sábado, 26 de novembro de 2011

Após 2 rodadas, O-League já apresenta neozelandeses como favoritos. Confira balanço da competição!

  Por João Victor Gonçalves


  Duas rodadas da OFC Champions League, competição mais conhecida como O-League, já foram disputadas. E nos 8 jogos do torneio foi possível verificar o grande favoritismo dos neozelandeses em relação às outras equipes. Mais do que pelos placares elásticos, o domínio dos "kiwis" fica evidente no futebol apresentado dentro das quatro linhas. Correndo por fora, Ba e Amicale tentam se recuperar na competição e estragar a festa de Waitakere e Auckland City, nos Grupos A e B, respectivamente.


O Waitakere abriu a O-League com sonoros 10-0 sobre o Tefana


  Os dois títulos da O-League já credenciam o Waitakere United como favorito e respeitado em quaisquer competições internacionais. Mas o futebol apresentado pelos alvirrubros surpreende a todos até aqui. Comandado pelo habilidoso Roy Krishna, o atual campeão neozelandês confirmou que a goleada de 10-0 sobre o AS Tefana não foi apenas uma feliz coincidência após a expulsão do rival e, com um futebol convincente, não deu chances à respeitável equipe do Ba, base da seleção fijiana, goleando os "homens de preto" por 4-0. Além da liderança e dos 100% de aproveitamento, a equipe "kiwi" ostenta o melhor ataque e a melhor defesa da competição, com 14 gols-pró e nenhum sofrido.


O Mont-Dore debutou na competição com o pé esquerdo, sendo batido pelo Ba


  Completando a chave, a missão quase impossível de parar o Waitakere é de Ba, Tefana e Mont-Dore. Todavia, o futebol apresentado pelas equipes até aqui e os resultados nos confrontos entre si vão facilitando muito a jornada neozelandesa. Após perder para o Ba na estreia, o Mont-Dore não conseguiu superar o Tefana atuando em seus domínios, ficando num 1-1 com os taitianos. Os meninos da Polinésia, por sua vez, tentarão obter importantes vitórias jogando no Estádio Louis Ganivet nas próximas três rodadas, contra Ba, Waitakere United e Mont-Dore, respectivamente.


Um excelente público acompanhou a vitória do Waitakere sobre o Ba no Fred Taylor Park


  Dentre as três equipes de menor tradição, o Ba aparece como o principal favorito a surpreender. Mas uma vitória pouco convincente sobre o Mont-Dore na 1ª rodada e a goleada sofrida para o Waitakere no segundo jogo reservam aos "homens de preto" a missão de obter um grande saldo de gols nos próximos duelos, além das vitórias, para tentar roubar a liderança da chave. Os próximos jogos, longe de casa, contra Tefana e Mont-Dore serão de vital importância para a equipe fijiana.


O Mont-Dore, de Olivier Dokunengo, ainda não conseguiu vencer na O-League


  Já pelo Grupo B, o domínio do Auckland City em relação aos rivais não é tão exacerbado quanto o do rival Waitakere no Grupo A. Apesar de ter obtido duas vitórias em dois jogos, o atual campeão continental bateu a equipe salomônica do Koloale, na estreia, por 4-1, fora de casa, resultado que não foi tão exaltado tendo em vista a fragilidade do rival (considerado o menos forte do grupo) e o destaque dado pelo imprensa da Oceania à goleada história do Waitakere na 1ª rodada. A vitória sobre o Hekari United na segunda rodada por apenas 2-0 mostra que a obtenção de pontos longe da Nova Zelândia contra a equipe papuásia e o Amicale, atual vice-campeão da O-League, será o fator decisivo para a conquista da vaga na grande decisão.


A pressão da torcida em Honiara não foi suficiente para frear o ataque do Auckland


  Na busca pela segunda vaga, o Amicale parece não ter a mesma força mostrada na competição anterior, quando alcançou o play-off decisivo. Apesar de contar em suas linhas com a base da seleção de Vanuatu, o atual campeão nacional decepcionou sua torcida na estreia, quando apenas empatou com o Hekari United em 1-1. Já na 2ª Rodada, uma tentativa de recuperação foi lançada, com a vitória sobre o Koloale por 2-0. A sorte da equipe será decidida nos próximos jogos da equipe, nos quais a equipe terá de se deslocar à Auckland, Port Moresby e Honiara, para enfrentar Auckland City, Hekari United e Koloale, respectivamente.


Amicale e Hekari empataram frente um bom público em Port-Villa


  Correndo por fora aparecem Hekari United e Koloale FC. Os campeões da O-League 2010 adquiriram grande respeito dos adversários com o feito, fato visto no esforço empreendido pelos mesmos para tentar barrar os papuásios em suas partidas internacionais. O empate fora de casa na primeira rodada contra o Amicale, fora de casa, por 1-1 pode ser avaliado como um bom resultado, mas a vitória em confrontos diretos como os da 2ª rodada (na qual a equipe perdeu para o Auckland por 2-0) será necessária para manter o sonho do bi-campeonato aceso. Fechando a chave, o Koloale não consegue honrar a tradição do futebol salomônico em competições internacionais e faz uma campanha aquém das expectativas, com um futebol que não permitirá aos jogadores e torcedores sonhar com mais do que a 3ª colocação do Grupo B.


Em duelo dos dois últimos campeões da O-League, o Auckland bateu o Hekari


  A bola volta a rolar nos gramados da Oceania pela O-League no próximo dia 2, quando o Tefana recebe o Ba no Estádio Louis Ganivet, buscando sua primeira vitória no torneio. No dia seguinte, Mont-Dore x Waitakere, em Nouméa, e Hekari x Koloale, em Port Moresby, completam a rodada. O duelo entre Auckland City e Amicale foi adiado para o dia 18 de Janeiro, em virtude da participação dos "marinheiros" no Mundial de Clubes da FIFA, na condição de atuais campeões da Oceania.
  
Com dois gols, Joachim Waroi foi o destaque do Amicale no duelo contra o Koloale

  Confira a classificação dos Grupos da O-League:
  
Grupo A                  J       V      E     D       GP   GC      SG       P

Waitakere United
2
2
0
0
14
0
14
6
Ba
2
1
0
1
2
5
-3
3
AS Mont-Dore
2
0
1
1
2
3
-1
1
AS Tefana
2
0
1
1
1
11
-10
1
Grupo B

Auckland City FC
2
2
0
0
6
1
5
6
Amicale FC
2
1
1
0
3
1
2
4
Hekari United FC
2
0
1
1
1
3
-2
1
Koloale FC
2
0
0
2
1
6
-5
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário