sábado, 19 de novembro de 2011

Heart, Roar e Mariners vencem pela 7ª jornada da A-League

  Por João Victor Gonçalves


  A 7ª rodada da A-League está sendo disputada neste final de semana, com cinco jogos que prometem decidir os rumos das equipes até o final da temporada. Os candidatos aos play-offs e ao rebaixamento já começam a aparecer, bem como o entrosamento de algumas equipes, que vão melhorando a cada jornada. Um desses casos é o novato Melbourne Heart que, após um início ruim de temporada, conseguiu uma importante vitória na última sexta.


Traore (Gold Coast) disputa bola com Matt Thompson (Heart, à direita). Foto: The Australian


  Os "hearts" foram até o Skilled Park enfrentar o Gold Coast United buscando uma vitória para se afastar da zona do descenso. Já os donos da casa viam no confronto direto uma importante oportunidade para escapar das últimas posições da tabela. Mas pelo futebol apresentado na primeira etapa, a equipe costeira já dava evidências de que não obteria sucesso nesta jornada da A-League.


Acompanhe os gols da primeira vitória do Heart fora de casa na A-League


  Logo aos quatro minutos, Matt Thompson colocou a equipe alvirrubra na frente do marcador. No retorno do intervalo, o técnico Miron Bleiberg até tentou arrumar a equipe local, e sua injeção de ânimo deu resultado aos 17 minutos: após pênalti sofrido por Maceo Rigters, Peter Jungschlager cobrou com categoria e igualou o score. Mas seis minutos depois, Jonatan Germano finalizou com categoria, garantindo a vitória dos visitantes e afundando ainda mais a equipe do United, que terá de melhorar suas atuações se quiser a vaga nos Play-Offs.


Bruce Djite (vermelho) tenta levar o Adelaide ao ataque, mas sofre marcação de Lochhead (amarelo, à direita). Foto: NZ Herald


  Já no duelo de duas equipes que lutam por uma melhor campanha no certame, Wellington Phoenix e Adelaide United não passaram de um empate por 1-1. Mesmo contando com o apoio de cerca de 20 mil pessoas no mítico Eden Park, os aurinegros do Phoenix não conseguiram apresentar um futebol do mesmo nível que a festa das arquibancadas.


Vidosic domina bola para o Adelaide com bom público ao fundo. Foto: NZ Herald


  Após inúmeros erros de finalização, o time de Wellington viu uma boa triangulação ofensiva dos "reds" terminar com o gol de Bruce Djite, o que garantiu a vantagem aos australianos no intervalo. No retorno ao segundo tempo, a entrada de Iffil favoreceu o futebol dos donos da casa, que passaram a ser mais incisivos em suas jogadas de ataque. E o gol de empate veio, mas com o auxílio de Boogaard, que empurrou contra suas próprias redes, garantindo o resultado final em mais uma página histórica da A-League, competição que pode se gabar de colocar um público extraordinário em um templo mundial do rugby.


Veja os gols do empate entre Phoenix e Adelaide no histórico Eden Park


  No terceiro duelo da rodada, o Brisbane Roar deu mais uma vez provas à Austrália de porque é o atual campeão da maior competição do futebol nacional. Os "leões" foram até Newcastle e não tomaram conhecimento da equipe local, batendo os "Jets" por 2-1, de virada. Com o resultado, a equipe laranja alcança a incrível marca de 35 jogos sem derrota incluindo esta e a última temporada.


James Meyer é abraçado pelos companheiros após anotar gol da vitória do Roar. Foto: The Australian


  Mas a jornada dos campeões foi dificultada graças à boa atuação de Labinot Haliti que, com um passe certeiro, deixou Ryan Griffiths cara a cara com Michael Teoklitos e o matador dos aviadores não perdoou, abrindo o placar para os donos da casa. No segundo tempo, o Roar partiu com tudo para o ataque, abrindo espaço para os contra-golpes do locais e deixando nas mãos de Theoklitos o destino do confronto. Com boas defesas, o arqueiro australiano de ascendência grega garantiu que sua equipe não tomasse mais gols e pudesse atacar em busca da vitória. Com a segurança na defesa, o brasileiro Henrique e o novato Meyer garantindo a vitória dos "leões", para a tristeza dos 13.174 pagantes que foram apoiar o Newcastle Jets. Além do recorde de invencibilidade, a vitória possibilitou ao Roar aumentar ainda mais sua vantagem na ponta da tabela, a qual ocupa com 17 pontos conquistados, seis a mais que o vice-líder, Central Coast Mariners.


Berisha (direita, Roar) deixa marcador no chão. Foto: Courier Mail


  Fechando a rodada, Sydney FC e Central Coast Mariners fizeram o duelo mais emocionante até aqui, no qual a equipe da Costa Central saiu vitoriosa por 3-2, faturando mais um Derby de Nova Gales do Sul.


Zwaanswijk comemora primeiro gol do Mariners com seus companheiros. Foto: The Australian


  O holandês Zwaanswijk colocou os visitantes na frente no Sydney Football Stadium, após um belo remate. Com isso, os amarelos foram para o intervalo com a vantagem mínima a seu favor. No retorno após o descanso, os donos da casa mostraram maior disposição, tentando buscar o empate. Mas foi McGlinchey quem marcou para o Mariners, dobrando a vantagem de sua equipe.


Confira, de um ângulo pouco convencional, o segundo gol do Sydney FC, anotado por Brett Emerton


  Após o gol, um relaxamento natural se abateu sobre os "marinheiros", que cederam um gol aos locais: ele veio após conclusão certeira de Carle. Porém, cinco minutos depois, Hearfield anotou o terceiro do Central Coast após bela jogada de Matt Simon, decretando a vitória dos visitantes. Nem mesmo o belíssimo gol de Emerton serviu para o Sydney arrancar um ponto do duelo, apenas garantindo um último suspiro para os mais de 13 mil pagantes que foram alentar a equipe de Sydney no "Clássico do Sul". Fechando a rodada, Melbourne Victory e Perth Glory se enfrentam em Melbourne, num duelo que pode valer a entrada dos mandantes na Zona dos Play-Offs ou a reabilitação dos visitantes.


  Confira a classificação da A-League:



Pos.
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Brisbane Roar
17
2
Central Coast
11
3
Sydney FC
11
4
Melbourne Heart
9
5
Perth Glory
9
6
Newcastle Jets
9
7
Adelaide United
8
8
Melbourne Victory
7
9
Wellington Phoenix
6
10
Gold Coast
5

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário