foto: Wikipedia

   Para o confronto, o técnico Eddy Etaeta não poderá contar com o plantel completo. Isto se deve à entorse sofrida pelo zagueiro Nicolas Vallar na partida diante do Magallanes; o capitão taitiano é dúvida para o confronto. Além dele, outro que também poderá ficar de fora da partida é Stéphane Faatiarau, que, com uma lesão no quadril sofrida na partida diante da "La U", poderá ser poupado da atividade.


O capitão taitiano Nicolas Vallar (branco) é uma das dúvidas para o amistoso frente os chilenos. Foto: OFC

   Além disso, Etaeta terá sua última chance para escolher qual goleiro entrará em campo diante da Nigéria (afinal, este é o último amistoso do Taiti antes da estreia na Copa das Confederações). Nas partidas realizadas até o momento, o comandante mostrou-se indeciso quanto a quem deverá ser o titular, alternando o responsável pela meta taitiana.


Stéphane Faatiarau (vermelho), com uma lesão no quadril, pode desfalcar os "To'a Aito" contra os jovens andinos. Foto: FIFA

   O maior exemplo da afirmação acima é que, na partida diante da La ‘’U’’, Etaeta optou por jogar cerca de 30 minutos com cada goleiro. Já diante do Magallanes, fez apenas uma alteração, substituindo Xavier Samin por Mikäel Roche (os quais deverão ser os principais nomes na disputa, visto que Gilbert Meriel viajou com a seleção com o intuito de ganhar experiência).


Mikäel Roche (amarelo) é um dos candidatos a ocupar a meta taitiana durante a Copa das Confederações. Foto: FIFA

   Já o Sub-20 do Chile prepara-se para a disputa do Mundial da categoria (a seleção está no Grupo E, juntamente com Egito, Inglaterra e Iraque). Com 7 amistosos disputados até o momento e com o início do certame previsto para o dia 21 de Junho, a equipe do técnico Mario Salas realizará seu último amistoso antes da viagem para a Espanha, onde enfrentará a seleção local, fechando sua série de partidas preparatórias em território ibérico contra Uzbequistão e Congo. Após os jogos, o destino será a sede da competição, Turquia, onde os chilenos ainda medirão forças diante da Austrália, antes de fazer sua estreia no torneio promovido pela FIFA diante do Egito, no dia 23.


A Seleção Sub-20 do Chile (foto) promete ser um forte oponente para os comandados de Eddy Etaeta. Foto: Fútbol Pasión


   No plantel chileno, o destaque vai para os atacantes Nicolás Castillo, da Universidad Católica (o Taiti está treinando no Centro de Treinamento do clube), e Diego Rubio, do Sporting Lisboa. O primeiro foi autor de 5 tentos durante as Eliminatórias, sendo o artilheiro da seleção e um dos vice-artilheiros gerais durante a disputa envolvendo seleções Sub-20 da América do Sul, enquanto que o segundo, com sua bagagem internacional, deverá acrescer experiência à delegação. Além deles, nomes como o do zagueiro Valber Huerta e do meia Bryan Rabello também estão presentes na “Rojita”, que é creditada como uma equipe que deve chegar longe no Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário