sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Samoa Americana surpreende novamente e empata com Cook!

  Por Rodrigo Augusto


  Pela 2ª rodada da fase inicial das Eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2014, a seleção de Samoa Americana enfrentou Ilhas Cook e conseguiu mais um bom resultado, empatando o duelo em um tento. Tal resultado leva a decisão da vaga na 2ª Fase das Eliminatórias para o duelo contra a seleção samoana.


Os homens que representam as Ilhas Cook posam para foto antes da partida


  O duelo era marcado por diferentes astrais após as estreias: pelo lado de Ilhas Cook, somente a vitória interessava, já que uma segunda derrota ou um empate decretariam o retorno para Rarotonga sem a tão sonhada classificação; já a Samoa Americana jogava alegre e motivada após ter conseguido uma vitória surpreendente na estreia, o que já era histórico.

O melhor time da história da Samoa Americana posa pra foto antes de fazer história novamente

  O encontro foi marcado pela boa movimentação de jogadas por ambos os lados, já que as nações buscavam trabalhar mais a bola e se expunham pouco ao ataque, evitando o erro de oferecer um contra-golpe ao rival, o que poderia ser fatal. A seleção de Pago-Pago jogava mais solta, buscando os lados do campo, mostrando o sucesso do excelente esquema montado pelo técnico Thomas Rongen, que já fez história pelo futebol do país em tão pouco tempo no comando da seleção samoana.

Heleta (Samoa Americana, branco) tenta passar pela marcação de Mustonen (Cook)

  O ápice da tática do comandante holandês da Samoa Americana se deu aos 24 minutos da etapa inicial, quando Shalom Luani abriu o marcador para os homens de branco, após uma jogada sem tantas pretensões que teve êxito, surpreendendo o goleiro Jamieson. Até o final da primeira etapa, a partida ficou sem tantas emoções, com a Samoa Americana buscando manter a posse de bola e segurar mais uma vitória histórica.

Comemoração de Luani após marcar o gol da Samoa Americana

  Todavia, as Ilhas Cook vieram com novas ambições para a segunda etapa: a equipe partiu para cima, dando bem mais trabalho para o arqueiro rival Nick Salapu que vem mostrando qualidade, tentando apagar a imagem dos 31 gols tomados em apenas uma partida contra a Austrália, em 2001.

Toda a comemoração dos jogadores da Samoa Americana

  Mas Salapu não conseguiu segurar o remate contra a própria meta de Tala Luvu, em um raro momento de desatenção da defensiva samoana, que custou a vitória e permitiu à seleção de Cook o tão almejado empate.

O vanuatuano Bruce George comandou o duelo em Apia

  Após o gol, o cansaço falou mais alto e o resultado não se alterou  até o fim da partida. Com o empate, a Samoa Americana segue na sua briga pela histórica vaga, necessitando de uma vitória no clássico contra a Samoa, na última rodada. Já a seleção das Ilhas Cook, juntamente com Tonga, está eliminada e apenas cumprirá tabela na próxima rodada. Resta às duas seleções levantarem a cabeça e pensarem nas Eliminatórias para a Copa da Rússia, em 2018, além de outras competições regionais.

Confira os gols do empate entre Samoa Americana e Ilhas Cook

  A seleção da Samoa Americana entrou em campo com: 1. Nicky SALAPU (GK), 2. Jr AMISONE (c), 3. Uasi HELETA, 4. Daru TAUMUA, 5. Tala LUVU, 9. Ramin OTT, 14. Charlie UHRLE, 16. Johnny SAELUA, 18. Justin MANA’O, 19. Rawlston MASANIA’I, 20. Shalom LUANI. No banco, ao lado do competente Thomas Rongen, estavam: 6. Roy LUANI, 7. D’Angelo HERRERA, 8. Casper KURESA, 10. Kid BARTLEY, 11. Diamond OTT, 12. Terrence SINAPATI, 13. Rambo TAPUI, 15. Gene NEEMIA, 17. Natia NATIA, 21. Suani UELESE, 22. Fitiuta MAIAVA, 23. Chin Fu TAASE (GK). Já as Ilhas Cook jogaram com: 1. Tony JAMIESON (GK), 2. Mii JOSEPH (c), 3. Nikki TE MIHA, 4. Tahiri ELIKANA, 5. Nathan TISAM, 7. Grover HARMON, 9. Campbell BEST, 10. Gichin FUHINIU, 17. Branden TUREPU, 18. Paul VAN EIJK, 22. Paavo MUSTONEN. Ao lado de Paul Turepu, que substituiu Shane Rufer no banco de reservas, estavam: 8. Roger MANUEL, 11. Joseph NGAUORA, 13. Emiel BURROWS, 14. Tuka TISAM, 16. Taylor SAGHABI, 19. Terii FRAMHEIN, 20. Iona LUPENA (GK), 21. Junior PUROKU.

  Confira a classificação da 1ª Fase das Eliminatórias:
  
País
J
V
E
D
GP
GC
SG
PG
Samoa Americana
2
1
1
0
3
2
1
4
Samoa
2
1
1
0
4
3
1
4
Tonga
2
0
1
1
2
3
-1
1
Ilhas Cook
2
0
1
1
3
4
-1
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário