domingo, 23 de junho de 2013

"To'a Aito" despedem-se da Copa das Confederações com derrota e agradecimento à torcida brasileira

  Por Gustavo Curvelo

   Na tarde deste domingo (23), o Uruguai entrou em campo diante do Taiti com um único objetivo: golear seu oponente! Caso vencesse os taitianos por 8 gols de diferença, garantiria a vaga na semifinal da Copa das Confederações sem depender do resultado de Nigéria x Espanha. Mostrando sua superioridade técnica e tradição, os “charruas” conseguiram o feito mesmo atuando com um time reserva, muito em função da ótima atuação de Abel Hernández, que anotou 4 tentos.


Abel Hernández (celeste, Uruguai) se livra da marcação do aguerrido Caroine (branco, Taiti)

   Logo no primeiro minuto, Abel Hernández recebeu lançamento e saiu na frente do goleiro Meriel, que operou uma grande defesa, jogando a bola para escanteio. Porém, na cobrança do esquinado efetuada por Lodeiro, após desvio na primeira trave, o mesmo Abel Hernández apareceu livre, na pequena área, e abriu o placar.


Caroine (6, branco, Taiti) mostra, novamente, disposição ao tentar recuperar a posse de bola para os "To'a Aito"

   Após o gol, o Taiti começou a equilibrar a partida, inclusive chegando a finalizar através de Simon. Porém, aos 23 minutos, Abel Hernández recebeu novamente em profundidade, aplicou um “chapéu” em Jonathan Tehau e tocou na saída do arqueiro Meriel, aumentando a vantagem da “Celeste”.


Abel Hernández (11, celeste, Uruguai) comemora um de seus quatro gols com Vallar (esquerda, branco, Taiti) e Caroine (direita, branco, Taiti) desconsolados ao fundo

   Aos 26 minutos, Gargano lançou Diego Pérez na área. Cara a cara com o goleiro polinésio, o volante tocou de cabeça e acertou a trave. No rebote, alcançou o esférico e, sem empecilhos, completou para o gol, impondo o terceiro tento uruguaio aos comandados de Eddy Etaeta.


Apesar de seus esforços, Vahirua (branco, Taiti) não conseguiu ter uma boa atuação com a camisa dos "To'a Aito" neste domingo

   No último lance da primeira etapa, Abel Hernández usou de seu faro de artilheiro para anotar seu “hat-trick”: mais uma vez após lançamento, e, aproveitando a falha de posicionamento da defesa dos “To’a Aito”, o avançado apareceu livre na frente de Meriel, e tocou na saída deste para marcar o quarto tento platino.


Apesar dos gols sofridos, o arqueiro Gilbert Meriel (amarelo, Taiti) teve uma boa atuação contra os uruguaios

   Já na etapa complementar, mais precisamente aos 3 minutos, o árbitro Pedro Proença marcou pênalti polêmico para o Uruguai e mostrou o cartão amarelo para o capitão taitiano, Nicolas Vallar. Na cobrança, Scotti cobrou no canto esquerdo de Meriel, que praticou bela defesa em dois tempos, levando a torcida pernambucana ao delírio.


O capitão Nicolas Vallar (10, branco, Taiti) evita o gol de Aguirregaray (13, celeste, Uruguai)

   Insatisfeito, o Uruguai seguiu sua busca por mais gols, e obteve resultado rapidamente. Primeiro com Lodeiro, aos 16 minutos, que escorou cruzamento vindo da esquerda praticamente embaixo das traves de Meriel e, depois, com o artilheiro Abel Hernández, que anotou o sexto tento uruguaio quando o relógio marcava 22 minutos, através de mais uma penalidade máxima.


O arqueiro Meriel (amarelo) defende a penalidade cobrada por Scotti (Uruguai), num dos momentos de maior emoção para o torcedor taitiano nesta Copa das Confederações. Foto: Yahoo

   Após o sexto tento, a partida voltou a tornar-se mais competitiva, mas com a “Celeste” tendo mais oportunidades. Em umas destas, Luis Suárez recebeu nas imediações da grande área e ensaiou dois belos dribles, com o intuito de driblar Ludivion. Com sucesso, o avançado optou por esperar a saída de Meriel da meta taitiana para tocar no canto direito deste, protagonizando um belo gol na Arena Pernambuco.


Assista aos melhores lances da vitória uruguaia sobre os "To'a Aito"

   O último gol uruguaio veio aos 44 minutos: depois de saída de bola errada dos “To’a Aito”, Abel Hernández entregou para Luis Suárez, que encarou a marcação de Vallar e tocou no canto esquerdo de Meriel, que nada pôde fazer, determinando o placar final de 8-0 a favor dos charruas.


Jogadores taitianos (foto) agradecem o carinho da torcida brasileira ao término de sua participação na Copa das Confederações. Foto: ESPN


   Agora, o selecionado platino foca suas atenções no embate diante da Seleção Brasileira, que ocorrerá na próxima quarta-feira (26), às 16 horas (Horário de Brasília), no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Já ao Taiti, a participação no torneio significou experiência, carisma e a promessa de desenvolvimento do futebol local. Além disso, conseguiu proporcionar visibilidade a jogadores que poderão, num futuro próximo, deixar seu país em busca de novas oportunidades em locais onde o futebol possui maior destaque e competitividade.

  Fonte das demais imagens: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário