quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mundial Sub-20: Austrália é surpreendida e vê vaga ameaçada; Nova Zelândia perde e praticamente dá adeus à disputa

  Por Gustavo Curvelo

  Definitivamente, a rodada do Mundial Sub-20 não foi como o torcedor que aprecia o futebol da Oceania esperava: a Austrália tinha tudo para encaminhar sua classificação e vencer a até então desacreditada seleção de El Salvador, enquanto a Nova Zelândia jogava sua sobrevida na competição diante do Uruguai. Mas, ao final de suas respectivas partidas, ambos os selecionados perderam e o continente pode não ter representante na segunda fase do certame.


Tomás Granitto (3, azul, El Salvador) desarma Joshua Brillante (2, amarelo, Austrália) com louvor e precisão. Foto: El Tiempo Latino

   A Austrália entrou em campo motivada, contra um adversário que, caso perdesse, poderia se despedir da competição. El Salvador havia sido derrotado por impiedosos 3-0 na estreia diante da anfitriã Turquia; porém, quem achava que os “Socceroos” teriam vida fácil, estava completamente enganado.


Jackson Irvine (6, amarelo, Austrália) mostra disposição ao recuperar a bola do domínio de Jairo Henríquez (7, azul, El Salvador). Foto: El Comercio

   É bem verdade que a seleção australiana comandada por Paul Okon começou bem a partida, marcando logo aos 9 minutos através de Joshua Brillante. O jovem destaque do Newcastle Jets recebeu passe da esquerda efetuado por Irvine e, de fora da área, protagonizou um lindo tento no Yeni Sehir Stadium, arrematando com precisão no canto direito de Morales, que nada pode fazer.


Olivier Ayala (2, azul, El Salvador) tenta superar sua desvantagem física na disputa com Corey Gameiro (10, amarelo, Austrália) com raça e aplicação. Foto: The Guardian

   Porém, daí em diante, o selecionado oceânico relaxou e viu o adversário pressionar até chegar ao empate: aos 17 minutos, Henríquez levantou a bola na área, Mendoza se esticou todo e, mesmo de forma incomum, conseguiu o passe para Diego Coca completar de cabeça, igualando o marcador.


José Ángel Peña (9, azul, El Salvador) demonstra sua habilidade ao vencer a disputa de bola com Scott Galloway (5, amarelo, Austrália). Foto: Conmebol

   O gol animou os latino-americanos, que chegaram à virada através de Peña. O feito aconteceu ainda na primeira etapa, aos 40 minutos, quando Ochoa fez bela jogada pelo flanco esquerdo de seu ataque e cruzou para o referido avançado. Este, com muito esforço, conseguiu tocar na bola e tirar o arqueiro Izzo da jogada, virando o placar em Rezi.


Tomás Granitto (3, azul, El Salvador) sobe mais alto que Danny de Silva (20, amarelo, Austrália) para afastar a bola. Foto: Terra

   Na segunda etapa, os “Socceroos” ainda tentaram chegar à igualdade, mas se expuseram em demasia e quase levaram o terceiro tento. Por outro lado, conseguiram criar algumas oportunidades, mas não tiveram competência suficiente para marcar.


Assista aos melhores momentos do triunfo salvadorenho sobre os "Socceroos"

   Com o resultado, El Salvador chegou aos seus 3 primeiros pontos e agora precisa vencer  a Colômbia para se classificar. Já a Austrália permanece com um ponto, e necessitará triunfar diante da Turquia por 2 ou mais gols de diferença para avançar à segunda fase sem depender de outros resultados. Ambas as partidas acontecem na próxima sexta-feira (28), às 15 horas (horário de Brasília).


Diego Rolán (9, celeste, Uruguai) mostra toda sua habilidade ao se livrar de três marcadores neozelandeses. Foto: Ovación Digital

   Já os “All Whites” voltaram a desapontar seu torcedor: jogando novamente em Bursa, a equipe comandada por Chris Milicich enfrentou o Uruguai no “duelo dos desesperados” do Grupo F, foi derrotada e acabou eliminada da disputa.


A bola passa por Justin Gulley (15, branco, Nova Zelândia); Diego Rolán (9, celeste, Uruguai) não. Foto: Kint

   Logo aos 4 minutos, a “Celeste” abriu o placar através de Giorgian De Arrascatea, em cobrança de falta no ângulo do arqueiro Basalaj, que quis adivinhar o canto e não conseguiu retornar à tempo de impedir o êxito uruguaio.


Nicolás López (11, celeste, Uruguai) balança as redes do arqueiro Basalaj (1, vermelho, Nova Zelândia). Foto: Goal.com

   Criando pouco, a “melhor geração da base neozelandesa” pouco incomodou, proporcionando um embate morno, com predomínio uruguaio. Com isso, a “Celeste” foi calculista e voltou a marcar aos 30 minutos da etapa complementar, com López. Este aproveitou levantamento efetuado por Avenatti e tocou de cabeça. A bola tocou mansamente a trave e voltou nos pés do atacante, que, com o goleiro batido, teve apenas o trabalho de tocar para o gol vazio, sacramentando o triunfo “oriental”.


Assista aos melhores lances da vitória uruguaia sobre os "All Whites"


   A única esperança de a Nova Zelândia seguir sonhando com a classificação seria uma vitória uzbeque diante da Croácia, mas a partida terminou empatada em 1-1. Portanto, os “All Whites” jogarão apenas para cumprir tabela diante dos croatas no próximo sábado, às 13 horas (horário de Brasília). Croácia, Uzbequistão e Uruguai brigam por duas vagas diretas, sendo que o terceiro colocado pode obter um posto nas Oitavas-de-final como um dos quatro melhores da posição no certame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário